Como vender pelo Instagram

Como vender pelo Instagram
Como vender pelo Instagram
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

O Instagram deixou de ser uma mera rede social de publicações de fotos pessoais e se transformou em uma plataforma de negócios. Com isso, surgiram diversos perfis com o intuito de divulgar produtos e serviços, e a rede social tem se mostrado muito eficiente para essa finalidade. Mas, afinal, como vender pelo Instagram?

 

Aparentemente, basta colocar algumas informações sobre o seu produto ou serviço e pronto. Mas, na prática, sabemos que não é bem assim. A concorrência é alta e as pessoas esquecem rápido de um perfil para buscar a solução desejada em outros.

 

Por isso, separamos dicas valiosas que vão ajudar a alavancar as suas vendas no Instagram. Confira a seguir.

 

Configure o perfil comercial

 

O primeiro passo — e esse é indiscutível — é ter uma conta comercial no Instagram. Entre as vantagens, vale citar a possibilidade de inserir botões interativos (como o telefone e o e-mail da empresa) e de promover os posts. Outra funcionalidade disponível é a “loja”, sobre a qual falaremos mais adiante. 

 

Além disso, a conta comercial tem acesso às métricas, como:

  • alcance;
  • impressões;
  • número de cliques no link da bio;
  • dados demográficos dos seguidores;
  • quantidade de salvamentos e compartilhamentos das suas postagens;
  • melhor hora para postar.

 

Capriche na identidade visual

 

Em uma loja virtual, o perfil do Instagram é a sua vitrine. Ninguém se sente atraído por uma loja com a vitrine bagunçada. Por isso, tenha uma identidade visual padronizada e que converse com o público-alvo. É esse conjunto de aspectos visuais que fará com que a experiência do usuário seja agradável.

 

Se você ainda não consegue contratar um designer, não tem problemas. É possível  começar seguindo estes passos:

 

  • Escolha um programa de edição — sugerimos o Canva, que é gratuito e intuitivo;
  • Defina uma paleta de cores;
  • Selecione recursos gráficos e tipografia padrões;
  • Pesquise qual é o tamanho ideal da imagem.

 

Um perfil simples, mas muito bem estruturado é o do Nubank. Perceba que a cor roxa é predominante, tendo em vista que é o principal tom da marca. Isso faz com que os consumidores relacionem a identidade visual à marca.

 

como vender pelo Instagram
Artes simples podem ser eficazes e fazer a diferença na forma de vender pelo Instagram. O feed do Nubank é um exemplo de como a simplicidade funciona bem. 

 

Publique conteúdo relevante

 

Quando alguém entra em uma loja física, há uma pessoa disponível para tirar toda e qualquer dúvida que venha a ter. No caso da loja virtual, os clientes não querem esperar por uma resposta. Então, antecipe-se e deixe todas as dúvidas respondidas no Instagram. 

 

Por exemplo, um Instagram que vende cursos online pode deixar nos destaques os seguintes conteúdos:

 

  • Qual conteúdo é abordado em cada aula?
  • Como um curso online pode ser útil para a carreira?
  • Quem são os instrutores?

 

Outras curiosidades podem ser deixadas no feed. Esse tipo de conteúdo agrega valor ao negócio e ainda atrai mais consumidores, pois as pessoas querem agilidade. Não ter que esperar a resposta de perguntas básicas e comuns é um grande diferencial.

 

Explore também outros tipos de conteúdos que possam servir para a persona. Pode até não ter relação direta com o seu produto/serviço, mas vão mostrar que você realmente tem autoridade no nicho de mercado.

 

copy com chat gpt , herocreator

Para entender melhor como o Marketing de Conteúdo pode contribuir para a sua estratégia, confira este vídeo: 

 

 

Utilize a função “Loja”

 

Existe coisa mais desagradável do que ler “preço no direct”? Não, né? Além de poder configurar crime, já que de acordo com Código de Defesa do Consumidor, o cliente tem direito ao acesso a informações claras sobre os produtos e serviços, inclusive, com relação ao preço. 

 

Por isso, a função “loja” do Instagram é muito útil. Para usá-lo, basta ter um site com os produtos cadastrados ou o Facebook. Depois, siga os seguintes passos:

 

  • Clique em configurar loja;
  • Coloque o endereço;
  • Escolha uma moeda para a cobrança dos preços (no nosso caso, o Real);
  • Entre com o email do Facebook;
  • Selecione as taxas do seu país e estado;
  • Comece a cadastrar os produtos.

Isso passa mais profissionalismo e atrai o lead, que consegue realizar as suas compras com agilidade. Porém, se o seu negócio vender somente serviços, essa não é a melhor opção. Nesse caso, aconselhamos deixar os valores nos stories e feed ou disponibilizar uma forma de contato fácil e rápida para realizar orçamentos.

 

 

Humanize o perfil

 

Independentemente de vender produtos ou serviços, humanizar a marca vai construir uma relação próxima com o potencial cliente. Para os que já gostam da qualidade, vão se conectar ainda mais com o negócio. E aqueles que ainda não tiveram coragem de comprar, vão ver que o perfil não é uma fraude.

 

Apareça nos stories — na medida certa, é claro —, faça lives e reels, responda às caixinhas de perguntas, aos comentários e directs, deixe enquetes nos stories. Saber como vender no Instagram envolve muito mais do que a venda. Explore os recursos disponíveis e aproxime-se da sua audiência.

 

Algumas sugestões de conteúdo para essa finalidade é apresentar-se, contar a história da marca e mostrar os bastidores do negócio. Deixe o seguidor sentir que faz parte da sua empresa e que a conhece bem.

 

 

Use o tráfego pago

 

Sabe quando você está procurando por marketing de conteúdo na internet e, no dia seguinte, o Instagram começa a te mostrar inúmeras opções de cursos no feed? Essa é a função do tráfego pago. Entregar a propaganda a pessoas que já estão interessadas no nicho.

 

O tráfego pago é poderoso para atrair novos leads. Isso porque, se feito corretamente, vai entregar o anúncio somente para aquelas pessoas que têm características da sua persona, ou seja, pessoas que precisam do seu serviço/produto com o objetivo resolver alguma dor ou alcançar objetivos.

 

Investir em propagandas na rede social requer um baixo custo. É possível iniciar com cerca de R$6,00 por dia e atingir uma boa quantidade de pessoas. Quanto mais segmentada for a campanha, menos vai ser preciso para atingir o público desejado.

 

Saber como vender pelo Instagram e usar os recursos disponíveis é primordial para ter sucesso, independentemente da loja ser de produtos ou serviços. Então, coloque nossas dicas em prática e acompanhe a melhoria dos resultados do seu negócio. 

 

Gostou desse post? Nós temos muitas outras dicas no post sobre como ganhar seguidores no Instagram. Confira.

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *