Página de obrigado: o que é, para que serve e como criar? [GUIA]

utilizando o computador e o notebook para criar uma página de obrigado
Já faturou acima de 50 mil reais no digital?

Quando você cria suas landing pages, pensa em criar uma página de obrigado para quando o visitante se converter? Geralmente, acabamos esquecendo dessa parte, não é?

Porém, saber direcionar o lead para uma boa página após a ação principal é fundamental para a sua estratégia e pode fazer com que os seus resultados sejam ainda melhores.

Mas como uma simples página de obrigado consegue fazer isso? Continue lendo este post para descobrir!

A HeroSpark é a plataforma “tudo em um” para produtores digitais. Você pode hospedar, vender, criar landing pages e automatizar campanhas de e-mail em uma única plataforma.

Inscreva-se gratuitamente!

O que é uma página de obrigado?

Também conhecida como Thank You Page, a página de obrigado é o destino para onde o seu novo lead será redirecionado após realizar uma ação na sua landing page. Nessa página, ele receberá a confirmação de que a ação foi concluída e mais algumas instruções.

Por exemplo: se o seu lead se converteu em uma landing page que ofertava um e-book, a página de agradecimento pode conter o link para esse material ou uma instrução, como um texto que diz que o e-book chegará no e-mail informado em poucos minutos.

Porém, além de instruir e agradecer, a página de obrigado também é um ótimo ambiente para você reter esse visitante e fazê-lo interagir mais ainda com o seu negócio.
Para exemplificar melhor isso, você pode observar essa Thank You Page criada pela HeroSpark:

Print com exemplo de página de obrigado

Ao acessá-la, o novo lead consegue baixar o material que queria e ainda é surpreendido com uma oferta atrativa para continuar interagindo com a marca.

Para que serve a Thank You Page?

Basicamente, a página de obrigado é o ponto final de uma conversão. Ela indica o momento em que o usuário deixa de ser só um visitante e passa a ser um lead.

Sendo assim, você tem mais informações sobre ele e pode iniciar um relacionamento com esse lead, que já demonstrou interesse na sua solução.

Sabendo disso, a Thank you Page pode ser utilizada para diferentes objetivos após a conversão ser concluída. Alguns deles são:

Confirmar uma ação

Um dos usos mais simples da página de agradecimento é o de confirmação de uma ação. A partir dela, o lead sabe que conseguiu fazer o que queria na landing page. Isso contribui para que o público não fique com dúvidas se a ação foi mesmo concluída. 

Do contrário, essa dúvida pode gerar uma experiência negativa, já que o usuário fica sem saber se deu tudo certo. 

Sendo assim, a página de obrigado surge aqui como uma forma de falar para o leitor que tudo está certo e instruí-lo sobre o que acontece depois.

Instruir seu público

Outro uso da página de obrigado é instruir o seu novo lead e mostrar o que ele deve fazer agora ou o que vai acontecer após ele ter se convertido na landing page.

Geralmente, a instrução vem junto da confirmação de que a ação foi concluída. Assim, logo depois, é informado o que o lead precisa fazer.

Por exemplo: se na landing page esse lead se inscreveu para um webinar, a instrução da página pode ser falando que ele deve acessar o link que receberá no e-mail cadastrado.

Reter seu lead

A Thank you Page também pode ser utilizada para reter o seu novo lead e fazer com que ele passe mais tempo na sua página. Para isso, é importante que, depois do agradecimento, você indique alguma ação para o lead realizar na página, como:

  • Conferir outros conteúdos;
  • Seguir sua empresa nas redes sociais;
  • Acessar uma oferta especial;
  • Entre outros.

Assim, ao indicar uma outra ação, você consegue reter essa pessoa e fazer com que ela fique interagindo com você por mais tempo.

copy com chat gpt , herocreator

O que escrever na página de obrigado? 

Agora que você entendeu melhor o que é e para que serve a Thank you Page, chegou o momento de saber o que colocar nessa página.

Aqui, é importante considerar toda a experiência de interação que o usuário teve com você para que a sua página de obrigado faça sentido com a jornada dele até aqui.

Sendo assim, considerar que tipo de ação ele fez na landing page e em qual estágio do funil ele se converteu, é importante na hora de criar uma página mais estratégica. Somente assim, você conseguirá adicionar os elementos certos.

E falando sobre os elementos, segue abaixo os principais componentes que a página de obrigado deve ter:

Texto de confirmação

O objetivo principal da página é agradecer o usuário e confirmar que a ação foi concluída. Sendo assim, você pode utilizar textos como os exemplificados abaixo:

  • Obrigado! O seu material rico será enviado por e-mail!
  • Agradecemos seu interesse! Logo nosso consultor entrará em contato.
  • Obrigado por se cadastrar! O acesso ao webinar será enviado por e-mail!

Geralmente, a mensagem de agradecimento sempre vem seguida de uma instrução básica para o lead.

Botão CTA

O uso da Call To Action não fica restrito somente à landing page inicial. Também podemos usar botões CTA na página de obrigado para fazer o lead realizar outra ação que o retenha.

E aqui é importante que sua chamada seja clara e objetiva e faça com que o lead se mova para o próximo estágio do funil.

Sendo assim, o texto que você vai adicionar no CTA pode mudar de acordo com a ação a ser realizada. Alguns exemplos são:

  • Acesse nosso blog;
  • Siga nas redes sociais;
  • Compartilhe com um amigo;
  • Aproveite esta oferta imperdível;
  • Entre outros.

Instruções

Por fim, você pode escrever algumas instruções na sua página de obrigado também. Essas instruções podem acompanhar tanto o CTA quanto a mensagem de confirmação. Vale dizer que elas têm um grande papel no momento de reter o cliente.

Um bom exemplo de mensagem de instrução seria no caso do lead ter baixado um e-book. Assim, na página de agradecimento, você pode informar que o material foi enviado para a caixa de entrada do lead, mas que ele deve checar o spam também.

Ou, então, caso você tenha adicionado alguma oferta na página de obrigado, é possível adicionar um texto instruindo o público sobre o que é a oferta, quanto de desconto ela oferece e até que data ela estará disponível.

Esses são apenas alguns exemplos de instrução, mas tudo vai depender dos outros elementos adicionados!

Como criar uma página de obrigado? 

Agora que você já conhece todos os elementos que são adicionados em uma página de obrigado, chegou o momento de saber realmente como se cria esse tipo de página.

Basicamente, para criar uma Thank you Page, é preciso que você tenha acesso a uma plataforma de criação de landing pages que seja intuitiva e fácil de se utilizar.

Além disso, é importante que a plataforma possua alguns modelos prontos de páginas de alta conversão e permita que você personalize-as de acordo com a sua identidade visual.

Para acessar tudo isso e muito mais, você pode contar com o editor de páginas da plataforma da HeroSpark!

Com a gente você consegue ter acesso a:

  • Modelos prontos de páginas de obrigado de alta conversão;
  • Editor arrasta e solta fácil de ser utilizado;
  • Páginas responsivas que se adaptam às diferentes telas.

Além disso, na nossa plataforma, você consegue conectar a sua página à etapa do funil de vendas à qual ela pertence. Assim, é possível criá-la de forma mais estratégica para otimizar seus resultados!

E o melhor: todas essas funções são gratuitas!

Portanto, vem com a gente nessa e crie sua página de obrigado gratuitamente usando as melhores funcionalidades!

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *