Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Como trabalhar com vendas online na prática

trabalhar comcomo trabalhar com vendas online na prática

Por causa dos muitos avanços na internet e com as constantes mudanças no mercado, muitos empreendedores e empresários que atuam no mercado, ou desejam atuar, precisam estudar bastantes pontos antes de começar a trabalhar com vendas online. Se você quer saber como trabalhar com vendas online, você está no lugar certo!

 

Em muitos sites na internet você vai encontrar diversos métodos, guias, dicas infalíveis e muito mais para fazer isso, mas tudo isso é apenas teoria.

 

É claro que a teoria é importantíssima em qualquer âmbito da nossa vida, não apenas nos negócios. Mas a teoria que não está associada com a prática não passa de apenas um amontoado de palavras.

 

É por isso que saber como você pode criar um funil de vendas e vender online na prática é um complemento do seu conhecimento. Reunimos neste post alguns pontos sobre como você pode trabalhar e gerenciar suas vendas na prática.

 

Após ler não deixe de pôr em prática tudo o que aprendeu, então vamos lá?

 

Trabalhando com vendas online

 

Hoje em dia, todo e qualquer tipo de negócio, atuando em qualquer nicho do mercado, têm estudado em como podem obter sucesso em suas vendas usando esse meio de comunicação maravilhoso, que é a internet.

 

A depender do nicho, as estratégias podem ser bem diferentes de como vai ser a melhor maneira de fazer as vendas online.

 

Isso vai desde as distribuidoras de produtos, a corretora de seguros, concessionárias, editoras e até mesmo empresas de turismo.

 

Ainda assim todos esses nichos vão utilizar o mesmo meio para conseguir vender os seus produtos online na prática.

 

Por causa da conexão que existe hoje na nossa sociedade, devido a tecnologia, a internet é o meio mais atrativo para fazer negócios e entreter pessoas.

 

Nesse ínterim, é por isso que em todo e qualquer tipo de negócio, é importante pensar em como será a experiência do possível cliente com a sua marca.

 

Até porque a maior parte dos consumidores procuram na internet produtos e serviços em que eles possam criar um relacionamento com a marca.

 

Assim sendo, é fundamental saber como trabalhar com vendas online, fazendo a utilização de bons canais e utilizando estratégias para uma comunicação personalizada. Isso vai abrir várias portas para o sucesso do seu negócio.

 

Antes de mais nada é importante começar pelo planejamento que você deve fazer antes de iniciar os investimentos com as estratégias para fazer suas vendas.

 

SparkStart

Como trabalhar com vendas online – Crie um plano de vendas

 

Um dos pontos principais para trabalhar com as suas vendas online de forma prática, e ter sucesso, é estruturar um bom plano de vendas.

 

É com esse plano de vendas que você conseguirá fazer o desempenho de sua equipe ser influenciado, determinando assim quais serão as etapas principais para dar início a um atendimento personalizado.

 

Para começar, é importante que saiba o que é um plano de vendas.

 

Em síntese. é um tipo de documento, que vai determinar quais serão as estratégias utilizadas pela empresa para conseguir atrair mais clientes.

 

Não importa qual seja o tamanho da sua equipe de vendas, o tipo de abordagem que será utilizada pelos vendedores terá que ser consistente e seguidas por todos os outros da equipe.

 

Antes de defini-lo vai ser necessário estudar o mercado, estudar também qual será o perfil do cliente ideal para aquisição do produto bem como os canais de marketing e abordagens de vendas (como por exemplo PNL).

 

À medida que o tempo for passando, esse documento precisará ser revisado a fim de que as ações definidas nele, continue tendo correspondência com os atuais objetivos.

 

Quando um plano de vendas é muito bem feito, isso vai fazer com que os representantes comerciais foquem nos principais interesses da empresa, e consigam fazer a consolidação da marca no mercado.

 

Veja agora como você pode montar um bom plano de vendas que seja consistente, e que toda a sua equipe poderá usar.

 

 

Ele será dividido em três etapas:

Etapa 1

 

Faça pesquisas das características do público-alvo

 

É muito importante tanto para empresas físicas, quanto para as empresas online, que conheçam bem quais são as principais características do público-alvo, para poder criar estratégias condizentes com esse público e conseguir atrair mais clientes.

 

Esse público terá que ser abordado nos canais certos e a comunicação deve ser compatível com eles, até a proposta do serviço ou produto terá que passar a ideia de solução dos seus problemas.

 

Essa etapa é importantíssima para quem quer trabalhar com vendas online, então se empenhe!

 

Etapa 2

 

Tenha um perfil de cliente ideal

 

A segunda etapa consiste na criação de um perfil de cliente ideal, isso significa que fará uma representação fictícia de um cliente para compreender qual tipo você quer atrair para sua empresa.

 

Essa criação de perfil é chamada de buyer persona, e é possível ter mais de uma persona em sua empresa, basta definir quais são os interesses que devem atrair os seus clientes a sua marca.

 

Etapa 3

 

Determine funções para sua equipe

 

A terceira, e última etapa, é determinar quais as funções serão executadas por cada membro da sua equipe, tudo para não deixar de cumprir nenhuma das partes do processo do plano de vendas.

 

Eles podem ser divididos em pequenos grupos para que cada um desses grupos fique responsável por uma abordagem de venda específica.

 

Outros passos também devem ser aplicados para desempenhar um bom trabalho com as vendas online na prática. Eles são:

 

Trabalhar com vendas online – Crie processos de vendas

 

Você pode fazer isso definindo etapas de como fazer uma pessoa se tornar um lead e depois um cliente. Do mesmo modo você pode fazer isso deixando uma página de vendas no site da empresa para explicar como os serviços funcionam e como ele pode ser contratado.

 

Outra forma de fazer esses processos de venda é por fazer webinars ou lives nos perfis comerciais nas redes sociais, falando um pouco sobre a empresa fazendo com que o cliente conheça um pouco do seu universo.

Mostre que o que você vende tem valor

 

Você pode fazer isso utilizando o storytelling para criar o seu site e os textos para publicar no seu blog. Bem como desenvolver histórias que façam conexão com cliente e com as necessidades que eles têm.

 

Em suma, você pode investir na utilização de imagens e vídeos para criar essas conexões e destaque sempre o quanto a solução que você oferece é importante e tem valor e quais os seus diferenciais dos demais.

Monte equipes 

 

Portanto você deve criar equipes para dar conta das tarefas que são importantíssimas nas vendas online. Veja alguns exemplos de equipes e que tarefas elas cuidariam:

 

Primeira Equipe: responder o público nas redes sociais no site e nos canais de marketing.

 

Segunda Equipe: acompanhar de perto como está o desempenho do site.

 

Terceira Equipe: está disponível para tirar as dúvidas a respeito do serviço.

 

Esses são apenas alguns exemplos de equipes, você pode montar outras para desempenhar papéis que sejam importantes para seu tipo de negócio.

 

Como trabalhar com vendas online Planeje-se 

 

Esse planejamento é voltado mais para argumentar com o cliente.

 

Esses argumentos são em volta de convencer ao cliente que o seu serviço ou produto é exatamente aquilo que ele precisa para solucionar seus problemas.

 

Por isso, toda vez que planejar uma oferta, planeje também em como vai argumentar com o cliente referente a ela.

 

Campanhas com ofertas limitadas

Um dos gatilhos mentais mais eficientes é o senso de urgência! Feito de forma integra, seus clientes vão, automaticamente, achar que vão perder muito se não adquirirem o produto dentro do tempo determinado.

 

Ofertas que expiram em 24h, por exemplo, são uma ótima estratégia para fazer seus clientes comprarem mais.

 

Esperamos que tenham gostado do nosso post, aproveitem e compartilhem nas redes sociais. Qualquer dúvida, pode deixar um comentário aqui embaixo.

 

Mais artigos para você

Psicologia das cores no marketing: entenda o significado

O marketing de uma empresa abrange diversos detalhes que devem ser pensados para que ela se destaque em meio às …

Slogan: exemplos para infoprodutores

O slogan é uma frase utilizada para gerar identificação de um produto, um serviço ou uma marca e também pode …

O que é FAQ e como criar para o seu negócio digital

Afinal, o que é FAQ? Provavelmente, você já se deparou com essa sigla em algum site ou blog na Internet. …

Infoproduto ou dropshipping: descubra a melhor opção

Se você quer investir no empreendedorismo, mas ainda não sabe qual caminho seguir, precisa saber qual é a diferença entre …

Autoridade digital: o que é e como construir

Você deseja que a sua empresa tenha autoridade digital, mas está quebrando a cabeça e ainda não sabe como fazer …

15 frases para atrair clientes e aumentar as vendas

  Hoje em dia, é cada vez mais difícil chamar a atenção das pessoas nas redes sociais. Isso se dá …