empreender com a herospark

Acompanhar as tendências em SEO – otimização para mecanismo de busca – é de extrema importância para deixar o seu conteúdo no topo do ranking de mecanismos de pesquisa, como o Google, Bing ou até mesmo o Youtube.

 

Mas, afinal, você sabe o que é SEO? Confira quais são as tendências de otimização de sites para 2021!

 

Se preferir, veja este conteúdo em vídeo:

 

 

O que é SEO? 

 

A sigla SEO se dá ao nome em inglês Search Engine Optimization, traduzindo, Otimização para Mecanismo de Busca. Trata-se de técnicas de marketing digital que buscam aumentar o tráfego e o desempenho de um site através de resultados orgânicos de mecanismos de pesquisa. Essa otimização gerada é uma maneira eficaz de atrair consumidores para plataformas on-line. 

 

As páginas mais relevantes geram um grande alcance orgânico ao seu site e, dessa forma, aumentam a possibilidade de atrair e converter leads. Contudo, além do algoritmo, é necessário analisar o comportamento e a preferência do seu público-alvo e proporcionar uma experiência positiva aos visitantes do seu site. 

 

Dada essa breve explicação, confira quais são as tendências em SEO que devemos ficar de olho em 2021:

1. Conteúdo relevante 

 

Para começar a produzir conteúdo relevante, autêntico e diferenciado é muito importante garantir a otimização do seu site, pois, ao contrário, nenhuma das dicas de tendência em SEO surtirá efeito. Para fornecer uma boa experiência ao usuário, é essencial que a headline e o conteúdo correspondam entre si, garantindo que o visitante encontre o que está procurando.

 

Caso isso não ocorra, ele poderá sair do site, e até adquirir um sentimento negativo em relação à sua empresa, gerando um aumento na taxa de rejeição, e consequentemente afetando a reputação geral da sua marca.

 

Nesse aspecto, tocar nas necessidades, dores e desejos de sua persona, além de produzir conteúdos interativos é uma opção válida para atrair a atenção dos visitantes com mais facilidade, além de aumentar as chances de proporcionar uma experiência positiva ao usuário.   

 

2. Experiência do usuário

 

A experiência geral do usuário em seu site deve ser simples, ou seja, as páginas devem carregar rápido e possuir menus intuitivos. Deve-se lembrar também, que o visitante pode acessar por diferentes navegadores e dispositivos móveis. Dessa forma, é importante checar se seu site está compatível com todos os formatos, mobile e desktop. 

 

Uma postagem realizada no Google Webmaster Central Blog, explica como o algoritmo avalia a experiência do usuário na página. Veja abaixo:

 

tendências em SEO

Tendências em SEO: Para otimizar seu site é necessário para ter uma página rápida, interativa e estável | Foto: GoogleWebmaster

3. SEO para dispositivos móveis 

 

Como citado anteriormente, é importante conferir se o seu site funciona também para usuários que acessam ele através do celular. Cada vez mais os visitantes estão trocando o desktop, e passando a utilizar mobile. Em 2019, o Google lançou o mobile-first indexing para analisar as páginas de dispositivos móveis de sites como versões primárias, deixando as versões para computador como secundárias.

 

O SEO para mobile tornou-se ainda mais relevante em 2021, sendo essencial para o sucesso de seu site. Um estudo divulgado pelo World Advertising Research Center (WARC), diz que o futuro será ainda mais móvel. A expectativa é que, até o ano de 2025, aproximadamente três quartos da população mundial utilize apenas seus celulares para acessar a internet.

 

4. Pesquisas zero-click 

 

O zero-click, função implantada em março de 2020, corresponde aos resultados que aparecem no topo da primeira página e vem crescendo cada vez mais. Mais de 50% das buscas no Google terminam sem que o usuário clique em nada.

 

O mecanismo funciona de forma parecida com featured snippets, atalho lançado em 2017 para ganhar relevância no Google. A única diferença é que o Google pode identificar passagens individuais em uma página da web para mostrar conteúdo relevante nos resultados da pesquisa.

 

O que é SEO e como fazer otimização de sites

Tendências em SEO para 2021: como fazer a otimização de sites

 

5. Segurança

 

O Google, ao analisar sua relevância e classificação, considera o status de segurança do seu site. Dessa forma, se almeja sucesso na sua estratégia de SEO, deve checar a segurança dele, levando ao visitante um sentimento de segurança ao navegar pelas suas páginas, mantendo sua taxa de acessos em alta.

 

6. Conteúdos longos 

 

Para alcançar posicionamentos mais altos nas pesquisas, concentre-se em conteúdos longos e com qualidade, fornecendo aos usuários informações que mantenham o engajamento e sejam compartilhadas. 

 

O State of Content Report traz dados que confirmam a relevância de conteúdos longos. Segundo o estudo, leituras longas, de mais de 3 mil palavras, fornecem três vezes mais tráfego, quatro vezes mais compartilhamentos e 3,5 vezes mais backlinks do que a média de artigos com tamanho médio de 901 a 1.200 palavras.

 

Para o conteúdo ficar mais envolvente,  os gatilhos mentais de copywriting podem ser muito úteis. Veja o vídeo para saber mais:

 

 

7. Busca 

 

O Google lançou Bidirectional Encoder Representations from Transformers, o algoritmo BERT. Uma tecnologia que busca otimizar o entendimento do que os termos de pesquisa representam em um contexto. Resumidamente, o algoritmo dá a possibilidade ao Google de interpretar a intenção de uma pesquisa específica, mesmo que essa possua uma linguagem com termos mais coloquiais. 

8. EAT 

 

O Google já afirmou que a qualidade do conteúdo é essencial para uma otimização de sucesso. Mas o que será “qualidade” para ele?  Para entender, devemos analisar o significado da sigla EAT: especialização, autoridade e confiabilidade. Esses fatores auxiliam a determinar se uma página é relevante ou não. Há algumas estratégias para conseguir um conteúdo de qualidade.

 

  • Primeiro: elabora a persona de seus potenciais clientes, entendendo dessa forma, que tipo de conteúdo eles valorizam
  • Segundo: faça uma pesquisa de intenção de busca, auxiliando no mapeamento da jornada do consumidor
  • Terceiro: utilize as informações adquiridas para criar conteúdo que se enquadre na preferência de seus visitantes
  • Quarto: sempre lembre-se de EAT quando for criar seu conteúdo 

9. Melhor experiência ao usuário 

 

Em 2020, o Google lançou o Core Web Vitals com o intuito de fornecer ao usuário a melhor experiência de página possível. O Google em seu Central Blog, definiu os três fatores que serão analisados pelo algoritmo:

 

  • Large Contentful Paint (LCP): responsável por medir exatamente o tempo que leva para uma página carregar e exibir seu conteúdo principal
  • First Input Delay (FID): mede o tempo que leva para uma página se tornar interativa
  • Cumulative Layout Shift (CLS): refere-se ao volume de mudanças inesperadas de layout no conteúdo visual.

10. Google Meu Negócio 

 

A pandemia gerou uma valorização maior do comércio local, devido a vários fatores, como a crise econômica, que fez com que as populações apoiassem o mercado local e os transportes limitados, que levaram as pessoas buscarem estabelecimentos perto de suas casas. 

 

Dessa forma, entra o SEO Local, que já existe há algum tempo e possui o Google Meu Negócio como uma de suas principais ferramentas. A partir dele as empresas locais conseguiram atualizar seus clientes sobre por exemplo, mudanças nos horários e opções de entregas. Em 2021, então, a utilização do Google Meu Negócio se torna de suma importância para não ficar atrás da concorrência. 

Otimização de sites 

 

Essas foram tendências em SEO para ficar de olho em 2021. É importante entender que a técnica de Search Engine Optimization é fundamental para melhorar os resultados e a otimização de sites. Dessa forma, sua empresa estará no topo da lista do Google. A HeroSpark pode te ajudar nesse desafio. Saiba mais no site!

vender cursos online herospark

1 Comentário

  1. […] SEO é baseado em técnicas para melhor posicionamento dos conteúdos nos buscadores. Além disso, para […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *