Marketing viral: o que é, como fazer + 5 exemplos de sucesso!

Marketing Viral
Marketing Viral
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

O marketing viral é aquele que faz a marca entrar na cabeça das pessoas sutilmente, mas sem pedir licença. Atualmente, é fácil perceber se uma campanha viralizou, porque, em pouco tempo, já está em todos os cantos das nossas redes sociais, não é mesmo?

Essa estratégia é bastante útil para que o negócio fortaleça a marca, a relação com os consumidores e consiga um espaço no mercado. Mas o marketing viral deve ser planejado e existem alguns fatores que contribuem para o seu sucesso. 

Para que você entenda melhor como funciona, vamos mostrar 5 exemplos e explicar como fazer. Veja, a seguir, e divirta-se relembrando de algumas campanhas!

O que é marketing viral?

O marketing viral é uma estratégia de marketing que se baseia na disseminação rápida e exponencial de informações, conteúdos ou campanhas por meio do compartilhamento nas redes sociais, e-mails e outras formas de comunicação online. 

O seu objetivo é criar um efeito dominó, em que o conteúdo se espalha de forma viral, assim como a propagação de um vírus, alcançando um grande número de pessoas em um curto período de tempo.

Quais são as vantagens da estratégia de marketing viral?

Alcance exponencial

Quando um conteúdo viral é compartilhado por uma pessoa, pode se espalhar rapidamente para centenas, milhares e até milhões de pessoas em pouco tempo. 

Isso significa que a mensagem da marca pode alcançar um público muito maior do que seria possível com outras estratégias de marketing tradicionais.

Bom custo-benefício

Uma vez que o conteúdo viral é criado e lançado, sua disseminação orgânica é impulsionada pelo compartilhamento das pessoas, reduzindo a necessidade de investimentos adicionais em mídia paga

Aumento do engajamento

Quando as pessoas se identificam, se emocionam ou se divertem com um conteúdo viral, elas tendem a interagir com ele, deixar comentários, compartilhar com seus amigos e até mesmo criar conteúdos relacionados. 

Esse alto nível de engajamento pode fortalecer o relacionamento entre a marca e o público, aumentando a fidelidade dos clientes e a influência da marca no mercado.

Criação de notoriedade

Quando um conteúdo viral se torna popular, ele pode ser mencionado em veículos de mídia, blogs, redes sociais e até mesmo na mídia tradicional, proporcionando à marca uma exposição valiosa e gratuita. 

Potencial de viralidade contínua

Mesmo após o lançamento inicial da campanha, o conteúdo viral pode continuar a ser compartilhado e descoberto por novas pessoas, mantendo a exposição e os benefícios de longo prazo para a marca.

5 exemplos de marketing viral

1. Panificadora Alfa

A propaganda feita pela Panificadora Alfa utilizou um momento do ano bastante propício para fazer uma campanha humorística: o Natal. Apesar de ter uma produção simples, o roteiro do vídeo é atrativo e curto, o que prende o telespectador até o final.

2. Vivo

Uma ideia para viralizar é utilizar alguma coisa que já tem uma identidade e que o público já gosta. Foi o que a Vivo fez ao usar a música “Eduardo e Mônica” em sua campanha publicitária. 

Para o telespectador, nem parece uma propaganda, pois soa como uma homenagem à música e é bem mais fácil das pessoas compartilharem.

3. Parmalat

Em 1996, a Parmalat lançou uma campanha que, na época, viralizou. Imaginem se fosse hoje em dia, tempos em que os compartilhamentos são bem mais fáceis… 

A campanha conta uma história, por meio de um jingle, e usa personagens que são tidos como fofos pelas pessoas. Com isso, a marca ficou na mente do público por bastante tempo.

4. Pôneis Malditos

A campanha dos Pôneis Malditos foi lançada pela Nissan, em 2010. O vídeo era engraçado e cativante, e mostrava pôneis cantando uma música viciante em uma camionete. 

O público teve sua atenção retida por conta do humor e originalidade da campanha. Dessa forma, os Pôneis Malditos geraram um alto engajamento e aumentaram a visibilidade da marca.

5. Desafio do Balde de Gelo

O “Desafio do Balde de Gelo” foi uma campanha de conscientização e arrecadação de fundos para a pesquisa da esclerose lateral amiotrófica (ELA). Essa é uma doença que atinge o sistema nervoso nas células que controlam o movimento dos músculos do corpo.

Essa campanha se popularizou em 2014, quando várias celebridades começaram a postar vídeos despejando um balde de água gelada sobre suas cabeças e desafiando outras pessoas a fazerem o mesmo, além de doarem para a causa.

copy com chat gpt , herocreator

Assim, a campanha arrecadou milhões de dólares em doações para instituições de pesquisa da doença.

Como fazer marketing viral?

Saiba quem é seu público

Para uma campanha de marketing viral de sucesso, você precisa falar com sua audiência diretamente. Ou seja, atingir o público alvo com clareza. 

Para isso, é preciso falar de acordo com a sua persona. Se é uma pessoa mais jovem, converse de forma autêntica e informal, por exemplo.

Acompanhe o seu trabalho prévio

A partir das métricas de trabalhos anteriores, perceba um padrão sobre o que mais funciona com o seu público.

Dessa forma, você conseguirá uma campanha que as pessoas realmente gostem e compartilhem de forma genuína e orgânica.

Surpreenda

Você já reparou que propagandas de produtos para cabelo que passam na televisão costumam ser sempre iguais? Geralmente, mostra uma mulher com os fios sedosos e fala os benefícios do xampu. Há um padrão já esperado e é provável que esses comerciais não viralizem. Isso acontece também com outros produtos. 

Portanto, utilizar o humor para produzir algo inesperado é uma ótima tática para quem quer focar no marketing viral. Mas, atenção: pense bem com a equipe antes de executar e elimine todas as possibilidades da sátira ser mal interpretada.

Crie uma boa história

Campanhas agressivas já não atraem tanto o consumidor, que está cada vez mais exigente e em busca de boas experiências. O storytelling tem um grande poder de proporcionar essa vivência.

Por isso, uma boa estratégia deve utilizar essa técnica para chamar a atenção e envolver o público com a história. Isso vai humanizar a marca e ampliar o desejo de compartilhamento com outras pessoas.

Não foque na publicidade

Como falamos, a geração atual não se interessa por marcas que utilizam uma persuasão explícita. Então, o produtor precisa buscar formas de divulgar o seu produto/serviço sutilmente, por meio da construção da história.

O foco é sim promover a marca. Porém, um marketing bem-feito não deixa essa intenção escancarada e faz com que as pessoas até pratiquem o Marketing de Indicação, sem acharem que receberam estímulos para isto.

Estimule as emoções

Com base no que foi dito acima, é de se perceber que o marketing viral precisa chamar atenção do público, e isso é possível quando usa-se das emoções.

Campanhas eufóricas, românticas ou bem-humoradas são as que mais funcionam e fazem o público tomar decisões com base nessas emoções.

Coloque no canal de marketing correto

Nem sempre o canal mais caro vai ser o mais eficiente para o seu negócio. Portanto, saiba onde a sua persona está, analise o seu orçamento e invista no melhor local. 

No caso das redes sociais, é até possível incluir a estratégia em mais de um canal, como YouTube e Instagram.

As plataformas são bastante poderosas, principalmente pela facilidade de compartilhamento, o que ajuda a viralizar o conteúdo. Então, crie algo que estimule o desejo de compartilhar o material com outras pessoas. 

Esteja preparado

É possível que a estratégia viralize a ponto da sua plataforma de vendas não suportar a quantidade de acessos. Ou, em outros casos, que a equipe de vendas não seja suficiente para atender novos leads. Isso gera frustração e um marketing negativo para o negócio.

Por isso, esteja preparado para atender uma boa quantidade de pessoas. No mínimo, busque a melhor maneira de se comunicar com o público para se justificar no caso de ocorrer estes imprevistos, seja por grupos, redes sociais ou pelo suporte.

Lembre-se que a campanha viral é temporária

Se você seguir estas dicas, há grandes chances da sua campanha viralizar. No entanto, as pessoas só continuarão com o seu empreendimento se enxergarem mais valor nela, além daquela campanha. 

Então, antes mesmo do lançamento, já tenha outros conteúdos atrativos nas suas redes sociais. Depois, produza ainda mais conteúdo de qualidade e com constância, para aumentar a conexão do público e mantê-los fiéis à marca.

E para garantir ainda mais o sucesso das suas campanhas, você também precisa investir em outras estratégias de marketing digital. Para isso, baixe gratuitamente o Kit Marketing Digital para auxiliar na sua jornada!

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *