Como criar conteúdo de valor: 5 ideias incríveis

conteúdo de valor
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

Na internet, quando realizamos uma busca sobre um determinado assunto, encontramos uma grande quantidade de resultados. Conteúdo de valor é tudo o que é confiável, realmente promove uma transformação na vida do leitor e lhe dá segurança de ter encontrado a resposta para sua dúvida. 

No marketing digital, o conteúdo de valor faz parte de estratégias de marketing de conteúdo. Trata-se da atração do seu público através de conteúdos que resolvam suas dúvidas e apresentem o seu produto ou serviço como uma possível solução.

Mas para o seu conteúdo ter efeito com o seu público, alguns processos são fundamentais. Veja quais são!

Crie seu perfil gratuitamente na HeroSpark e conte com uma solução de ponta a ponta, mais fácil e rápida que qualquer outra para vender seu produto digital.

1. Conheça bem o seu Público

O primeiro passo para construir um conteúdo de valor é saber para quem você está produzindo. Por isso, conhecer a sua persona é fundamental. A persona é um personagem semifictício baseado no seu cliente ideal. Ela o representa através dos seus gostos, profissão e outros dados relevantes, para que o seu negócio saiba exatamente que tipo de conteúdo oferecer. 

Ao mapear sua persona, você consegue saber qual conteúdo deve ser compartilhado de acordo com cada etapa do funil de vendas. Ou seja, que tipo de dúvidas o seu público tem sobre um determinado assunto quando ele está em fase de conhecimento ou de consideração da compra, por exemplo.

Se tem dúvidas sobre como gerar as personas para o seu negócio, conheça nosso gerador de personas. É uma ferramenta gratuita para guiar o seu processo.

2. Torne o seu conteúdo fácil de ser encontrado

Quer estar à frente da concorrência e aparecer nas primeiras posições dos resultados de busca do público sobre um determinado assunto? Então primeiro é preciso entender como o seu público busca um conteúdo. Para isso, trabalhar técnicas de SEO é uma regra básica. 

O SEO (Otimização para motores de busca) trabalha com palavras-chaves que as pessoas pesquisam no Google. O seu conteúdo deve conter essas palavras, de forma estratégica, para ter prioridade nos sites de busca.

3. Torne seu conteúdo fácil de consumir

Imagine que você realizou um excelente trabalho de SEO e foi encontrado pelo seu público logo nas primeiras posições do Google. Perfeito, não é?

Depois de atrair, é preciso reter o usuário e fazê-lo consumir o seu conteúdo. E isto só é possível se o conteúdo for atrativo e fácil de ler. 

Uma maneira eficiente de fazer isso é com técnicas de copywriting, que tornem a leitura agradável e fluída. Elas podem ser usadas em vários tipos de conteúdos, como posts do Instagram ou vídeos.

Falando especificamente de textos para web, tornar o texto escaneável também ajuda na leitura.

Ou seja, assim que o usuário entrar em contato com o seu conteúdo –  através do título, do subtítulo e dos intertítulos – ele saberá exatamente sobre o que é o assunto e tudo o que está sendo abordado nele.

A previsibilidade do seu conteúdo gera mais interesse do seu público e, consequentemente, aumenta a retenção no seu site.

Como resultado, o Google privilegia o seu site como um lugar onde o usuário pode encontrar conteúdo relevante, e o seu negócio ganha uns pontinhos, subindo nas posições de busca. Legal, né?

Além disso, procure usar a linguagem da sua persona para produzir. Se for um público com pouco conhecimento técnico, use linguagem simples. Se a persona for culta, jamais seja informal nos conteúdos.

Tudo isso gera identificação e agrega valor ao seu conteúdo.

4. Trabalhe uma Chamada Para Ação poderosa

Digamos que o usuário chegou até o final do seu conteúdo. Agora, é preciso transformar o usuário em lead e levar mais oportunidades de negócio sua marca converter em vendas.

No marketing, trabalhar calls to action (chamadas para ação) são parte essencial dos conteúdos. Como o nome indica, elas orientam o leitor a tomar alguma ação: deixar um comentário, seguir nas redes sociais, fazer algum cadastro ou realizar uma compra. 

copy com chat gpt , herocreator

O que importa é convencer o seu usuário a continuar sua jornada rumo à compra do seu público ou serviço. Portanto, a CTA depende de qual estágio do funil a pessoa está. 

5. Cumpra tudo o que você prometer entregar no seu conteúdo

Criar relacionamento com o seu público é despertar a sua confiança.

Por isso, ao prometer solucionar uma dúvida ou entregar dicas valiosas sobre um determinado assunto, cumpra a sua missão. O público, além de se sentir irritado quando não encontra aquilo que espera, se sente traído e usado.  E não é essa a percepção que o seu negócio precisa gerar sobre o seu conteúdo.

Mais do que cumprir tudo o que você promete, faça isto de uma forma exclusiva e diferente dos seus concorrentes.

Estudo bem o assunto e veja como outras marcas exploram o mesmo assunto em blogs, infográficos ou e-books. Crie um diferencial!

Traga uma solução ainda não utilizada nos conteúdos de outros negócios.

Assim o seu público, além de ter gratidão pelo conteúdo que você compartilhou, irá vê-lo como uma autoridade no assunto. 

6. Compartilhe tipos diferentes de conteúdos a cada etapa do funil de vendas

O funil de vendas é um modelo estratégico dividido por etapas para demonstrar toda a jornada de compra de um potencial cliente. 

Veja abaixo os tipos de conteúdo relevante que você pode compartilhar a cada etapa do Funil de Vendas: 

Topo de funil

Na primeira etapa do funil, o seu público é atraído pelo seu conteúdo através do aprendizado e descoberta que geram o reconhecimento de um problema.

Ou seja, ele tem uma dor ou uma ambição, mas ainda não sabe que tipo de produto ou serviço pode atendê-la. 

Nessa fase, produza artigos para blogs e redes sociais. 

Meio de funil

Na segunda etapa do funil, seu público já considera a compra de um serviço ou produto para o seu problema. Nessa fase, produza e-books, infográficos, vídeos e cursos gratuitos.

Fundo de funil

Na última etapa do funil, o seu público já considera comprar de você. Para isso, você precisa convencê-lo.

Nessa frase, pense em temas como: tutoriais, comparações de plataformas e produtos, relatos de clientes ou pesquisas de mercado. 

Produzir conteúdo de valor é a chave para o seu sucesso

O seu produto digital deve ser trabalhado com a produção de conteúdo de valor em todas as etapas da sua estratégia de marketing digital.

Existem diversos empreendedores concorrendo com você pela atenção das pessoas. O conteúdo de valor é uma das formas mais eficientes de vencer essa disputa!

Quando você ajuda uma pessoa a resolver o problema, as chances de ela comprarem de você no futuro aumentam.

Depois de dominar as estratégias de conteúdo de valor e de construção de audiência, a próxima etapa é investir em uma plataforma para hospedar seus produtos digitais e entregar a melhor experiência.

Com a HeroSpark, você pode hospedar e vender materiais que tenham conteúdo de valor para o seu público, como e-books, infográficos, entre outros.

Saiba mais sobre nossas soluções e comece agora mesmo a trajetória de sucesso do seu produto digital! 

Banner_blog_herospark
1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *