Como ganhar dinheiro nas redes sociais: 6 formas comprovadas

Mãos no teclado. Fundo roxo e legenda "como ganhar dinheiro nas redes sociais"
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

Com a expansão do digital, temos visto cada vez mais empresas e profissionais se posicionando nas redes sociais. Afinal, essas plataformas tornaram-se uma ótima fonte de receita e promoção das marcas e de profissionais autônomos. 

Por isso, neste artigo, você aprenderá como ganhar dinheiro nas redes sociais. Com as nossas 6 dicas em mente, temos certeza que você terá muitas ideias para começar agora mesmo. Acompanhe a leitura!

Transforme sua estratégia digital em um negócio online super lucrativo. Inscreva-se agora mesmo no Acelerador Digital, é gratuito!

1. Torne-se um influenciador digital

O mercado de influência digital está em alta. E segundo pesquisa realizada pela Statista Global Consumer Survey, o Brasil lidera o ranking neste mercado. 

O mesmo estudo apontou que, em 2021, mais de 40% de consumidores compraram algum produto após a indicação de influenciadores digitais. Logo, essa carreira é promissora para aqueles que decidem investir nesse ramo. 

Convém destacar que é preciso ter paciência e dedicação para conquistar uma audiência. No entanto, quando você adquire o seu público fiel, as propostas são excelentes. 

Seus ganhos iniciais podem variar entre 2 mil e 10 mil reais, podendo até ultrapassar os 200 mil reais por projeto. Tudo dependerá da qualidade do seu conteúdo e do alcance das suas redes sociais. 

Algumas fontes de receitas para produtores de conteúdo são:

  • Anúncios, como o Google Ads;
  • Afiliados;
  • Publicidade paga; 
  • Patrocínios.

Atualmente, grandes marcas como Netflix, Adidas e Amazon recorrem aos influenciadores para divulgar filmes, produtos, séries, conteúdos e muito mais. Essa é uma forma que as empresas encontraram de aumentar o alcance da sua audiência e conquistar mais clientes. 

Afinal, os influenciadores possuem um papel crucial nesse processo, pois eles procuram construir uma relação de proximidade com seu público. 

Se você quiser se tornar um influenciador digital, não é um caminho fácil. Porém, pode valer muito a pena a longo prazo. 

Caso você tenha mais dúvidas sobre como iniciar, nós temos um artigo completo dando algumas dicas para se tornar um digital influencer. Confira!

2. Trabalhe como social media

Trabalhar como social media também é uma excelente possibilidade de como ganhar dinheiro nas redes sociais. 

Isso porque existem empresas que buscam fortalecer sua presença digital com o objetivo de ganhar mais clientes e reconhecimento de marca. Assim, você pode oferecer os seus serviços como social media de forma autônoma para essas organizações.

O social media gerencia as redes sociais da marca com a finalidade de atingir os objetivos da empresa nas redes sociais. Logo, algumas funções do profissional são:

  • Elaborar um planejamento de mídias sociais;
  • Montar calendários editoriais;
  • Escrever legendas persuasivas, usando técnicas de copywriting;
  • Agendar publicações nas principais redes sociais;
  • Mensurar resultados;
  • Impulsionar anúncios;
  • Monitorar menções à marca.

Para começar nessa profissão, você pode prospectar pequenas empresas e oferecer seus serviços. Assim, aos poucos, é possível montar seu portfólio e atrair a atenção de mais clientes.  

3. Crie uma loja virtual 

As redes sociais são perfeitas para quem possui ou deseja abrir uma loja virtual. Algumas, como o Instagram e o Pinterest, são visuais e permitem que você mostre seu produto por meio de fotos e vídeos. 

copy com chat gpt , herocreator

Além disso, o Instagram e o Facebook disponibilizam o Marketplace da plataforma. Nesse espaço, seus produtos são exibidos para os usuários e eles podem entrar em contato diretamente com você.

O Instagram permite que você crie uma conta comercial, na qual é possível:

  • Inserir os preços dos produtos;
  • Analisar o desempenho das suas métricas;
  • E inserir um CTA (Call to Action), o qual você pode direcionar para o seu whatsapp, por exemplo. 

O Facebook, por sua vez, também possui ótimas ferramentas para as lojas virtuais. Além do marketplace, você pode:

  • Criar uma página comercial;
  • Inserir seu site;
  • Postar fotos ou vídeos;
  • Integrar o perfil comercial do Instagram;
  • E muitas outras funções.

Portanto, existem inúmeras formas de como ganhar dinheiro nas redes sociais com uma loja virtual. Basta traçar um planejamento e colocar a mão na massa. 

4. Venda infoprodutos

Vender infoprodutos nas redes sociais também é um meio rentável. Afinal, o mercado de produtos digitais é promissor e possui uma grande procura. 

Nesse sentido, as redes sociais concentram uma boa parte dos consumidores de produtos digitais. Portanto, vale a pena usá-las para impulsionar as vendas. 

Convém mencionar que elas são ótimas tanto para os produtores quanto para os afiliados de infoprodutos. Caso você seja afiliado, saiba que as redes sociais oferecem uma infinidade de oportunidades para aumentar seus ganhos também. 

Alguns produtos digitais que você pode usar para ganhar dinheiro nas redes sociais são:

  • Cursos online;
  • E-books;
  • Podcasts;
  • Webinars;
  • Mentorias online;
  • Entre outros…

5. Forneça conteúdo exclusivo

Outra dica interessante é oferecer conteúdo exclusivo aos seus seguidores e inscritos. Assim, criar uma área premium nas suas redes sociais fará com que sua audiência se sinta especial e assine esse conteúdo. 

Para criar essa área premium, é possível recorrer aos grupos do Facebook e do Linkedin ou até organizar lives privadas no Instagram. 

6. Trabalhe como gestor de tráfego de redes sociais

O gestor de tráfego é o profissional responsável por gerenciar campanhas de anúncio nas redes sociais. Vale dizer que eles são uma estratégia importante em um negócio, principalmente se a conta da empresa na rede social for nova. 

Além disso, embora as plataformas automatizem o processo de impulsionamento, se o gerenciamento for efetuado sem planejamento e segmentação, as chances de prejuízos são enormes. 

Sendo assim, o gestor de tráfego é um profissional extremamente importante, uma vez que faz os anúncios aparecerem para as pessoas certas no momento certo

Algumas das funções de um gestor de tráfego são:

  • Desenvolver planejamento de campanhas nas redes sociais;
  • Otimizar anúncios;
  • Analisar e mensurar os anúncios;
  • Entre outras funções.

Vale dizer que, no meio online, você encontra diversos cursos que podem ajudá-lo a se qualificar, a fim de tornar-se um gestor de tráfego que faz a diferença no mercado.

Agora que você aprendeu como ganhar dinheiro nas redes sociais, já pode colocar em prática algumas dessas dicas. Mas, antes disso, é essencial que você aprenda mais sobre marketing digital para ter resultados positivos em qualquer uma das ideias listadas. 

Por isso, temos um Glossário Completo de Marketing Digital, no qual você aprenderá os significados dos principais termos da área para ter muito sucesso. Por isso, não perca mais tempo, e baixe-o gratuitamente agora mesmo!

Banner_blog_herospark
2 comments
  1. Olá bom dia eu só Pedro tenho 29 anos de idade e neste momento eu não sei como ganhar dinheiro e eu fico preocupado comigo mesmo…

    Eu quero ganhar dinheiro e como? Eu não sei…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *