Gestor de e-mail marketing: o que faz, quanto ganha e 6 dicas para se destacar!

Gestor de e-mail marketing: o que faz, quanto ganha e 6 dicas para se destacar!
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

O trabalho de um gestor de e-mail marketing é importante para dar a conhecer o produto ou serviço de um negócio aos clientes e impulsioná-los durante a jornada de compra.

Por esses motivos, é preciso segmentar bem os e-mails e montar uma estratégia cuidadosamente planejada para que cada cliente receba uma informação que faça sentido para a sua etapa no funil de vendas.

Nesse sentido, a tarefa de um gestor de e-mail marketing é montar uma estratégia assertiva que contemple diferentes conteúdos, recursos e objetivos para chegar a todos os leads.

Por isso, neste conteúdo, vamos apresentar dicas para que quem deseja se tornar esse profissional execute um bom trabalho e obtenha sucesso no mercado digital. Boa leitura!

A HeroSpark conta com diversos recursos para e-mail marketing, como disparo automático e templates pré-prontos. Cadastre-se na plataforma para fazer uma boa gestão de e-mail!

O que faz um gestor de e-mail marketing?

O gestor de e-mail marketing é o responsável por planejar, acompanhar e avaliar o desempenho das campanhas de e-mail marketing de uma empresa.

Como as ações de e-mail marketing são essenciais para a comunicação entre empresa e cliente, muitos negócios procuram um profissional para cuidar exclusivamente desta área.

Afinal, se os conteúdos divulgados nas newsletters não nutrirem os leads com informações que correspondam à sua etapa na jornada de compras, é natural que os clientes encarem os e-mails como spam.

Nesse sentido, para potencializar ao máximo os resultados com as campanhas, um gestor de e-mail marketing é responsável pelas seguintes funções:

Segmentar as campanhas

Um gestor sabe que não deve enviar o mesmo e-mail a todos os leads. Pelo contrário: é preciso personalizar os conteúdos e as ofertas que vão aparecer nos e-mails para que correspondam às demandas dos clientes. 

Com um mailing de clientes bem montado, é possível fazer listas de categorização de leads para adaptar os conteúdos com gatilhos e sensos de urgência diferenciados. 

Para tal, o analista deve dominar as ferramentas de e-mail marketing.

Configurar as campanhas

Além de recomendar uma ferramenta de automação, o gestor de e-mail marketing deve fazer outros processos inerentes à configuração de um e-mail:

  • Criar templates para os e-mails;
  • Fazer a higiene da lista;
  • Programar os disparos dos e-mails;
  • Rever a copy publicitária do e-mail;
  • Entre outros.

Criar uma estratégia de nutrição de leads

Tendo à mão um mailing de clientes atualizado, o gestor de e-mail marketing deve criar uma estratégia de nutrição de leads.

Com a ajuda de ferramentas de automação, é possível criar mensagens personalizadas e programadas com conteúdos relevantes. 

O objetivo é nutrir o lead com informações que o vão impulsionar a concluir a jornada de compra e manter-se fiel à empresa.

Um gestor de e-mail marketing também deve fazer o envio de newsletters, para dar difusão aos novos conteúdos e lançamentos da empresa, e e-mails promocionais, para aqueles clientes que demonstraram interesse nas suas soluções. 

Analisar as métricas

Monitorar os resultados das campanhas é uma das etapas mais importantes do trabalho de um gestor de e-mail marketing.

Afinal, quando se observa alguns dados importantes sobre o comportamento do cliente em relação aos conteúdos, é possível perceber pontos fortes e pontos de melhoria.

Assim, o gestor deve estar atento a métricas como:

  • Taxa de entrega;
  • Taxa de abertura;
  • Taxa de clique;
  • Taxa de conversão;
  • Taxa de crescimento e inativação da lista, entre outras.

Quanto ganha um profissional de e-mail marketing?

Um gestor de e-mail marketing pode ganhar aproximadamente R$3.257, de acordo com dados da GlassDoor. 

No entanto, este valor pode variar em função da modalidade de contratação (freelancer ou CLT) e da dimensão da empresa para a qual o gestor vai trabalhar.

Quais habilidades e competências um gestor de e-mail marketing precisa ter?

  • Bom domínio da comunicação escrita, com copys e frases publicitárias adequadas;
  • Análise de dados apurada, com relatórios detalhados e boa capacidade de aprendizagem com os resultados;
  • Domínio de ferramentas de automação de e-mail marketing;
  • Agilidade e capacidade de adaptação ao ritmo da empresa.

Como fazer uma boa gestão de e-mail marketing?

Um bom gestor de e-mail marketing não deve apenas ter as habilidades e competências apresentadas acima. É preciso colocá-las em prática e ter foco nos resultados. Ou seja:

  • Gerar conversões;
  • Aumentar o mailing list com novos leads;
  • Educar o cliente sobre o produto ou serviço da empresa.

No caso de um gestor que trabalhe para um negócio focado na venda de infoprodutos, é ainda mais importante fazer uma gestão exemplar da estratégia de e-mail marketing.

Afinal, um infoprodutor deve dar o exemplo quando o assunto é criar estratégias de marketing digital efetivas, não é mesmo?

copy com chat gpt , herocreator

Assim, para te ajudar, separamos algumas dicas importantes para se fazer uma boa gestão de e-mail marketing. Confira!

1. Faça um mailing list bem segmentado

Como dito anteriormente, o gestor deve montar listas com as informações sobre os leads e agrupá-las em categorias ou tags.

O objetivo é compreender as expectativas de cada grupo de clientes e as informações sobre o seu negócio que eles precisam receber. Tudo isso de acordo com a etapa de compra no funil de vendas em que cada cliente se encontra. 

Em suma: disparar as campanhas de e-mail em massa sem uma análise prévia do perfil dos leads é correr riscos de ir parar na caixa de Spam!

Para fazer este mailing list segmentado, considere:

  • As personas do seu negócio;
  • As etapas do funil de vendas do seu produto;
  • O tipo de e-mail que pretende enviar;
  • As informações que não podem faltar;
  • Entre outros detalhes.

Para poupar tempo e trabalho, é bom incluir no formulário de leads, localizado na landing page, as informações relevantes para segmentar as suas futuras campanhas.

2. Ofereça conteúdo de qualidade aos seus leads

Invista em materiais que agreguem valor aos leads e que façam com que eles enxerguem o verdadeiro valor do seu produto. 

Vale dizer que, tão importante quanto a qualidade do conteúdo que você vai entregar, é a diversificação dos recursos. Ou seja, convém investir em:

Você pode testar recursos e conteúdos diferentes de acordo com as categorias dos clientes que compõem o seu mailing list.

3. Fique atento a cada elemento do e-mail

Desde as copys que estão incluídas no seu texto até as CTAs, analise a importância estratégica de cada um dos elementos que compõem o seu e-mail.

Um gestor de e-mail marketing deve ter este olhar analítico e priorizar as combinações que despertem mais senso de urgência no cliente.

Eis os elementos que você deve analisar bem antes de apertar o botão de “Disparar e-mail”:

  • Linha de assunto objetiva; 
  • Conteúdo objetivo e de fácil leitura;
  • Imagem em sintonia com o texto;
  • CTA que chame a atenção; 
  • Página de destino que leve o cliente a cumprir a CTA. 

4. Priorize os testes A/B

Os testes A/B são um método de avaliação que compara os resultados de duas versões de quaisquer produtos digitais.

O objetivo é verificar qual versão tem melhores resultados: mais especificamente, que trazem mais tráfego e possuem uma maior taxa de conversão.

Um gestor de e-mail marketing deve fazer testes A/B de vários elementos do e-mail para observar o seu impacto nas métricas.

Mas, atenção: faça testes A/B de um elemento por vez. Afinal, se você testar dois e-mails que possuem imagem + CTA + link diferentes, como você vai saber o quanto cada um desses elementos impactou no resultado da sua campanha?

5. Acompanhe as métricas

Já falamos que um bom gestor de e-mail marketing precisa ser analítico e focado nos resultados, certo?

Ou seja, não basta ser criativo para pensar em linhas editoriais interessantes para os seus leads segmentados, você tem que ter uma boa capacidade de analisar dados.

É importante estar alinhado com os gestores da empresa quanto aos objetivos que se pretende atingir em cada período. Sem esse norte é impossível saber as metas que as suas campanhas devem atingir.

Cabe destacar que, ao analisar as métricas, você vai saber se está no caminho certo ou quais detalhes das campanhas você deve otimizar.

6. Escolha uma boa ferramenta de e-mail marketing

Uma ferramenta de automação de e-mail marketing é indispensável para que o gestor possa fazer um bom trabalho.

Nesse sentido, escolha uma ferramenta que te permita:

  • Automatizar a segmentação de leads;
  • Customizar os e-mails;
  • Programar o disparo de e-mails ilimitados;
  • Analisar as métricas das campanhas; 
  • Montar um funil de vendas, e muito mais.

O objetivo é que o trabalho do gestor de e-mail marketing faça uma diferença ainda maior nas conversões da empresa e na fidelização de clientes.

Por isso, nós recomendamos a ferramenta de e-mail marketing da HeroSpark. Com ela você ainda tem acesso a funis personalizados e hospedagem e venda do seu infoproduto.

Crie agora mesmo uma conta na HeroSpark e veja a diferença não só nas suas campanhas de e-mail marketing, mas nas suas vendas em geral!

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *