O que é Google Discover e como usar para atrair mais visitantes?

O que é Google Discovery
O que é Google Discovery

O Google Discover, também conhecido como Google Discovery, é uma plataforma de pesquisa que apresenta as tendências do momento por meio de notícias e tópicos que o algoritmo acredita que você se interessa.

A plataforma, que antes oferecia respostas às perguntas, agora também oferece conteúdos de acordo com as suas buscas na internet, ainda mais alinhado com os seus interesses. 

Para o mundo dos negócios, é mais uma porta de entrada para um usuário conhecer a sua solução ou produto sem que ele precise buscar por algo em específico. 

Quer saber o que é Google Discover, como funciona e como utilizá-lo na sua estratégia digital? Continue a leitura!

O que é Google Discover?

O Google anunciou em 2018 que faria várias mudanças no seu app e no buscador para Android, entre as quais estava a remodelação do Google Feed.

A ferramenta foi renomeada para Google Discover e passou a permitir mais interações, além dos tradicionais links, vídeos e outros componentes gráficos. Com a reformulação, também tornou-se visível dentro do app Google para Android.

Nesse sentido, o Google Discover é como um grande feed de notícias atualizado pelo próprio Google. É possível acessá-lo através do app da plataforma ou ao deslizar para esquerda na tela inicial de alguns dispositivos Android.

No Google Discover aparecem cards com conteúdos interessantes para você, antes mesmo de realizar uma busca. Além disso, aparecem no YouTube e no Gmail. 

O usuário também pode seguir alguns tópicos de pesquisa sinalizando que deseja receber atualizações sobre algum assunto específico.

Onde fica o Google Discover?

Pelo celular, você consegue visualizá-lo pelo aplicativo do Google ao arrastar a tela para o lado esquerdo, como na imagem abaixo:

Ainda no celular, você também consegue visualizar as recomendações do Discover no navegador, logo na página inicial, conforme imagem abaixo:

Como o Google Discover funciona? 

Os cards são personalizados para cada usuário. Sendo assim, os que aparecem para você, muito provavelmente não aparecerão para o seu amigo. 

Isso acontece porque o Google Discover se utiliza do seu próprio algoritmo para indicar os conteúdos mais relevantes para cada usuário, baseado nas interações feitas pela pessoa anteriormente. 

Isso é possível devido ao histórico de pesquisas e outros dados que o buscador armazena.

Como personalizar o que é exibido no Discover?

Você pode definir o que vai aparecer no Discover Google por 2 caminhos: pelo navegador Chrome ou pelo próprio Google (no navegador ou celular). Abaixo, você verá o passo a passo para cada canal.

1ª Etapa

Comece habilitando a função “Atividade na Web e de apps” para salvar informações sobre pesquisas, histórico e outras atividades na sua conta do Google. Para isso:

  1. Na página do Google, no canto superior direito, toque na sua foto de perfil ou inicial do seu nome e selecione a opção “Seus dados na Pesquisa”;
  2. Em “Controles gerais do Google”, selecione “Atividade na Web e de apps” e ative a opção.

Agora, é necessário ativar os “Resultados pessoais” para usar as atividades salvas no processo anterior, para oferecer resultados personalizados e informações sobre o que faz sentido para você. Assim:

  1. Na página do Google, no canto superior direito, toque na sua foto de perfil ou inicial do seu nome e selecione a opção “Seus dados na Pesquisa”;
  2. Toque em “Resultados personalizados” e ative a opção “Resultados pessoais”.

2ª Etapa

Para seguir assuntos do seu interesse e receber suas atualizações no Discover Google:

Google app (tablet ou smartphone)
  1. Na página do Google, no canto superior direito, toque na sua foto do perfil ou inicial do seu nome e siga o caminho “Configurações > Interesses > Seus interesses”;
  2. Em “Com base na sua atividade“, toque em “Adicionar” para seguir novos assuntos. Para ocultar, escolha “Bloquear”.
No navegador (tablet ou smartphone)
  1. Na página do Google no navegador, no canto superior esquerdo, selecione “Menu” e a opção “Configurações”;
  2. Em Discover, siga o caminho “Gerenciar interesses > Seus interesses”.
  3. Em “Com base na sua atividade“, toque em “Adicionar” para seguir novos assuntos. Para ocultar, escolha “Bloquear”.

Como as empresas usam o Google Discover?

O Google Discover oferece inúmeras oportunidades para empresas por meio do uso da plataforma, como:

Como o Discover Google filtra o conteúdo que aparece no feed da plataforma de acordo com as preferências do usuário, usá-la como estratégia de marketing é muito interessante. 

Também é possível utilizar o recurso de Web Story, que funciona de maneira semelhante ao modelo de story que já conhecemos nas redes sociais. A funcionalidade aparece como:

  • Carrossel próximo à parte superior do feed do Google Discover;
  • Na pesquisa do Google, em formato de visualização em grade;
  • Na pesquisa de imagens do Google, como um card de imagem que inclui um ícone específico.

Se seu conteúdo apareceu para alguém, muito provavelmente o usuário pesquisou ou estava interessado por algo relacionado ao seu negócio.

Como aparecer no Google Discover?   

Agora que você sabe o que é Google Discover, descubra como aparecer nesse recurso!

Foque no mobile 

O Google Discover é uma ferramenta voltada para o público mobile e, por isso, o algoritmo dá preferência por mostrar links que sejam mobile friendly, isto é, otimizados para o acesso em dispositivos móveis. 

Então, adapte seu site para o ambiente mobile, evite flash e pop-ups e foque em um design mais responsivo e prático. 

Crie um conteúdo de qualidade 

Esse é um ponto crucial para qualquer estratégia baseada em marketing de conteúdo. Criar um conteúdo de qualidade relevante e capaz de prender quem acessa é importantíssimo para o bom aproveitamento da estratégia. 

Seu conteúdo precisa atender às expectativas do usuário que o acessou. Então, planeje-se. Estude sobre sua persona e como você pode oferecer soluções

Mostre profissionalismo no conteúdo, utilize a linguagem certa e sem erros de língua portuguesa. Além disso, aproveite a técnica de SEO no conteúdo para aumentar suas chances de aparição no feed do Google Discover.

Utilize imagens 

Os cards do Discover Google sempre contam com uma imagem, então é necessário utilizá-la para ilustrar seu conteúdo. A escolha da imagem deve ser bem feita, pois será um dos atrativos (às vezes, o maior) para que o usuário acesse seu conteúdo. 

Também cabe ressaltar que o Google prefere imagens em alta qualidade, com uma resolução mínima de 1200 X 700 pixels.

Publique constantemente 

O Google Discover prefere mostrar conteúdos publicados constantemente. Em geral, no mesmo dia ou na mesma semana da busca. 

Não quer dizer que não possam aparecer cards antigos que também sejam relevantes para o perfil de interesse do usuário, mas é sempre preferível ao algoritmo cards mais recentes. 

Por isso é importante ter um calendário editorial para controlar a periodicidade de publicações de seu site ou blog. Atualize constantemente seu site com conteúdos relevantes.

Produza vídeos

O Google Discover também mostra no feed vídeos publicados em canais do YouTube. O algoritmo vem buscando cada vez mais por audiovisual no feed, pois o vídeo é um gatilho visual muito mais intenso do que uma imagem.

Então, desbravar o YouTube e produzir conteúdo nesta plataforma deve estar no seu radar, já que vídeos costumam atrair mais interações com seu conteúdo.

Siga as políticas de conteúdo 

O Google Discover recomenda o cumprimento com as políticas de conteúdo do Google Notícias, como maneira de passar mais confiabilidade ao usuário. 

Várias são recomendações, dentre as quais: sua página não pode ter mais anúncio que conteúdo nem infringir as leis de direitos autorais, tampouco propagar discursos de ódio ou fake news, além de material sexualmente explícito ou com cenas de violência. 

Então, é sempre bom analisar se seu conteúdo descumpre alguma dessas recomendações.

Como mensurar os resultados?

Para analisar os resultados da sua estratégia para o Google Discover, basta utilizar o Google Search Console, com um relatório completo e detalhado sobre as ações do Discover. As métricas trazem informações como número de impressões, cliques e CTR dos conteúdos do feed.

Entretanto, para ter acesso aos resultados, é necessário que o seu conteúdo alcance um número mínimo de impressões. Para saber mais, confira a FAQ do Google sobre o assunto.

Como vimos, o Google Discover é parte importante de uma estratégia de marketing digital. Seu alcance pode ampliar seus números, mas é importante ter o conhecimento e as ferramentas necessárias para conquistar resultados duradouros.

Por isso, conheça o Kit de Marketing Digital produzido pela HeroSpark, um pacote completo para apoiar suas estratégias, com conteúdos robustos e uma ferramenta para ajudá-lo a planejar seu produto digital. Baixe agora gratuitamente!

Imagem de oferta Mentoria Impulso Digital.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *