Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade !

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


As 3 principais etapas do funil de vendas

etapas do funil de vendas

Uma das técnicas mais utilizadas e eficazes tanto para conversão de leads, quanto para organizar melhor as estratégias de captação de clientes, é o funil de vendas

 

Todas as etapas do funil de vendas são estruturadas com o intuito de alinhar uma empresa à jornada de compra do cliente, utilizando o inbound marketing, gatilhos e outras técnicas para obter êxito no objetivo final: a venda.

 

Mas o quanto você sabe de fato sobre o processo? No artigo de hoje você entenderá os detalhes de como funcionam exatamente as 3 etapas do funil de vendas:

O que é um funil de vendas?


Como disse no início do artigo, o funil de vendas é um compilado de estratégias utilizadas por uma empresa para acompanhar a jornada de compra do cliente desde o primeiro contato até a venda. 

 

Esse modelo geralmente é trabalhado em um conjunto entre as áreas de marketing e vendas, que se dividem entre produção de conteúdo, contato com o cliente, criação de campanhas, etc.  

 

É muito importante que você conheça seu público-alvo para saber de que forma abordá-lo e assim desenvolver o melhor funil de vendas para ele.

 

Conheça as 3 etapas do funil de vendas:

Topo do funil: a primeira etapa do funil de vendas

No topo do funil, o cliente tem o primeiro contato com a marca. 

 

Nessa etapa, que é conhecida como a etapa da “conscientização”, a forma como deve-se atrair o público é muito mais ampla que as outras. Isso porque serão pessoas que acabaram de conhecer a empresa e ainda não têm conhecimento do que ela oferece.

 

Para melhorar o entendimento, vou usar como exemplo uma empresa de produtos cosméticos. Para atrair mais clientes, essa empresa pode criar um blog com artigos variados sobre beleza, como: “5 dicas para cuidar da pele no verão” ou “As causas da queda de cabelo”. 

 

Vamos supor que uma pessoa que sofre com a queda de cabelo, geralmente pesquisa por esse tipo de conteúdo na internet. Logo, ela irá cair no blog dessa empresa e terá conhecimento sobre ela. Consequentemente, ao ler o conteúdo do artigo, ela pode descobrir que o problema por trás de sua queda de cabelo seja algum produto específico.

 

Então, agora ela descobriu que possui um problema graças ao artigo do blog da empresa de cosméticos. Mas ela poderia chegar a esse tipo de conteúdo através das redes sociais, por exemplo.

 

Por isso, investir em conteúdos informativos para diversos canais de comunicação e aplicar técnicas de SEO para blog, é de extrema importância para que o público saiba da existência de sua empresa.   

Meio do funil

Aqui, a pessoa já entendeu que possui um problema: ela utiliza um produto que lhe causa queda de cabelo; e agora, está disposta a buscar por uma solução: encontrar outro produto que interrompa essa queda de cabelo.

 

Essa pessoa tornou-se agora um cliente em potencial da empresa. O lead irá pesquisar por alternativas para solucionar seu problema em outras empresas, comparando-as para saber qual desempenha um melhor resultado.

 

Portanto, a missão da empresa de cosméticos nessa etapa é oferecer conteúdos mais específicos e completos, para mostrar a autoridade de sua marca no assunto.

 

Ela pode fazer isso da seguinte maneira: criar uma landing page oferecendo um ebook sobre “as soluções para a queda de cabelo”, e nele conter um tópico sobre um produto específico o qual a marca forneça. 

 

Para obter o ebook, o lead terá que preencher um formulário contendo dados como nome, e-mail e interesses em geral. Assim, a empresa aproxima-se cada vez mais do lead e conhece que tipo de pessoa busca por seus serviços.

 

Com os dados adquiridos dos leads, é possível entender o comportamento do seu público-alvo e assim, criar uma persona. Essa persona é importante para que você saiba onde deve direcionar seu esforço a fim de atrair clientes e evita atrair um público que não precisa da sua solução e não vai comprar seu produto.

Fundo do funil

Agora que o lead já conhece a empresa de cosméticos, o que ela oferece e como está disposta a solucionar o seu problema, chegou a hora de realizar uma abordagem mais direta.

 

O lead já está praticamente convicto de que o produto daquela empresa é o ideal para acabar com seu problema de queda de cabelo. 

 

Dessa forma, o que a empresa precisa fazer na etapa do fundo do funil é pegar aqueles dados que adquiriu com a landing page e estar sempre em contato com ele, enviando fluxos de e-mail por exemplo, mostrando a eficácia do produto para queda de cabelo, depoimentos de pessoas que utilizaram e tiveram um bom resultado, e até mesmo oferecer um desconto para a primeira compra.

 

Nessa etapa do funil de vendas, é essencial ter um atendente sempre disponível para esclarecer dúvidas e informações bem detalhadas em sua página, fornecendo as características do produto e assim, convencendo o lead a realizar a compra e enfim, tornando-se um cliente.

 

Contudo, o contato com o cliente não acaba por aqui. Existe também a etapa de pós-venda, que é quando a empresa precisa fidelizar sua clientela.

 

No pós-venda,  a empresa pode manter uma relação com o cliente enviando e-mails personalizados em datas comemorativas, oferecendo descontos e conteúdos exclusivos.

 

Isso garante uma boa imagem para a marca e como consequência, novos depoimentos de pessoas satisfeitas com o serviço.     

Como organizar o seu funil de vendas?

 


Agora que você já entendeu o funcionamento das etapas do funil de vendas, deve estar se perguntando: “mas como colocar tudo isso em prática?”

 

Existem várias plataformas digitais para organização de etapas funis de venda, portanto, hoje em dia, aplicar essa técnica em seu negócio não é nenhum segredo.

 

Porém, é preciso estar atento sobre qual plataforma apresenta as melhores funções para criar funis de venda eficientes que convertem. 

 

Busque sempre por plataformas completas já aprovadas no mercado, como o SparkFunnels: a ferramenta de criação de funis de venda totalmente gratuita criada pela Herospark.

 

Algumas funcionalidades do SparkFunnels são:

 

  • Acompanhamento de leads;
  • Base ilimitada de leads;
  • Automação de fluxo de e-mail marketing;
  • Templates de e-mail;
  • Suporte para exibição de webinars; 
  • Relatórios de métricas de cada etapa do funil;
  • Templates para landing pages com estruturas testadas e aprovadas.

 

Entendeu como funcionam as 3 etapas do funil de vendas? Agora invista em um para seu negócio, direcione suas vendas ao público certo, crie conteúdo de qualidade e tenha ótimos resultados! 

 

Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui embaixo nos comentários.

 

Até a próxima!

 

Mais artigos para você

O que é lead?

Leads são pessoas que, de certa forma, demonstraram algum tipo de interesse por um produto, serviço ou marca.   Pessoas …

O que é marketing?

Segundo a definição do dicionário, marketing é uma “estratégia empresarial de otimização de lucros por meio da adequação da produção …

Como fazer uma captação de leads de graça para o seu 6 em 7?

A captação de leads é uma forma ética e eficiente de conseguir dados das pessoas interessadas no seu negócio, o …

Como criar, lançar e vender um ebook incrível

Qual foi a última vez que você leu um ebook? Em tempos de transformação digital, mesmo os livros físicos têm …

Ferramentas para webinar – 5 dicas de gratuitas e pagas

Nos últimos anos a demanda por ferramentas para webinar vem crescendo muito. Essas ferramentas são aplicativos de vídeo conferência para …

Webinar como funciona e como criar o seu

A origem do termo “webinar” vem da junção de dois outros termos em inglês que são: Web e Seminar, que …