Isca Digital: como criar e distribuir a sua

Ebook grátis 77 headlines para email marketing

Você já ouviu falar em isca digital? Basicamente, a terminologia representa qualquer formato de conteúdo que atraia um lead e o entregue uma recompensa ou proposta de valor.

Sabe quando você decide baixar um e-book e precisa inserir o seu nome e e-mail para conseguir fazer o download? Você foi fisgado por uma isca digital! 

Essa estratégia funciona como uma base de troca, em que o site oferece algo que é tão útil, que faz com que o usuário não se importe em fornecer dados simples, como nome, e-mail e telefone.

Neste texto você vai entender melhor o que é, quais são os principais tipos e como distribuir uma isca digital com eficiência. Vamos nessa?

 

O que é uma Isca Digital?

Da mesma forma que, em alguns casos, a prática de usar uma rede para pegar vários peixes de uma vez mudou para a utilização de iscas específicas para cada espécie, o marketing digital veio para mostrar a importância de atrair cada consumidor diferente pelas suas dores e necessidades próprias.

Como citado, a isca digital representa mais uma troca: você, empreendedor digital, oferece algum produto digital interessante (como e-book, planilha, desconto, etc.) para a sua audiência e ela aceita, mas, para isso, concede alguma informação de contato, como o e-mail. 

Vamos a um exemplo. No tipo de página da imagem abaixo, conhecida como landing page, o usuário preenche informações específicas, como nome e e-mail, para conseguir baixar um conteúdo, que neste caso é um e-book.

 

Exemplo de isca digital

 

Você provavelmente já deve ter feito esse processo em algum site para conseguir baixar um conteúdo, certo?

Trata-se de um ganha-ganha que funciona. Enquanto a HeroSpark oferece um conteúdo rico, útil e interessante para o usuário, ele passam a fazer parte de nossa base de leads. Quando se trata de um conteúdo realmente atrativo, o usuário não se importa em passar suas informações, porque vale a pena.

Veja também esse conteúdo em vídeo para entender mais sobre o assunto: 

 

 

Como criar uma isca digital que traga resultados reais

Existem várias formas erradas de criar uma isca digital e, inclusive, há quem dispense a criação delas, partindo direto para a venda dos produtos digitais. Isso é ruim por dois motivos:

 

  1. as pessoas podem ainda não confiar tanto em você, isto é, falta o gatilho da reciprocidade;
  2. você pode não saber exatamente o que sua audiência quer ouvir, resultando em perda de tempo e de dinheiro — por causa de um produto digital pouco relevante.

No entanto, você pode encontrar um rumo aqui. Nos tópicos seguintes, você entenderá a lógica por trás da criação de uma isca que realmente traga resultados, não prejuízos.

 

Crie um funil de vendas

Antes de qualquer iniciativa que envolva uma isca digital, você precisa ter um funil de vendas. Ele vai mostrar a fase em que cada cliente se encontra em relação ao conhecimento sobre o seu negócio. Com isso, você pode fazer várias iscas para cada etapa do funil, o que potencializa seus resultados. 

Basicamente, o funil de vendas é o caminho que um cliente percorre do momento que ele conhece a empresa até a finalização da compra.

Ele é formado por um conjunto de etapas e você deve produzir conteúdos para cada uma delas – clique no nome de cada uma para ver como fazer!

 

  • Topo de funil: é o momento em que seu visitante irá se tornar um lead. É a etapa da consciência, pois até então ele ainda nem sabia que tinha um problema e, ao encontrar o seu produto, decide buscar formas de solucioná-lo. 
  • Meio de funil: nesta etapa, o seu visitante já identificou que tem um problema e, por isso, deixou de ser um visitante. Aqui, ele já interagiu com algum conteúdo produzido por você, então tornou-se um lead.
  • Fundo de funil: é o momento de decisão de compra, quando você realmente vende o seu produto.

Em regra geral, a captura de leads com isca digital faz parte do meio do funil, com assuntos não tão superficiais quanto os materiais de topo, mas nem tão aprofundados quanto os do fundo. 

 

Seu funil de vendas está aqui

A HeroSpark tem modelos de funis de venda prontos para captar leads com iscas digitais. É grátis e fácil de usar.

Quero lançar minha isca digital

 

Defina que tipo de isca digital você vai publicar

 

O leque de opções de iscas digitais é extenso, e você pode escolher um ou vários deles, conforme o seu segmento e a sua estratégia. Trouxemos uma lista com 5 principais exemplos de iscas digitais para você escolher:

 

E-books

Os e-books são os mais utilizados pelas marcas, inclusive aqui na HeroSpark. Eles entregam muito valor aos usuários e costumam atrair a atenção de possíveis leads.

Isso porque os e-books costumam ser mais completos, didáticos e visuais, com um design mais trabalhado, que torna o conteúdo mais fácil e atrativo de consumir.

 

Webinars

Esse é um formato de isca mais pessoal e próximo com o lead. Um webinar trata-se de uma live em que você ou alguém da sua equipe explica sobre um determinado assunto.

Esse tipo de conteúdo costuma ser mais prático, atrativo e de baixo custo, visto que você só precisa ter um celular e uma conexão de internet para produzir.

Assim, você pode divulgar o webinar por meio de uma landing page, convidando as pessoas a inserir o e-mail para se inscrever ou assistir ao webinar. Funciona basicamente como o e-book, com a diferença de que o conteúdo é apresentado ao vivo. 

 

Modelos de planilhas prontas

As pessoas adoram soluções que proporcionem mais organização e economia de tempo para suas vidas. Assim, elas preferem mil vezes apenas deixar seu e-mail para receber uma planilha pronta do que precisar passar horas e horas criando uma própria, do zero.

Modelos de planilhas prontas entregam valor e são úteis para diversos segmentos, visto que você, empreendedor, pode criar essa necessidade em seu público.

 

copy com chat gpt , herocreator

Templates

Muitas pessoas têm dificuldades em criar um design, por isso, oferecer templates como isca é uma estratégia muito assertiva. Ao compartilhar um template que facilita a vida do usuário, além de torná-lo um lead, você ganha autoridade e cria uma boa relação com o seu público.

 

Descontos

Quem nunca entrou em uma loja virtual e recebeu um pop up convidando a deixar o e-mail para receber um cupom de desconto? Você provavelmente escolheu compartilhar seu e-mail, porque não faz sentido gastar mais só para não se tornar um lead, certo? Se esse é o seu pensamento, por que o do seu possível cliente não seria?

Esse tipo de isca funciona muito para lojas virtuais, mas também pode ser usado para vender um produto digital, por meio de landing pages, por exemplo.

 

Estudos e pesquisas

Você produziu um estudo ou pesquisa importante para o mercado? Que tal compartilhá-lo com outras pessoas e, assim, trazer mais leads para a sua base? 

As pessoas estão dispostas a fornecer nome, e-mail ou outras informações para ter acesso a dados que realmente farão alguma diferença em suas vidas. 

 

Otimize o formulário de contato

Depois de escolher qual será a sua isca, é hora de pensar em formas de fazer com que ela traga bons resultados. Uma das etapas importantes é criar um formulário de contato.

Para você receber o e-mail do visitante interessado na isca, não tem muito o que inventar: você precisa do formulário de coleta e de uma chamada de ação.

A nossa primeira sugestão é evitar chamadas óbvias como “faça seu cadastro para que o download seja liberado”. Invista em copywriting para escrever algo mais autêntico.

Nome, sobrenome e email são três informações básicas para a geração de um lead. É claro que isso pode variar, conforme o segmento da empresa.

Porém, tendo esses três itens já é possível chamar de lead. Por isso, evite criar formulários muito longos, que podem deixar o usuário irritado ou que possa fazê-lo desistir de preencher.

Além disso, evite solicitar o número de telefone. Com o crescimento do WhatsApp Marketing, muitas pessoas preferem não fornecer esse dado em pesquisas, o que pode prejudicar a sua estratégia.

Teste o desempenho da sua isca digital

Os métodos de mensuração de performance da isca devem ser estabelecidos o quanto antes. Algumas métricas podem responder aos seguintes questionamentos:

 

  • Qual é a porcentagem de visitantes que acessam o site e preenchem o formulário com o endereço de e-mail?
  • Qual é a porcentagem de pessoas que preencheram o e-mail e continuaram o processo de dupla confirmação em suas caixas de entrada? 
  • As pessoas estão encontrando o seu site por causa da isca digital?
  • Sua isca está sendo compartilhada pelas redes sociais?         

 

Como distribuir a isca digital com eficiência

A depender da sua isca, você terá um ou mais canais de distribuição que mais se adequem ao produto digital. Negócios online são escaláveis, é fato, mas você precisa fazer com que o material chegue às pessoas certas. 

 

Crie uma landing page

Sim, nós já falamos muito sobre landing page neste texto, mas vamos repetir porque a página de captura é praticamente a alma gêmea de uma isca digital. É nela que você pode promover qualquer isca, de qualquer formato ou tema.

A landing page é como se fosse um site de uma página única exclusivamente elaborada para produzir conversões, ou seja, downloads da isca e captação de dados pessoais dos leads.

A criação de uma boa landing page envolve uma série de cuidados, que podem ser resolvidos com o uso de um template de LP. Além disso, se você já possuir outras iscas produzidas no passado e que ainda têm o potencial de ser do interesse do público-alvo, você pode agrupá-las também nessa page.

Na HeroSpark você pode criar incríveis landings pages, hospedar alguns modelos de iscas digitais, como e-books, e muito mais!

 

Distribua a isca ao vivo

Uma live em uma rede social, como o Instagram, é um exemplo de isca digital cuja distribuição funciona necessariamente ao vivo. Mas antes de transmiti-la, é importante testar dias e horários bons, que possam dar oportunidade para o seu público comparecer. 

Outra dica é realizar lives em parceria com outros produtores de conteúdo. Assim, você tem mais chances de atingir um público maior, pois envolve não somente os seus seguidores, mas também os da outra pessoa.

 

Erre rápido e aprenda mais rápido ainda

Quanto mais você distribuir as iscas, mais saberá quais funcionam bem e quais não trazem tantos resultados. O segredo é: fazer. Em vez de ter medo de fracassar e adiar a produção da sua isca digital, se prepare e faça quantas couberem no seu orçamento.

Isso porque, assim que você publicá-las, você terá dados numerosos para analisar, como: seus leads sentiram que você resolveu algum problema? Sua isca foi compartilhada? A entrega do conteúdo foi satisfatória? O formulário captou e-mails de forma correta?

 

Utilize publicações patrocinadas

As mídias pagas são ótimas ferramentas para ajudar você a entender em qual etapa do funil de vendas os seus consumidores estão. Isso porque, ao segmentar campanhas, você pode definir características e comportamentos do público-alvo conforme a sua etapa na jornada.

Além disso, com o algoritmo, está cada vez mais difícil alcançar um grande público pelas redes sociais. Criando anúncios ou impulsionando seus posts você aumenta o alcance e, assim, traz mais clicks para a sua landing page, onde a isca digital está sendo oferecida.

 

Deixe o link da landing page disponível em seu perfil

Para trazer mais pessoas para a sua isca digital, vale – quase – tudo! Por isso, disponibilize o link da landing page em todos os ambientes digitais possíveis. No Facebook, Twitter e WhatsApp o link pode ser inserido nas publicações e na bio tranquilamente. 

No Instagram, não é possível inserir link na legenda, mas você pode colocar na bio, juntamente de um CTA, como “Baixe agora mesmo gratuitamente o E-BOOK nome_do_ebook”.

Se você tiver mais de 10 mil seguidores, não hesite em utilizar a ferramenta “arraste para cima” nos stories para ter o máximo de clicks possível em sua landing.

 

Planeje as publicações nas redes sociais para divulgar a sua isca digital

Planejamento é tudo, inclusive quando o assunto é divulgar a sua isca digital. Por isso, lembre-se de encaixar a divulgação desse material entre os outros posts das suas redes sociais

O ideal é que você crie um calendário com data e horário de cada publicação, para que você possa analisar mais a fundo o número de clicks.

Porém, lembre-se: sua rede social não pode ser usada apenas para geração de leads. O ideal é que todos os seus objetivos sejam equilibrados, por meio da variação de conteúdos.

Viu só como uma isca digital é importante para o marketing digital da sua marca? Além de trazer mais leads para a sua base, com ela você entrega valor ao seu futuro cliente e tem o poder de consolidar ainda mais a sua marca no mercado.

Tudo para divulgar sua isca digital

Crie um funil de vendas com um modelo testado, construa landing pages e crie campanhas de e-mail irresistíveis. Mais rápido do que começar do 0 e de graça. Conheça a HeroSpark!

Crie sua conta
Banner_blog_herospark
2 comments
    1. Oi, Cristieane, como vai?
      Existem várias possibilidades:
      1. Um guia prático com as expressões que todos os visitantes precisam saber.
      2. Dicas práticas para desenrolar conversas com pessoas em outro idioma sem ficar nervoso.
      3. As melhores séries/músicas para quem quer aprender inglês [e como estudar corretamente]
      4. Alguma prévia do seu método de ensino

      Uma boa inspiração é buscar o conteúdo do Mairo Vergara, que aplica muito bem as técnicas de vendas de produtos digitais. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *