MRR: O que é, como calcular e vantagens

Um homem de terno e gravata está com a mão apontada para cima. Acima dela, aparece uma projeção com a palavra MRR
Já faturou acima de 50 mil reais no digital?

Ainda que algumas pessoas não tenham ouvido falar no termo MRR, ou receita recorrente mensal, mas ele é extremamente importante para empreendedores. Afinal, esse indicador melhora a tomada de decisão em vários aspectos financeiros e estratégicos.

Para que esse número seja obtido da forma correta, é necessário realizar um cálculo com base no gasto mensal de clientes com os seus serviços. Estes gastos podem ser estimados a partir das mensalidades que recebe dos clientes, por exemplo. 

Transforme sua estratégia digital em um negócio online super lucrativo. Inscreva-se agora mesmo no Acelerador Digital, é gratuito!

O que é MRR

O MRR é uma sigla derivada do inglês (Monthly Recurring Revenue), utilizada pelas empresas que trabalham diretamente com assinatura recorrente. Por meio desse cálculo, é possível chegar a uma previsão mensal de faturamento.

Quando esse valor é calculado da maneira correta, o controle da métrica também poderá ajudar a avaliar o crescimento de MRR ao medir a entrada, renovação e cancelamento de inscrições ou planos.

Dessa maneira, fica muito mais simples saber qual plano oferece mais lucro em relação à outro, por exemplo.

Atualmente, a Receita Recorrente Mensal é um dos índices mais relevantes dentro de negócios que tem a receita recorrente como modelo principal.

É por meio dela que podemos obter as informações relevantes para a análise de crescimento e, também, para os ganhos futuros de um empreendimento.

As áreas financeiras e a gestão estratégica andam lado a lado nesse processo de obtenção de informação. Sendo assim, a identificação de pontos que precisam de mais investimento podem ser rapidamente avaliados e otimizados. Isso garante maior rentabilidade a longo prazo.

Como calcular o MRR (Receita Recorrente Mensal)

Sem dúvida alguma, o MRR é uma métrica indispensável para gerar uma receita previsível todos os meses. Ele ajuda a tomar decisões de maneira mais correta e sem tantos riscos envolvidos no processo.

No entanto, ainda que ele seja um KPI feito por meio de cálculos que envolvem dinheiro, não fica diretamente relacionado com o departamento financeiro de uma empresa.

É necessária a colaboração de áreas estratégicas para obter os valores corretos desse índice.

Veja, abaixo, quais as maneiras de calcular a Receita Recorrente Mensal corretamente.

Primeira forma de cálculo

A primeira maneira de calcular o índice é feita a partir do número de pagamentos que os clientes da sua empresa fazem mensalmente. 

Então, será necessário ter em mãos a relação das assinaturas com vencimento para o mês subsequente, deixando de lado os serviços variáveis.

Para facilitar, você pode fazer o cálculo com as taxas de adesão ou qualquer outro serviço oferecido a mais pela empresa. Dessa forma, você terá o valor total recebido a cada mês. 

Obtenha dados também sobre a média de cancelamentos mensais e subtraia o valor do total que você calculou anteriormente. Assim, terá uma visão mais precisa do MMR.

Segunda forma de cálculo

A segunda fórmula para que o cálculo do MRR tem base no total de clientes ativos na base de pagamento mensal da sua empresa, em relação aos contratos de assinatura recorrentes.

Sendo assim, o cálculo é feito a partir da seguinte fórmula:

  • MRR = Média recebida x total de clientes

Ao lado do cálculo inicial, existem outros elementos que devem ser aplicados para mensurar o quanto o MRR do mês acabou sendo modificado em relação ao mês anterior. 

Folhas com vários gráficos medindo o aumento do MMR. Uma lupa está por cima de um gráfico de barras

Vantagens da receita recorrente para o produtor digital

Vender produtos recorrentes pode trazer inúmeras vantagens para o produtor digital. Cada cliente que utiliza um determinado produto poderá, pouco a pouco, desenvolver fidelidade a um serviço ou marca. Aí entra a importância do MRR.

Veja abaixo as vantagens da aplicação da economia da recorrência na sua empresa:

copy com chat gpt , herocreator

Fidelização

Com a quantidade de empresas que vêm surgindo dia após dia na internet, é necessário criar estratégias para fidelizar os seus clientes e garantir o seu lugar ao sol. 

A fidelização ocorre através de uma boa experiência para o usuário e pelo contato prolongado.

É importante ter este foco porque um cliente satisfeito tem muito mais chances de recomendar o seu serviço e ampliar a imagem positiva do seu negócio.

Parceria com clientes

A parceria estratégica com seus clientes pode ser vista como mais uma das vantagens dos negócios recorrentes.

Devido à conexão do cliente com a empresa por um longo período, muitas vantagens poderão ser obtidas no meio do caminho. 

Todo o alinhamento que ocorre ao longo desse processo pode ser comprovado por meio de uma prova social, resultados de clientes antigos ou, até mesmo, ao transformar novos clientes em cases de sucesso.

Isso garantirá uma visibilidade ainda maior para o seu negócio digital.

Como aumentar o MRR

Existem muitas opções de como aumentar o MMR. Lembre-se de que é necessário sempre elaborar novas estratégias e ações de marketing e vendas para garantir o sucesso do seu empreendimento e tudo isso impacta a receita recorrente mensal.

Sendo assim, confira algumas maneiras assertivas de aumentar o valor desse índice para gerar uma maior satisfação financeira.

Foque em planos diferentes

Criar planos diferentes com preços e funcionalidades também diferentes poderá gerar um maior cálculo no seu MRR.

Assim como muitas plataformas fazem, separar os planos em básico, pro e premium pode ser uma boa ideia. Cada um deles oferecerá um valor distinto, com melhorias e funcionalidades novas.

Sendo assim, cada cliente poderá avaliar as próprias possibilidades de assinatura.

Além disso, com essa divisão, é possível alcançar um público ainda maior, visto que, mesmo com menos funcionalidades, o plano básico terá um grande volume de assinaturas, já que o preço é mais convidativo.

Sempre atualize os valores dos produtos e serviços

É muito comum que algumas plataformas acabem deixando de lado a atualização dos valores dos produtos e serviços oferecidos, o que acaba prejudicando enormemente todo o processo de crescimento.

Sendo assim, este é um ponto que deve ser observado e receber a sua devida atenção para garantir a comodidade do assinante.

No entanto, é necessário que todos os ajustes na plataforma sejam feitos com muita calma, levando em consideração a mensuração dos resultados do mês.

Além disso, também é preciso focar na qualidade do serviço que os clientes recebem da sua empresa. Dessa maneira, nenhum dos lados sairá no prejuízo.

Deixe os clientes satisfeitos

Os clientes que a sua empresa já conquistou são extremamente necessários para a evolução do seu negócio.

Ainda que não pareça, e que muitas marcas foquem unicamente em adquirir mais público, é necessário garantir a fidelização e entregar maiores vantagens para quem acompanha a sua jornada há mais tempo é o mais importante.

Lembre-se que ser solícito é necessário. Entregue aos seus clientes um atendimento personalizado e mais ágil e escolha uma boa equipe que seja capaz de resolver os problemas do público de uma maneira rápida.

A satisfação será um fator levado em consideração pelos clientes, inclusive na hora de avaliar o serviço.

Se você está em busca de aumentar o MMR da sua empresa, crie e venda seu produto por assinatura na HeroSpark! Uma plataforma completa para fazer o marketing, disponibilizar acesso e vender produtos digitais por recorrência. 

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *