empreender com a herospark

O mundo está repleto de pessoas que oferecem soluções similares. Então, muitas vezes, é difícil ser encontrado pelos consumidores. No entanto, ser empreendedor digital traz à tona novos conceitos que sequer eram falados em outros ambientes e que permitem que a tua marca se diferencie. Um deles é o gestor de tráfego. 

 

O profissional faz toda a diferença, pois contribui para que as pessoas cheguem ao teu negócio. O apoio de um bom gestor de tráfego aliado a boas estratégias vai resultar na atração e retenção de muitos clientes.

 

Quer entender melhor? Continue a leitura.

 

O que faz o gestor de tráfego?

 

Antes de tudo, é preciso entender o que é tráfego. O conceito é simples: trata-se da movimentação de pessoas que navegam pelo conteúdo de uma empresa — seja pelas redes sociais ou pelo site.

Quando falamos nesse tema, é comum relacioná-lo ao tráfego pago. No entanto, existem outros tipos, como o orgânico.  Neste vídeo, você pode saber mais sobre o assunto:

 

 

Assim, o gestor tem a função de criar e gerenciar as estratégias relacionadas ao engajamento do público nas mídias de uma empresa. O especialista precisa conhecer a audiência e entender quais são as melhores formas de atraí-la para consumir o conteúdo da empresa. Entre as principais atividades de um gestor de tráfego, estão:

 

  • Analisar o fluxo de visitas e como melhorá-lo;
  • Definir orçamentos para tráfego pago;
  • Acompanhar as taxas de conversão;
  • Gerar leads qualificados;
  • Segmentar as campanhas.

Por ter a visão estratégica, o profissional tem o objetivo de, junto à equipe, estabelecer uma maior conexão com o público. Consequentemente, suas ações devem resultar no aumento das vendas da empresa. 

 

Como ser um bom gestor de tráfego?

 

Manter-se atualizado

Conhecer as ferramentas que citamos é essencial para um bom gestor de tráfego. Porém, além disso, é preciso manter-se atualizado. Isso porque a internet muda a todo instante e podem surgir plataformas melhores.

 

Além do mais, as estratégias também mudam. Por exemplo, as pessoas estão realizando mais pesquisas por voz do que antes. Então, é preciso pensar em palavras-chave que se adaptem a essa nova realidade.

 

Ter olhar crítico

Um bom gestor de tráfego não pode basear-se em “achismos” para definir as suas ações. É necessário que saiba lidar com análise de dados, testes de performance e otimização do orçamento. 

Ter um olhar crítico e analítico é primordial, pois somente percebendo os detalhes é que vai ser possível ter insights diferentes e alavancar os resultados. Essa é a base da atuação do profissional.

 

Investir em remarketing

Sabe quando você entra em um site e, logo depois, começa a aparecer banners daquela empresa em tudo o que você acessa? Isso é ação do remarketing. A intenção é justamente se manter na visão do usuário.

 

Assim, a pessoa não vai esquecer da marca e vai ser induzida, ainda que inconscientemente, a considerar a respeito de um produto ou serviço. Essa estratégia costuma ser muito eficaz, pois entrega o teu conteúdo a um público qualificado.

 

Apostar na produção de conteúdo

Imagine entrar em um site ou nas redes sociais de uma marca e encontrar sempre as mesmas publicações ou somente propaganda. A tendência é que você deixe de buscar pela empresa, uma vez que nunca encontra conteúdos relevantes.

 

Por outro lado, existem aquelas organizações que buscam solucionar as dúvidas das suas personas, por meio da produção constante de novos conteúdos. Com isso, tendem a ser sempre lembradas. O gestor de tráfego é a pessoa que ficará atenta à realização da estratégia, junto aos demais profissionais de marketing da empresa.

 

Entender sobre as ferramentas

O gestor de tráfego vai lidar com várias ferramentas no dia a dia. Desde aquelas ligadas ao monitoramento dos resultados até as que são utilizadas para impulsionar campanhas pagas. Algumas plataformas úteis para iniciar nessa profissão são:

 

  • Trello — para o gerenciamento das atividades;
  • Similar Web — para análise da concorrência e estudo de novas estratégias;
  • Google Ads — plataforma de anúncios;
  • Taboola — plataforma de anúncios.

 

A criação do cargo de tráfego pode ser considerada recente, mas, certamente, é uma das profissões do futuro. A sua atuação é repleta de desafios e exige diferentes habilidades, mas os resultados alcançados podem ser surpreendentes.

Quer entender como gerar tráfego para o seu produto digital? Confira o nosso artigo sobre o assunto. 

vender cursos online herospark

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *