O que é Marketing Online? Aprenda tudo sobre essa estratégia!

marketing online

O Marketing Online é a estratégia mais poderosa para quem deseja escalar seus negócios, alcançando diversos públicos e potencializando vendas.

Mas você sabia que muitos empreendedores ainda não aproveitam o potencial dessa ferramenta? E estão perdendo oportunidades de negócios por não conhecerem  mais sobre ela?

Por isso, neste artigo, vamos detalhar absolutamente tudo sobre o Marketing Online destacando o que é, seus principais recursos e estratégias para impulsionar resultados. Não quer perder nada sobre o assunto? Então continue a leitura!

O que é Marketing Online? 

Marketing Online ou Digital é um conjunto de ações que tem por objetivo realizar a promoção de produtos e serviços no ambiente digital.

Nesse processo são utilizados diversos recursos para divulgar e vender produtos online, inclusive com a hospedagem digital em páginas de vendas. Isso permite que diversos clientes em potencial possam achar esses produtos enquanto realizam buscas na internet.

Vale dizer que, segundo uma pesquisa realizada pela Hootsuite e publicada no Datareportal,  aproximadamente 5 bilhões de pessoas são usuárias da internet.

Isso significa que existem bilhões de potenciais clientes ao redor do mundo, o que possibilita escalar os negócios que marcam presença no digital. 

Além disso, no Marketing Online, o cliente ocupa o centro da estratégia, sendo nutrido com informações que apresentem a relevância de um produto que soluciona a dor dele.

Para isso, o Marketing Online se utiliza de diversos recursos, como:

  • Criação de uma persona;
  • Funil de vendas;
  • Segmentação de leads com auxílio de landing page;
  • Utilização de CTA;
  • Construção de um fluxo de nutrição;
  • Entre outros. 

Mais a frente iremos detalhar um pouco mais sobre as principais estratégias do Marketing Online. Mas confira logo a seguir quais são as vantagens de utilizar esse conjunto de ações para alavancar suas vendas. 

Quais são as vantagens de investir no Marketing Online?

Realizar ações de Marketing Online deve estar no topo das iniciativas de empreendedores que desejam escalar os resultados.

Por isso, listamos algumas das principais vantagens que essas ações podem lhe oferecer, veja:

  • Engajamento: o Marketing Online possibilita que as marcas possam ter um contato mais pessoal com com seus clientes em potencial, podendo criar um fluxo de conteúdos que introduzam esses leads em uma jornada de compra. 
  • Análise de resultados: uma das principais vantagens do Marketing Online é a utilização das ferramentas digitais, pois a maior parte delas gera relatórios e dados mensuráveis que possibilitam acompanhar os resultados com maior eficiência.
  • Otimização da estratégia: a partir da análise de métricas, é possível também otimizar as estratégias de divulgação e vendas, tornando tudo mais eficiente.
  • Escalabilidade: como já ressaltamos no início, o mercado digital é uma ótima oportunidade porque pode alcançar um grande número de pessoas. Por isso, podemos dizer que é um modelo de negócio com alta escalabilidade. 

Além disso, investir nessa estratégia também pode garantir uma economia, pois, dependendo do público que você deseja alcançar, os meios digitais podem substituir a necessidade de um ambiente físico para vendas. 

Outro benefício do Marketing Online é a possibilidade de gerar vínculos com os leads por meio das interações nas redes. Isso aumenta a chance de novas compras e fidelização dos clientes. 

Inclusive, vale a pena investir em um bom curso de marketing digital para se aprofundar ainda mais nas estratégias de Marketing Online.

Quais são as principais estratégias do Marketing Online?

A definição de estratégia tem a ver com ação coordenada. Sendo assim, quando falamos de estratégias no Marketing Online, estamos nos referindo a recursos que, juntos, podem resultar em uma maior eficiência na divulgação e venda.

Listamos abaixo algumas das principais ações utilizadas nesse tipo de Marketing, incluindo recursos de todas as fases da jornada de compra. Confira:

Marketing de Conteúdo

Todos os dias diversas pessoas buscam soluções para suas dores no digital, seja em busca de um produto ou serviço. E para captá-las e direcioná-las para dentro do funil de vendas, é necessário construir algo atrativo, até porque a internet está cheia de ofertas.

Por isso, uma das principais estratégias utilizadas no Marketing Online é o Marketing de Conteúdo. As ações de conteúdo estão voltadas para captação e nutrição dos leads, por meio da construção de material rico de interesse do público-alvo.

Conceitualmente, o Marketing de Conteúdo tem como objetivo apresentar os serviços e produtos no formato de soluções e não simplesmente como mercadorias. E isso é feito por meio do encantamento da audiência e de informações compartilhadas por meio de:

  • Blog posts;
  • E-books;
  • Infográficos;
  • Webinars, etc.

E-mail marketing

Outro formato de nutrição muito utilizado no Marketing Online são os disparos de e-mail marketing. Eles seguem um fluxo de envios que também entrega conteúdos de interesse dos leads.

Nesse sentido, ele pode ser utilizado tanto para a divulgação e venda, quanto para fortalecer o vínculo do cliente com a marca.

Uma das grandes vantagens do uso do e-mail marketing no Marketing Online é o fato de esse ser um canal direto, o que proporciona uma mensagem mais personalizada para clientes em potencial.

Entre os principais modelos de e-mail marketing que podem ser utilizados em uma estratégia de Marketing Online, podemos citar:

  • E-mails transacionais;
  • E-mails promocionais;
  • E-mails sazonais;
  • E-mails de boas-vindas;
  • Newsletter.

Mas você deve estar se perguntando como é possível enviar esses e-mail, não é mesmo? Para isso, é necessário construir uma lista de contatos e, de preferência, segmentá-los para enviar mensagens assertivas. 

Uma estratégia aliada na construção de e-mail marketing é o uso de landing page para captação de contatos. Ao oferecer algum benefício em troca de dados, como um endereço de e-mail, você também recebe a autorização para iniciar um contato com aquele lead.

SEO

Sabe quando realizamos uma busca no Google? Você já se perguntou o que define a ordem das informações que são encontradas lá?

Pois é, elas não são aleatórias. O que define quais os resultados aparecem primeiro no motor de busca são os algoritmos da plataforma, que possuem métricas para mensurar pontos de qualidade e entregar os melhores conteúdos aos usuários. 

Isso significa que, quanto melhor for o conteúdo, mais bem posicionado e mais relevante ele se torna, gerando assim mais cliques de acesso e aumentando o tráfego de uma página.

Mas sabia que é possível dialogar com o motor de busca por meio de conteúdos otimizados que seguem os padrões de sua análise?

Isso se chama estratégia de SEO, ou Search Engine Optimization, em português isso significa otimização de motor ou mecanismo de busca

Com ele, é possível criar textos que seguem os requisitos de qualidade das plataformas e facilitar o acesso dos seus clientes em potencial ao seu conteúdo.

Marketing de Influência 

No marketing tradicional, também conhecido como Marketing Offline, a contratação de pessoas famosas é utilizada para alavancar vendas há muitas décadas. 

E com o fortalecimento do Marketing Online surgiu também uma técnica semelhante, mas com um jeito mais orgânico de se comunicar com a audiência, o chamado Marketing de Influência. 

Por meio dele, pessoas consideradas autoridades digitais em algum segmento utilizam o engajamento do público para divulgar produtos e serviços. Essa estratégia pode ser utilizada para construir uma base de leads ou ampliar o público. 

No entanto, além de ter cuidado para não atrelar a marca a ações negativas do profissional, também é importante saber se a audiência do influenciador é de fato formada por clientes em potencial do seu negócio. 

Inbound Marketing 

Quando falamos de estratégias como Marketing de Conteúdo e uso de recursos como e-mail marketing e landing pages estamos nos referindo a modelos de comunicação nos quais o interesse está voltado para entender os leads cada vez mais.

E pensando assim, uma das principais estratégias que reforçam essa busca é o chamado Inbound Marketing, também conhecido como Marketing de Atração.

Por meio dele, é possível trazer um cliente em potencial para perto de sua marca entendendo que tipo de solução faz mais sentido para ele.

Entre as principais características de Inbound Marketing utilizadas no Marketing Online, podemos destacar a personalização dos conteúdos e a busca pelo engajamento do público através do funil de vendas.

Como criar uma estratégia de Marketing Online para o seu negócio?

Agora que você já sabe quais são os principais recursos de uma ação de Marketing Online, deve estar se perguntando como é possível construir uma estratégia nesse modelo de marketing, certo?

Para você gabaritar essa jornada, montamos um passo a passo rápido com 5 pontos importantes para levar em consideração na hora de investir no Marketing Online. Confira!

1. Defina os seus objetivos

O primeiro passo para uma estratégia de Marketing Online ser bem sucedida envolve planejamento, pois é nessa etapa que os objetivos devem ser definidos.

Ao estipular um objetivo, é necessário estabelecer de maneira clara o caminho que sua ação deseja percorrer e o destino a ser alcançado.

Isso permite que os resultados sejam mensurados mais facilmente e, dessa forma, eles podem ser otimizados e redirecionados, caso seja necessário.

Entre os principais exemplos de objetivos traçados no Marketing Online, podemos citar:

  • Reconhecimento da marca;
  • Construção de uma base de leads;
  • Escalabilidade das vendas em um determinado canal;
  • Aumento do engajamento da sua audiência;
  • Criação de mais canais de interação e suporte aos clientes. 

2. Construa a sua persona

Falamos muito sobre como é importante conhecer a dor ou as necessidades dos seus clientes em potencial, mas você pode se perguntar como é possível chegar a esse nível de personalização do conteúdo, não é mesmo?

No Marketing Online, essa personalização é resultado de pesquisas de mercado e conhecimento do público-alvo. 

Existem métodos e ferramentas online que ajudam a traçar esse perfil, mas é necessário que você tenha informações que ajudem na geração de persona.

Para quem não sabe, uma persona é um personagem semificticio que ajuda a dar rosto e personalidade ao seu público, mas tudo isso concentrado no perfil único que carrega suas principais características e hábitos de consumo.

3. Defina as métricas

Lá no começo falamos sobre a definição de objetivos e metas a serem alcançadas para o sucesso de uma estratégia de Marketing Online, certo? Mas para saber se tudo está correndo como planejado, é necessário estabelecer métricas.

As métricas são indicadores que, a partir de amostra das ações, podem mostrar um panorama e orientar caso tenha a necessidade de otimizar a estratégia.

Por exemplo: é necessário estabelecer prazos para que as ações sejam realizadas e mensurar o retorno que cada uma delas oferece. 

Além da vantagem de mensurar os resultados, as métricas também auxiliam na execução em tempo hábil, evitando desgaste e desperdício de recursos. 

4. Acompanhe os resultados

Mas para realizar o acompanhamento dessas métricas, é necessário conhecer os recursos de acompanhamento de resultados das ações de Marketing Online.

Um dos principais recursos utilizados para esse acompanhamento é o Google Analytics, que pode, por exemplo, mostrar um panorama do tráfego direcionado para os conteúdos.

5. Utilize as redes sociais a seu favor 

Quando falamos sobre internet, com certeza o que vem à cabeça de muitas pessoas são as redes sociais. Isso porque, boa parte delas passam muito tempo interagindo nesses canais.

Por isso, podemos dizer que esse é um dos melhores ambientes para estabelecer vínculo com seu público-alvo e fortalecer uma estratégia de Marketing Online. 

Principalmente porque, além de facilitar essa interação, as redes sociais também possuem mecanismos próprios para realizar análises, que ajudam a saber, por exemplo, sobre a taxa de cliques e quais os tipos de conteúdos as pessoas mais consomem. 

Quais ferramentas utilizar em uma estratégia de Marketing Online? 

Para colocar o Marketing Online em ação, é possível contar com o suporte de ferramentas para todas as etapas. Elas incluem recursos que vão desde a otimização de textos para motores de busca até a mensuração de resultados e acompanhamento das métricas. 

Separamos abaixo algumas das principais ferramentas para potencializar o seu Marketing Online, confira:

1. Ferramenta de coleta de dados 

As ferramentas de coleta e análise de dados são aquelas que possibilitam acompanhar e mensurar as ações do Marketing Online.

São plataformas que apresentam funcionalidades que apontam indicadores para acompanhamento de campanhas, como:

  • Google Analytics;
  • SimilarWeb;
  • Cloudfare, etc.

Geralmente, essas ferramentas podem ser integradas com os diversos canais incluídos na estratégia de Marketing Online, como redes sociais e blogs. 

No caso do Google Analytics, por exemplo, é possível acompanhar tudo por uma página personalizada e baixar relatórios de desempenho.

2. Ferramenta de gerenciamento de redes sociais

Como já foi explicado, as redes sociais ocupam um lugar muito importante para alcançar os objetivos no Marketing Online. Isso porque são canais de interação com o público e um ponto de engajamento recorrente.

Por isso, é importante otimizar o gerenciamento das redes, o que pode ser feito por meio de ferramentas como o mLabs e Hootsuite.  

3. Ferramenta de SEO

Lembra que falamos sobre a importância do SEO para aumentar as chances de tráfego direcionado para seus conteúdos? 

Pois é, existem ferramentas que podem lhe ajudar nessa jornada, como, por exemplo:

  • Ubersuggest;
  • SEMrush;
  • Google Keyword.

Entre as várias funcionalidades, elas podem auxiliar na identificação de boas oportunidades de conteúdos por meio de estudo de palavras-chave e monitoramento da concorrência. 

4. Ferramenta de automação de Marketing Online 

Quando falamos em automação de marketing, estamos nos referindo a recursos e ferramentas que podem agilizar as tarefas por meio da digitalização.

Uma das vantagens desse modelo de recurso é que, ao automatizar os processos, passam a ocorrer menos erros no processo e sua otimização é mais fácil e rápida. 

As ferramentas de automação de marketing podem ter ações separadas, como:

  • Envio de e-mail marketing;
  • Ferramenta de criação de landing pages;
  • Criação de campanhas;
  • Automação de funil de vendas.

Algumas plataformas oferecem integração entre si, mas o ideal é buscar por opções que concentrem todos os recursos em um único ambiente, o que facilita a gestão e acompanhamento dos resultados. 

E nós temos uma dica de plataforma completa que reúne tudo isso em um só lugar e pode facilitar a automação do seu Marketing Online. Quer saber qual é?

A HeroSpark! Com ela, você encontra tudo o que precisa para impulsionar sua estratégia no digital. São recursos para hospedagem, divulgação e venda de produtos online, que incluem:

  • Criação de funil de vendas automatizado;
  • Recurso para criação de infoprodutos do zero;
  • Ferramenta de construção de página de vendas com hospedagem gratuita;
  • Página de vendas com área de pagamento integrada;
  • Modelos pré-prontos e editáveis para criação de landing pages de alta conversão;
  • Disparo de e-mail marketing ilimitado.

Além disso, a HeroSpark dispõe de suporte integrado diretamente na plataforma para todos os usuários. Isso facilita a sua jornada e você pode focar no crescimento dos seus resultados. 

Então está esperando o que? Comece agora sua jornada no Marketing Online com a HeroSpark e conquiste seu espaço em um mercado em expansão.

Imagem de oferta Mentoria Impulso Digital.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *