Para você saber como criar um curso online do zero, sem fazer ideia de por onde começar, você está no lugar certo.  Se você quer aprender sobre criar um cursos online e transformar o seu conhecimento em um produto digital, acompanhe o passo a passo de como conseguir.

 

O principal requisito para você criar um curso online é saber alguma coisa que você pode vender. Continue lendo este texto e fique por dentro do nosso passo a passo para criar o seu curso online.

 

Como criar um curso online – Gere conhecimento

 

Então o primeiro passo é você pensar em qual conhecimento que tem e que pode transformar em um curso online. O que as pessoas pagariam para saber o que você sabe. Afinal de contas, ganhar dinheiro é sobre você fornecer valor em troca das pessoas te pagarem por isso.

 

Então você precisa dar algo em troca, precisa fornecer a elas algo que seja realmente de valor e as faça pagar por isso. Ao criar cursos online, você fornece conhecimento e informações para quem busca aprender.

 

Não sabemos qual é a sua experiência de vida ou a sua experiencia profissional, mas qualquer coisa que você saiba e, principalmente, que você goste pode virar um negócio. Pode ser algo relacionado a sua profissão e está querendo trocar o seu trabalho tradicional pelo modelo online para se tornar um empreendedor da internet.

 

Como criar um curso online com o que sabe?

 

Por exemplo, se você era um profissional da área de TI, então você tem facilidade em trabalhar com marketing digital. Você tem toda uma bagagem de experiência que pode transformar em um curso online.

 

Sua experiencia te ajudou a conhecer melhor a internet, então você tem muita facilidade em aprender um novo sistema, entender os conceitos da internet, entender tudo o que envolve o mundo digital. Transforme essa bagagem que você tem em um curso online e conte as pessoas como elas podem exercer essa função.

 

Independentemente de qualquer ramo do mercado tradicional, se você sabe que as pessoas pagariam para saber o que você sabe e pagariam para aprender a fazer o que você fazia, invista nisso. Então sua profissão ontem ou sua profissão hoje, pode ser a profissão de alguém amanhã.

 

A partir do seu conhecimento você tem o poder de transformar a vida de uma pessoa ajudando-a se tornar um profissional melhor na área que ela escolheu atuar. Ensine a ela como ela pode fazer o que você faz ou fazia. O conhecimento é uma das formas mais poderosas se você entrar no mercado digital.

 

A sua experiencia pode te fazer crescer e ensinar outras pessoas a crescerem também. Então o primeiro passo é esse, mas sua experiencia não precisa ser somente profissional, pode ser de vida também.

Obtendo resultados ao criar um curso online

 

Por exemplo, o emagrecimento. Existem pessoas que conseguiram perder muito peso fazendo dietas, exercícios ou outra práticas. De que forma que elas conseguiram ter esse resultado?

 

Existem várias pessoas que também precisam dos mesmo resultados. Então você pode ajudar as pessoas a ter resultados que você teve a partir de uma experiência que você viveu, até mesmo experiências emocionais.

 

No nicho de relacionamento têm muitas pessoas ensinando como você pode se recuperar após uma separação, após alguns episódios na sua vida.

 

Então tudo isso pode ser passado adiante, tudo que você viveu ou que você superou pode ajudar outras pessoas também a superar. Então o primeiro passo é identificar o que você sabe que outras pessoas pagariam pra saber.

 

Transforme seu conhecimento em método

 

Guia do planejamento do curso online

O segundo passo é transformar isso em um método. É você pegar essa ideia que você sabe e que vai ajudar outras pessoas e transformar isso num passo a passo. Esse passo a passo vai auxiliar as pessoas a percorrer o mesmo caminho que você percorreu para atingir determinado objetivo.

 

Tendo esse método você vai trabalhar tudo dentro desse método, vai trabalhar o seu conteúdo na internet, trabalhar às suas campanhas de vendas, páginas de vendas etc.

 

Tudo isso é muito importante para que você tenha em vista sempre o que o seu método abrange, para você saber na hora de vender ou criar o seu curso online que pode ajudar as pessoas de forma gratuita no seu canal.

 

Como criar um curso online – Mapa mental

 

O passo número 3 é você pegar esse método do passo 2 e criar um mapa mental disso.

 

Transformar o passo a passo em tópicos, sub tópicos, aos pouquinhos, conforme você vai destrinchando, vai abrindo um leque de ideias e seu conteúdo vai se tornando mais claro. Talvez acabe dando um resultado que você não esperava, e que foi até mais interessante.

 

Por isso que você consegue ter um método completo quando começa a destrinchar ele em pedacinhos, é como quando estabelece uma meta e depois vai transformando-a em pequenas atividades e tarefas diárias.

 

Da mesma forma deve-se criar um curso online, se criou o seu método, teve a ideia geral, fez o seu passo a passo e depois transformou essa ideia em tópicos aí sim você pode partir para o passo 4.

 

 

Se prepare para gravação

 

O passo quatro é, justamente, se preparar para gravar. Logo depois de você transformar esse método passo a passo em tópicos, agora você sabe exatamente qual é o início, o meio, e o fim do seu curso online e vai poder criar o método perfeito para ensinar os seu alunos.

 

Agora você precisa preparar a sua gravação,que é escolher um ambiente silencioso para gravar em casa. Não é necessário de início ter um estúdio exclusivo para isso, mas você pode começar com o que você tem. Pode tranquilamente começar do zero.

 

Começa a gravar com o seu celular, se você não tem câmera, e se você não tem equipamento de iluminação, você pode gravar no dia ensolarado, em uma área externa. A luz do dia é a melhor iluminação que você pode ter.

 

Prepare o seu ambiente e tente manter o máximo de qualidade possível.

 

Escolha um plataforma

 

O passo 5 já é escolher a plataforma digital ideal para você. Você vai conseguir escolher a partir do momento em que conseguir definir o seu objetivo e propósito. Feito isso, agora você sabe como criar um curso online e agora pode ajudar outros a transformar suas vidas.

 

Qualquer dúvida, deixe um comentário abaixo.

 

pesquisa panorama dos negócios digitais