Como gravar aula no Google Meet

mulher assistindo a uma videoaula no google meet enquanto faz anotações. imagem com filtro roxo e texto em destaque: como gravar aula no google meet

O crescimento das aulas EAD aumentou a procura por ferramentas de transmissão online. Por isso, aprender como gravar aula se tornou indispensável, sobretudo nas ferramentas práticas, que dispensam a instalação de programas no computador. 

Diante disso, algumas ferramentas tornaram-se muito populares, tais como: Google Meet e Zoom. Ambas possuem vantagens que facilitam a vida dos infoprodutores. Hoje você aprenderá como gravar aula no Google Meet.

Ao finalizar este artigo, você será capaz de gravar uma aula nessa ferramenta sem dificuldades. Por isso, preparamos um passo a passo completo a fim de ajudá-lo a gravar aula no Google meet. Acompanhe a leitura!

O que é o Google Meet?

O Google Meet é uma ferramenta de comunicação por vídeo desenvolvida pela Google. Por meio desse serviço, o usuário tem à disposição diversas funcionalidades interessantes para uma transmissão online, como:

  • Criação de reuniões e compartilhamento com o link;
  • Compartilhamento de tela;
  • Envio de convite por e-mail;
  • Integração com o Google Workspace (Google Drive e Google Calendar, por exemplo);
  • Lousa interativa;
  • Vídeo chamadas criptografadas;
  • Entre outras.

O Meet pode ser útil para diversos públicos. Sendo assim, alguns profissionais que podem se beneficiar dele são:

Boa parte dessas funcionalidades são disponibilizadas gratuitamente. Porém, o Google possui um plano premium, no qual fornece mais ferramentas aos usuários. 

Por isso, antes de aprender como gravar aula no Google Meet, é importante que você conheça as ferramentas disponíveis no plano premium para esse serviço. Elas são:

  • Enquetes;
  • Gravação;
  • E salas temáticas.

Embora o recurso de gravação só esteja disponível no plano premium, é possível realizar um teste gratuito por 14 dias na plataforma. O valor é de US$7,99 dólares por mês, o que corresponde a maios ou menos R$44,10 quando esse texto foi escrito (janeiro de 2022). 

Sendo assim, caso você considere os recursos interessantes, pode contratar este serviço. 

Contudo, você também pode recorrer ao Loom para gravar a tela da sua transmissão. Nós temos um artigo detalhado que pode ajudá-lo a usar o Loom

 

Passo a passo de como gravar aula no Google Meet

1. Crie uma conta Gmail no Google;

2. Acesse o Google Calendar;

3. Selecione dia e horário e crie um evento;

4. Em seguida, clique em “Adicionar uma videoconferência com o Google Meet”;

 

 

5. Clique em “Entrar com o Google Meet”;

 

 

6. Abrirá uma nova guia no seu navegador com a transmissão. Clique em “Participe agora”;

 

Imagem de oferta Mentoria Impulso Digital.

 

7. Para começar a gravar, clique em “Atividades” no canto inferior direito da tela;

 

 

8. Em seguida, clique em “Gravação”;

 

 

9. Se você ainda não for assinante do Google Premium, pode fazer um teste grátis por 14 dias. Nesse caso, abrirá uma nova guia te direcionando a criar uma conta no Google Workspace. Para conseguir gravar, clique em “Iniciar agora” e cadastre-se;

 

 

10. Com a tela gravando, já pode iniciar sua aula. 

11. Se quiser convidar alunos, basta copiar o link da transmissão e enviar para eles;

12. Caso queira realizar uma apresentação, você pode clicar no ícone “Apresentar”, que fica centralizado no menu inferior da tela. 

 

 

13. Após finalizar sua gravação, o Google criará uma pasta no Google Drive com ela. Assim, você poderá consultá-la posteriormente, compartilhá-la na sua plataforma de hospedagem de cursos ou enviar aos seus alunos. 

Caso não tenha dinheiro para investir no plano premium do Google Meet no momento, saiba que existem opções gratuitas disponíveis.

Mas saiba que para potencializar os resultados da sua aula, é crucial que você aprenda tudo sobre o marketing digital. Afinal, com esse conhecimento, a atração de alunos mais qualificados aumentará consideravelmente. Ou seja, além de expandir seus lucros, você atrairá uma audiência interessada em seu trabalho. 

Ficou interessado? Então acesse o nosso Glossário completo de Marketing Digital e faça suas aulas terem o alcance que elas merecem!

Banner escola de psicanálise
1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.