Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade !

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Tudo o que você precisa saber para criar seu curso de fotografia online

curso de fotografia

A fotografia vem passando por transformações significativas desde os anos 2000. Com o surgimento do digital, novos modelos de câmeras e novas possibilidades de fotografar surgiram e, com isso, veio também um grande aprendizado para todos. Se você quer saber tudo sobre como criar um curso de fotografia de sucesso, vem comigo!

Antes da fotografia digital, câmeras eram vistas pela maioria da população apenas como um meio de registrar momentos importantes. Mas, na maioria dos casos, eram vistas como artigos de luxo. Hoje existe uma facilidade muito maior em registrar qualquer momento. 

Seja da forma analógica ou digital, muitas pessoas têm dificuldade em fotografar bem por falta de conhecimento técnico. 

Se você tem esse conhecimento, que tal ter seu próprio curso de fotografia online e fazer disso o seu negócio digital? Muito empreendedores, inclusive, começam seus negócios como uma forma de renda extra e depois os transformam em empresas super lucrativas.

Já pensou em empreender com o conhecimento que você tem e impactar um grande número de pessoas? Continue lendo este artigo para saber mais como desenvolver esse projeto. 

A fotografia através do tempo

Se formos analisar a palavra “fotografia”, de maneira mais geral, significa “escrita com luz”. Sendo assim, a iluminação é super importante para uma boa foto. Atualmente com as câmeras digitais, os ajustes em relação a luz são muito mais fáceis, mas é preciso conhecimento técnico. 

Mas não se engane! Estou falando de digital como algo recente, mas as câmeras digitais não surgiram nos anos 2000. Elas apenas se popularizaram nesse período. Em 1975, o engenheiro elétrico americano Steve Sasson criou a primeira câmera digital na Kodak. Apesar disso, a Kodak era muito conhecida pelos filmes analógicos. Curioso, não?

Apesar da era digital, hoje as câmeras analógicas são sinônimo de estilo “retrô” e “vintage” e são bem valorizadas, como as Polaroids. A Polaroid é um exemplo de empresa do ramo da fotografia que soube se reinventar no mercado e continua tendo demanda de mercado, mesmo que para um grupo menor e mais seleto. 

Outro fator que mudou o comportamento das pessoas em relação a fotografia foram as redes sociais. Já falei da diversidade de aparelhos analógicos e digitais, mas é importante ressaltar também as câmeras em celulares e o alto número de postagem de fotos na internet. 

O Flickr surgiu em 2004 como um site de hospedagem e compartilhamento de fotos, mas foi com o Instagram que a fotografia se tornou algo mais do dia a dia. Isso também pelos smartphones estarem cada vez mais tecnológicos e com câmeras mais potentes. 

Após essa contextualização, vamos entender como essas transformações impactam nos cursos de fotografia online?

O cenário atual para a fotografia e o mercado de cursos 

O momento de crescimento do mercado de EAD, dos negócios digitais e o alto consumo de redes sociais como o Instagram é bastante propício para criar um curso de fotografia online. Principalmente, por cada vez mais pessoas buscarem ter um feed bonito para promoção pessoal ou profissional. 

No caso da promoção profissional, grande parte se deve ao empreendedorismo digital, no qual usa-se o Instagram e outras redes sociais como ferramenta de trabalho. 

Alguns profissionais que têm negócios digitais contam com uma equipe para auxiliá-los não somente com parte burocrática da gestão desse negócio, mas também com a produção do conteúdo. Outros precisam atuar por conta própria e realizar esse trabalho sozinhos.

Existem também aquelas pessoas que estão buscando se inserir no ramo da fotografia ou já participam e querem se aperfeiçoar. E esse público já demanda que necessidades diferentes sejam atendidas, certo?

Bem, aí que entra você com seu curso de fotografia online para ensinar esse públicos. Dependendo do seu nível de conhecimento ou das técnicas que você domina, você vai conseguir atender melhor um certo grupo de pessoas.

Por isso, você deve se perguntar sobre esses pontos para definir sobre o quê irá falar e para quem irá falar. Conceitos básicos de fotografia para iniciantes? Fotografia em casamentos? Ensaios em estúdio?

Independente do “tema” do curso, caso não seja para iniciantes, as noções básicas de fotografia estarão presentes. Mas, se o curso for sobre fotografia em casamentos, certamente você ensinará técnicas diferentes de ensaios em estúdios. Os dois ambientes têm iluminação, cenário e outros fatores internos e externos diferentes.

Mesmo assim, destaque o que você sabe ensinar melhor para que você tenha mais chances de se tornar uma referência e uma autoridade no assunto. Especifique o tema e não aborde de maneira geral, pois assim seu curso será apenas mais um no mercado. 

Por que criar um curso de fotografia online?

Ainda não está convencido de que, se você tem o conhecimento necessário, criar um curso de fotografia online é uma boa oportunidade?

Bem, então vamos explorar mais ainda esse mercado e entender outros motivos e benefícios para que você possa tomar essa decisão e começar com o seu projeto de curso online com segurança. 

Além de algumas oportunidades e motivos mais “óbvios” que citei, existe também a questão do custo geral com um curso de fotografia tradicional, que geralmente é presencial. E além de incluir o preço do curso, o custo com equipamentos – que não são baratos -, existe também o custo com deslocamento que deve ser considerado. 

Oferecer um curso de fotografia online pode ser muito vantajoso para o aluno nesse sentido, pois ele pode pesar na balança o custo com as duas modalidades e optar pela online. 

Também devemos considerar outro fator: fotografia não é acessível para todo mundo. Não é fácil encontrar um curso desses em um lugar muito remoto do Brasil, por exemplo. Mas, desde que haja um computador e internet de fácil acesso, essa barreira é quebrada. Sendo assim, você tem mais chances de atingir um número maior de pessoas. 

Com isso, mesmo que aprendendo o básico em um curso de fotografia online, o aluno se sentirá mais encorajado a treinar o que aprendeu na teoria. Afinal, do que adianta toda a técnica aprendida se não for colocada em prática para ir sendo aperfeiçoada?

Viu como é possível atuar com fotografia sem necessariamente ser fotógrafo? Mas como já foi dito nesse artigo, é preciso ter o conhecimento de um profissional para que você possa criar o seu curso de fotografia, ok?

Agora que você tem a ideia do seu projeto, é hora de dar os próximos passos! Qual tal descobrir o segredo dos cursos online que vendem milhões?

Se você ficou com alguma dúvida em relação a criação e lançamento do seu curso de fotografia online, deixe um comentário aqui embaixo e eu posso te ajudar! 

Até a próxima, herói.

Mais artigos para você

OBS Studio: como usar no seu negócio digital

De acordo com dados divulgados pela SEMRush, há 70% mais de chance das pessoas lembrarem da sua empresa depois de …

Como criar canal no Youtube

A maior plataforma de vídeos do mundo tem mais de 15 anos de existência. Aprender a criar um canal no …

Como fazer um plano de aula

Assim como a estratégia está por trás de todo negócio bem estruturado, o plano de aula é um dos fatores …

Storytelling: o que é e como usar?

Quem está à frente de um negócio, seja grande ou pequeno, sabe da luta contínua e diária para engajar o …

Backlinks: como e por que utilizar no seu site?

Backlinks são, simplesmente, links inseridos em uma página que podem levam o leitor a outra. Você pode usar tanto links …

Como criar um blog

Engajar o público é uma tarefa difícil, mas que rende ótimos frutos. Saber como criar um blog para a sua …