Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Erico Rocha: conheça o guru dos lançamentos

Homem de terno e gravata com foguete nas costas, mirado para as estrelas, simbolizando o sucesso dos lançamentos de Erico Rocha

Erico Rocha é um nome bastante conhecido do marketing digital. O pioneiro da técnica 6 em 7 tem uma história de muitos acertos. 

Por meio da sua dedicação em ensinar a Fórmula de Lançamento (FL) para pequenos empreendedores, possibilitou a transformação de alguns negócios, como o do Mairo Vergara, professor de inglês.

Relacionado aos princípios dessa técnica de vendas, Rocha propõe alguns conceitos de marketing que, normalmente, fogem do padrão, como o marketing direto em 2 passos.

Neste artigo, você lerá sobre a vida de Erico Rocha e que aprendizados, sobre marketing, podemos obter com ele. 

Erico Rocha e a sua técnica 6 em 7 

O brasiliense nascido em 1977, Erico Rocha, começou sua carreira como profissional da Tecnologia. Ele se formou na Universidade Federal de São Carlos e conseguiu um estágio em um banco de investimento, o JPMorgan, na Alemanha. 

Depois de efetivado, passou a atuar no desenvolvimento de um software de cálculo de preços de títulos públicos. 

Mais tarde, Erico se mudou para Londres, passando a ganhar mais ainda, mas não se sentia realizado, depois de 7 anos como prestador de serviço dessa grande empresa.

Ele pede demissão e resolve empreender, mas sem saber ainda que produto ou serviço iria comercializar. 

Até que, em 2009, ele abriu uma empresa que divulgava onde ocorriam os leilões de imóveis da cidade pela Internet. Era um gargalo que ele realmente conseguia resolver, ou seja, o produto era de qualidade.

 

O contato com o 6 em 7

O problema nesse modelo de negócio é que ele não conseguia fechar vendas, não tinha noção alguma de marketing. 

Então, navegando pelo Google, ele encontrou um curso semipresencial sobre o 6 em 7 e o adquiriu, com o Jeff Walker. Quando voltou ao Brasil fez exatamente o que aprendeu e faturou pelo menos R$ 100 mil em uma semana.

Depois de um tempo, motivado pela necessidade de ter mais projetos para gerenciar, Rocha decide ensinar marketing digital, por meio do Fórmula de Lançamento, tendo 53 alunos na sua primeira turma, todos empreendedores de pequenos negócios. 

Diferente do acesso a leilões de propriedades, a educação online, para ele é algo que transforma — além de que ele já ensinava o 6 em 7 para as pessoas próximas, naturalmente.

O empresário também realiza periodicamente o Mundo FL, um encontro online de 3 dias. Nesse evento, é feito um aprofundamento da FL com os empreendedores digitais faixa-preta, isto é, quem já faturou mais de R$ 2 milhões em um ano com lançamentos.

Além disso, ele tem uma empresa chamada Ignição Digital, que o auxilia nesse projeto do 6 em 7, e a Klickpages, de criação de páginas de venda e outros produtos. Ele gerencia esses negócios de Barcelona, onde vive hoje com a esposa e seus dois filhos.

 

Influência do livro “Trabalhe 4 Horas por Semana” sobre Erico Rocha 

Erico atribui sua virada de chave, para o empreendedorismo, ao livro “Trabalhe 4 Horas por Semana”, de Timothy Ferriss, um empreendedor e investidor anjo americano. 

A obra dá conselhos para quem quer trabalhar menos e produzir mais. Para isso, Ferriss relativiza o conceito de trabalhar 8 horas por dia, já que o que importa são os resultados; encoraja a troca de reuniões onerosas por trocas de mensagens, entre outras práticas.

Erico até concretiza esse aprendizado, quando passa a morar em Balneário Camboriú, perto da praia. Mas ainda não era o que ele buscava. Por isso, hoje ele tem mais projetos, faz encontros com os alunos e vive em uma cidade não tão calma quanto Balneário e nem tão agitada quanto Londres, onde morava.

 

Os tipos de cliente, segundo Erico Rocha

Seja lições autorais ou do seu guru do Six-Figures, Rocha ensina alguns princípios para que seus alunos cheguem ao 6 em 7. Um dos mais básicos é reconhecer os tipos de cliente.

67 headlines para páginas de vendas

 

CSM (Cliente Super Motivado)

É o cliente que já tem um certo grau de consciência, já sabendo que precisa do produto e, inclusive, procura pelo seu negócio, em específico. Ele só precisa, portanto, de uma oferta irresistível. 

Mas essa etapa é fácil, concorda? Quando é fácil, todo mundo faz. É aí que está a maior parte dos seus concorrentes. Na maioria das vezes, essa disputa é compensada pelo preço e você pode ter sua margem de lucro reduzida. 

A saída é buscar ativamente outro tipo de cliente.

 

CLM (Cliente Levemente Motivado)

É o indivíduo que também sabe que precisa do seu produto, porém não está procurando pelo seu produto, exatamente. 

Pela lógica, os CLM são muito mais numerosos e, de cara, a disputa por eles já é menor. Em consequência disso, você não compromete a sua margem de lucro.

E a desvantagem? Ele precisa ter interesse no seu produto. 

 

CNM (Cliente não-Motivado)

É o cliente tradicional de topo do funil de vendas: não tem interesse pelo seu produto e nem sabe do seu problema. 

Os CNM, em termos quantitativos, dominam o seu mercado, a concorrência é a mínima possível, mas o seu esforço para persuadi-lo será bem maior. 

Conhecer os tipos de cliente é importante para entender os perigos do “marketing de branding”. 

Essa é uma expressão que Erico usa para ilustrar o empreendedor digital que investe em tráfego pago com o objetivo de ser conhecido pelo maior número de pessoas para, a médio ou longo prazo, obter retorno. 

E por que essa estratégia não é a melhor? Por que, segundo ele, não há logística para entregar o produto (mesmo sendo digital) para todas as pessoas alcançadas.

Em alternativa, ele defende o marketing direto, que faz a venda em curto prazo. A resposta deve ser direta: se o cliente vai ou não comprar. Quando a resposta é negativa, a recompensa entra em ação, que pode ser um vídeo, um webinário, um ebook etc.

Os conhecimentos de Erico Rocha não vieram, tradicionalmente, dos campos de marketing e vendas. Sua necessidade de se sentir realizado profissionalmente o levou a estudar e validar seus conceitos por conta própria, até poder compartilhar a ‘receita de bolo do sucesso’ para os seus alunos, no formato de curso online.

 

 

Se você também quer realizar lançamentos de sucesso, conheça as ferramentas que a HeroSpark disponibiliza e aproveite!

 

 

pesquisa panorama dos negócios digitais

Mais artigos para você

StreamYard: como usar [passo a passo]

Você costuma fazer apresentações ao vivo? Então, precisa conhecer e aprender como usar o StreamYard. Essa plataforma tem uma versão …

Marketing digital: como funciona e estratégias infalíveis

Os avanços tecnológicos e a chegada da Internet possibilitaram a criação de novas estratégias. Dentre elas podemos citar o marketing …

Rede de display: o que é e como criar uma campanha?

Sabe aqueles anúncios que aparecem em formato de banner nas laterais, no rodapé ou no topo de sites, vídeos e …

Screencast: o que é e quais ferramentas usar

Você sabe o que é um screencast? Essa técnica pode ser extremamente útil para a sua estratégia de vídeos.  Os …

Lista de leads: o que é e 6 passos para montar

Uma das premissas básicas para obter sucesso no marketing digital é ter uma lista de leads qualificados. Este é um …

SEO para YouTube: 5 dicas para se destacar

Se você quer que seus vídeos tenham um ótimo desempenho, precisa investir em estratégias de SEO para YouTube. Isso porque …