Filme da Barbie: 4 estratégias de marketing e como aplicar

filme da barbie marketing
Já faturou acima de 50 mil reais no digital?

Nas últimas semanas, o filme da Barbie e o marketing são dois fenômenos que têm andado de mãos dadas e que parecem inseparáveis.

Sim, você pode até não gostar da Barbie, mas com certeza algo sobre o lançamento desse filme, que ocorre no dia 20 de julho de 2023, já chegou até você.

Isso porque as estratégias de marketing adotadas para divulgação desse longa estão a todo vapor, movimentando, inclusive, as redes sociais de milhões de usuários.

A boa notícia é que dá para encarar esse fenômeno como um case de sucesso e, dessa forma, aplicar alguns pontos do marketing do filme da Barbie no seu negócio!

Portanto, continue a leitura para descobrir quais são essas estratégias e como aplicá-las na sua marca!

1. Reconhecimento da marca pela cor

O branding forte da Barbie foi construído ao longo de seus mais de 60 anos, associando a marca sempre a um tom específico da cor rosa.

Por isso, ainda que alguma campanha ou produto não contenha o nome “Barbie” ou a imagem da boneca, automaticamente as pessoas já associam a ela somente pela cor.

Inclusive, não é incomum as pessoas verem algo rosa, que muitas vezes nem é de algum produto da marca, e inconscientemente fazerem a associação.

Aproveitando essa construção sólida do branding, a marca explorou bastante (e de forma inteligente e estratégica) a cor durante a divulgação do filme.

Durante a divulgação do longa, em abril, por exemplo, os atores Ryan Gosling e Margot Robbie apareceram no tapete vermelho utilizando peças de roupa no tom rosa.

E esse fenômeno dá duas grandes dicas para você e o seu negócio:

  1. A importância de trabalhar o seu branding, tornando-o único e reconhecível por meio de um simples detalhe, seja uma cor ou uma letra, por exemplo.
  2. Durante o lançamento de produtos ou serviços, saiba explorar o seu branding nos mínimos detalhes, ainda que esses te pareçam desnecessários.

2. Gatilho da curiosidade  

No filme da Barbie, o marketing também esteve a serviço do gatilho da curiosidade. Desde o momento em que foi anunciado que haveria o longa, começaram as especulações sobre quais atores fariam parte do elenco.

E, aos poucos, o nome de possíveis celebridades saía, o que despertou a curiosidade dos apaixonados (ou não) pela Barbie para saber quais estrelas fariam parte do longa. E, vale dizer, que a especulação movimentou a internet!

copy com chat gpt , herocreator

Além disso, o gatilho da curiosidade foi trabalhado durante o vazamento de algumas imagens de bastidores, o que aguçou ainda mais a vontade do público em acompanhar toda essa narrativa envolvente.

Isso significa que, quando você for fazer um lançamento, também é importante acionar alguns gatilhos mentais, incluindo o da curiosidade. Essa é uma forma de criar uma narrativa e tornar o público engajado com a sua marca.

3. Inteligência artificial e interação nas redes sociais

Não é novidade para ninguém que a inteligência artificial está em alta, seja por meio de ferramentas de geração de texto, imagens e sons, pela realidade virtual, entre outros.

Nesse cenário, para surfar na onda e aproveitar os recursos que a IA pode oferecer, o filme da Barbie criou uma ferramenta de inteligência artificial para que as pessoas pudessem gerar um post do filme com a sua própria foto.

Em seguida, o usuário era estimulado a compartilhar esse post nas redes sociais.

Anônimos e famosos entraram na brincadeira e o resultado foi um mar de posts com a temática do filme da Barbie nas redes sociais, virando uma trend.

Isso ensina para os empreendedores de plantão que as ações de marketing estão cada vez mais indissociáveis das mídias sociais e da IA também.

Portanto, na hora de criar estratégias para o seu negócio, é importante levar em consideração esses dois recursos.

4. Parcerias com várias marcas e marketing de nostalgia

Estabelecer parcerias é uma via de mão dupla e importante para a manutenção dos negócios. Nesse cenário, o lançamento do filme da Barbie promoveu diversas parcerias entre essa e outras marcas, como:

  • Parceria com a Forever 21 para o lançamento de roupas em loja física e replicação no mundo virtual do Roblox.
  • Parceria com a XboX com o lançamento de carros para o game Forza Horizon 5, conjunto de controles personalizáveis e coleção de bonecas.
  • Parceria com a Airbnb com a criação de uma casa da Barbie em tamanho real na praia de Malibu para ser alugada.
  • Colaboração com inúmeras marcas para o lançamento de produtos diversos, como roupas, maquiagem, sapatos, cosméticos, acessórios, etc.  

O que chama muita atenção nessas parcerias é que boa parte dos produtos atuais da Barbie são direcionados para o público adulto, que foram as crianças do passado.

Portanto, há um trabalho voltado também para o marketing de nostalgia.

Então, aqui vão mais algumas lições para o seu negócio:

  1. Invista em boas parcerias, com marcas que conversem com o seu negócio e que dividam o mesmo público-alvo.
  2. Em suas estratégias de marketing, se encontrar oportunidades, acione o marketing de nostalgia, explorando épocas que foram memoráveis e que podem despertar o interesse de quem viveu e também de quem não chegou a viver o período.

Assim, seguindo todas essas dicas do filme da Barbie, o marketing do seu negócio tende a bombar e o seu negócio a crescer!E para te orientar ainda mais nas suas ações, disponibilizamos gratuitamente o nosso Kit de Marketing Digital. Um pacote completo para criar produtos digitais e estratégias para redes sociais. Baixe gratuitamente!

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *