Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Marketing Viral: 3 exemplos e como fazer

Marketing Viral

O marketing viral é aquele que faz a marca entrar na cabeça das pessoas sutilmente, mas sem pedir licença. Atualmente, é fácil perceber se uma campanha viralizou, porque, em pouco tempo, já está em todos os cantos das nossas redes sociais, não é mesmo?

 

Essa estratégia é bastante útil para que o negócio fortaleça a marca, a relação com os consumidores e consiga um espaço no mercado. O marketing viral deve ser planejado e existem alguns fatores que contribuem para o sucesso. 

 

Para que você entenda melhor como funciona, vamos mostrar 3 exemplos e explicar como fazer. Veja, a seguir, e divirta-se relembrando de algumas campanhas.

 

3 exemplos de marketing viral

 

Panificadora Alfa

 

A propaganda feita pela Panificadora Alfa utilizou um momento do ano bastante propício para fazer uma campanha humorística: o Natal. Apesar de ter uma produção simples, o roteiro do vídeo é atrativo e curto, o que prende o telespectador até o final.

 

 

Vivo

Uma ideia para viralizar é utilizar alguma coisa que já tem uma identidade e que o público já gosta. Foi o que a Vivo fez ao usar a música “Eduardo e Mônica” em sua campanha publicitária. Para o telespectador, nem parece uma propaganda, pois soa como uma homenagem à música e é bem mais fácil das pessoas compartilharem. 

 

 

Parmalat

Em 1996, a Parmalat lançou uma campanha que, na época, viralizou. Imaginem se fosse hoje em dia, tempos em que os compartilhamentos são bem mais fáceis. A campanha conta uma história, por meio de um jingle e usa personagens que são tidos como fofos pelas pessoas. Com isso, a marca ficou na mente do público por bastante tempo.

 

 

 

Como fazer marketing viral

Surpreenda

 

Você já reparou que propagandas de produtos para cabelo que passam na televisão costumam ser sempre iguais? Geralmente, mostra uma mulher com os fios sedosos e fala os benefícios do xampu. Há um padrão já esperado e é provável que esses comerciais não viralizem.

 

Isso acontece também com outros produtos. Utilizar o humor para produzir algo inesperado é uma ótima tática para quem quer focar no marketing viral. Mas, atenção, pense bem com a equipe antes de executar e elimine todas as possibilidades da sátira ser mal interpretada.

 

Crie uma boa história

 

Campanhas agressivas já não atraem tanto o consumidor, que está cada vez mais exigente e em busca de boas experiências. O storytelling tem um grande poder de proporcionar essa vivência.

 

67 headlines para páginas de vendas

Por isso, uma boa estratégia deve utilizar essa técnica para chamar a atenção e envolver o público com a história. Isso vai humanizar a marca e ampliar o desejo de compartilhamento com outras pessoas.

 

Não foque na publicidade

 

Como falamos, a geração atual não se interessa por marcas que utilizam uma persuasão explícita. Então, o produtor precisa buscar formas de divulgar o seu produto/serviço sutilmente, por meio da construção da história.

 

O foco é, sim, promover a marca. Porém, um marketing bem-feito não deixa essa intenção escancarada e faz com que as pessoas até pratiquem o Marketing de Indicação, sem acharem que receberam estímulos para isto.

 

Coloque no canal de marketing correto

 

Nem sempre o canal mais caro vai ser o mais eficiente para o seu negócio. Saiba onde a sua persona está, analise o seu orçamento e invista no melhor local. No caso das redes sociais, é até possível incluir a estratégia em mais de um canal, como YouTube e Instagram.

 

As plataformas são bastante poderosas, principalmente pela facilidade de compartilhamento, o que ajuda a viralizar o conteúdo. Então, crie algo que estimule o desejo de compartilhar o material com outras pessoas. 

 

Esteja preparado

 

É possível que a estratégia viralize a ponto da sua plataforma de vendas não suportar a quantidade de acessos. Ou, em outros casos, que a equipe de vendas não seja suficiente para atender novos leads. Isso gera frustração e um marketing negativo para o negócio.

 

Por isso, esteja preparado para atender uma boa quantidade de pessoas. No mínimo, busque a melhor maneira de se comunicar com o público para se justificar no caso de ocorrer estes imprevistos, seja por grupos, redes sociais ou pelo suporte.

 

Lembre-se que a campanha viral é temporária

 

Se você seguir estas dicas há grandes chances da sua campanha viralizar. No entanto, as pessoas só continuarão com o seu empreendimento se enxergarem mais valor nela, além daquela campanha. 

 

Então, antes mesmo do lançamento, já tenha outros conteúdos atrativos nas suas redes sociais. Depois, produza ainda mais conteúdo de qualidade e com constância, para aumentar a conexão do público e mantê-los fiéis à marca.

 

Não é possível afirmar que a campanha vai ser um sucesso nacional, como os exemplos que demos. Isso é imprevisível e depende da aceitação do público. No entanto, seguir essas dicas para realizar o Marketing Viral garantirá que o negócio seja promovido e conhecido por mais pessoas. 

 

Quer conhecer mais sobre como estruturar o marketing do seu negócio digital? Veja o nosso artigo sobre Plano de Marketing.

 

Confira também 5 dicas para criar uma estratégia de marketing conteúdo de sucesso neste vídeo:

 

pesquisa panorama dos negócios digitais

Mais artigos para você

StreamYard: como usar [passo a passo]

Você costuma fazer apresentações ao vivo? Então, precisa conhecer e aprender como usar o StreamYard. Essa plataforma tem uma versão …

Marketing digital: como funciona e estratégias infalíveis

Os avanços tecnológicos e a chegada da Internet possibilitaram a criação de novas estratégias. Dentre elas podemos citar o marketing …

Rede de display: o que é e como criar uma campanha?

Sabe aqueles anúncios que aparecem em formato de banner nas laterais, no rodapé ou no topo de sites, vídeos e …

Screencast: o que é e quais ferramentas usar

Você sabe o que é um screencast? Essa técnica pode ser extremamente útil para a sua estratégia de vídeos.  Os …

Lista de leads: o que é e 6 passos para montar

Uma das premissas básicas para obter sucesso no marketing digital é ter uma lista de leads qualificados. Este é um …

SEO para YouTube: 5 dicas para se destacar

Se você quer que seus vídeos tenham um ótimo desempenho, precisa investir em estratégias de SEO para YouTube. Isso porque …