empreender com a herospark

Abrir um negócio requer, além de organização e dedicação, o desenvolvimento de estratégias a fim de entender como administrar uma empresa do jeito certo. Afinal, após a abertura do MEI, é muito comum surgirem questionamentos.

Nesse sentido, embora a conquista de um CNPJ seja um passo decisivo e importante no processo de formalização de uma empresa, esse momento pode vir acompanhado de inseguranças e muitos desafios. 

Pensando nisso, preparamos este guia completo com o intuito de ajudá-lo a aprender como administrar uma empresa. Ao finalizar sua leitura, você se sentirá mais seguro e, com certeza, terá as primeiras ideias para fazer o seu negócio ser um sucesso. 

 

8 passos para administrar uma pequena empresa

Administrar uma pequena empresa fica mais fácil quando você entende os passos que precisa seguir no seu dia a dia como empreendedor. Desse modo, listamos 8 etapas para ajudá-lo a administrar o seu negócio. Confira!

 

1. Realize um planejamento

O primeiro passo para entender como administrar uma empresa de forma eficiente é realizando um bom planejamento

Nesse sentido, alguns planejamentos que podem ser executados na sua empresa são:

Além disso, quando você mantém esse processo bem documentado, consequentemente fica mais fácil colocá-lo em prática. Para isso, utilize plataformas e ferramentas, como o Google Sheets, Google Apresentações, HeroSpark, entre outras. 

 

2. Faça uma pesquisa de mercado

Conhecer o mercado em que atua é essencial para um microempreendedor. Nesse quesito, entra em cena a pesquisa de mercado. Por meio dela, você irá entender vários pontos importantes para a administração da sua empresa, como: 

  • Comportamento do seu público-alvo e persona;
  • Vantagem competitiva;
  • Novas tendências do mercado;
  • Demandas ainda não atendidas na sua área;
  • O quanto o consumidor está disposto a pagar pelo seu produto;
  • Entre outros.

 

3. Cuide da saúde financeira da empresa

A saúde financeira da sua empresa precisa ser constantemente monitorada. Por isso, é preciso ficar atento aos gastos mensais, investimentos e lucros a fim de evitar a falência da empresa e prejuízos financeiros. 

Nesse sentido, monte uma planilha para controlar as finanças da sua empresa e procure, ao máximo, não misturá-las com as finanças pessoais. O ideal é optar pela contratação de um contador e abrir uma conta para pessoa jurídica no seu banco.

 

4. Organize sua rotina

A vida de um empreendedor, seja ele iniciante ou não, será sempre corrida e muito ocupada. Sendo assim, se você não organizar sua rotina, as tarefas podem se acumular, gerando um estresse desnecessário. 

Por isso, um dos primeiros pontos para compreender como administrar uma empresa reside na necessidade de manter-se organizado. Logo, não importa se você vai usar uma agenda física, um planner ou o próprio Google Calendar. O importante é criar o hábito de manter suas tarefas sempre organizadas. 

 

5. Contrate um freelancer para ajudá-lo

Como citamos, a vida de um empreendedor costuma ser muito ocupada e, às vezes, atribulada. Por isso, é essencial delegar algumas tarefas. 

Uma boa opção para auxiliá-lo, que exige pouco investimento inicial, é a contratação de freelancers. Alguns profissionais que podem agregar muito ao seu negócio são: 

  • Contadores;
  • Social Media;
  • Redatores;
  • Profissionais de marketing digital;
  • Web designer;
  • Desenvolvedor.

Para isso, você pode recorrer a plataformas de freelancers ou entrar em contato com profissionais que atuam de forma autônoma, por exemplo. 

 

6. Invista em uma boa estratégia de marketing digital

O investimento em uma boa estratégia de marketing digital é crucial para atrair os leads qualificados que, posteriormente, se tornarão clientes fiéis. 

Desse modo, garantir uma boa presença digital irá impulsionar os negócios da sua empresa e estreitar o seu relacionamento com o público-alvo. 

Quanto mais cedo você investe nessa área, maiores são as chances de colher rapidamente resultados positivos. Portanto, algumas estratégias nas quais você pode investir são: 

No vídeo abaixo, você aprende a criar uma estratégia de marketing altamente lucrativa para o seu negócio. Veja só!

7. Mantenha um bom relacionamento com seus clientes

Ter uma boa relação com os clientes é a chave para um negócio crescer, pois estudos comprovam que é mais caro conquistar novos clientes do que manter os fiéis

Portanto, procure adotar uma postura de escuta, entender quais são as demandas dos seus clientes e estar cada vez mais próximo deles.

Nesse sentido, investir em uma estratégia de satisfação do cliente pode ser um caminho para alcançar os melhores resultados no seu pós-venda. Assim, suas chances de conseguir novos clientes por meio de indicações também aumentam. 

 

8. Mantenha tudo regularizado desde o início

Abrir o MEI é o primeiro passo para manter sua empresa regularizada. Contudo, você ainda precisa se atentar ao pagamento do DAS, imposto de renda… Isto é, manter as contas em dia a fim de evitar a inadimplência da sua empresa. 

Infelizmente, a inadimplência tem aumentado entre as pequenas empresas. No entanto, como esse ponto é essencial para a saúde financeira do seu negócio, então vale a pena cuidar para que tudo esteja o mais regularizado possível.

Viu que entender como administrar uma empresa é um processo? Neste tempo, você irá errar e acertar muitas vezes. Mas tenha em mente que, com o passar do tempo e ao adquirir experiência, a gestão da sua empresa se tornará menos complicada e você saberá lidar com os obstáculos da vida empreendedora. 

Nesse sentido, para colher os melhores resultados, é preciso continuar sempre estudando e se mantendo atualizado. Por isso, saiba que temos uma ferramenta completa e gratuita para que você possa conhecer e estudar a sua concorrência. 

Com essa ferramenta da HeroSpark, fica mais fácil aprender com as forças e fraquezas dos seus concorrentes e sair na frente deles, sem cometer os mesmos erros e aprimorando os seus acertos. Portanto, bons estudos!

vender cursos online herospark

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *