Público-alvo: o que é e como definir?

Público-alvo: entenda o que é
Veja como definir o público-alvo
Já faturou acima de 50 mil reais no digital?

Se você pretende ingressar no empreendedorismo digital, precisa conhecer alguns termos muito utilizados no mundo da gestão. Dentre eles podemos destacar o público-alvo. Ele é um elemento essencial para a construção de um planejamento estratégico mais assertivo.

Assim como pode te ajudar a definir estratégias de marketing e de vendas que consigam atrair potenciais clientes e convertê-los por meio do processo comercial. Por isso, é imprescindível que antes de iniciar o seu negócio digital você defina o seu público-alvo.

Quer saber mais sobre este assunto? Então, continue a leitura e confira todas as informações que separamos para você. Vamos lá!

O público-alvo é mais generalista que a persona, por isso é essencial que você tenha essas duas definições prontas antes de iniciar o seu negócio digital. Veja a importância de fazer parte do Acelerador Digital e sair na frente da concorrência.

Inscreva-se gratuitamente!

O que é público-alvo?

O público-alvo é um grupo de pessoas que possuem características comuns entre si, que, por sua vez, têm uma maior probabilidade de consumir os produtos e os serviços que você oferece para o mercado.

Ou seja, é uma parcela da sociedade que apresenta hábitos de consumo e características demográficas semelhantes. Esse perfil indica que essas pessoas podem se interessar pelo seu produto digital.

Diante disso, você consegue direcionar as suas ações de marketing e de vendas para essa segmentação do mercado e as suas chances de conseguir transformá-los em clientes é muito maior.

Geralmente, o público-alvo é composto pelas seguintes informações: idade, sexo, formação acadêmica, renda mensal, classe social, localização e hábitos de consumo. Com esses dados é possível conhecer melhor as pessoas que consomem ou têm interesse em consumir as suas soluções.

Dessa forma, fica mais fácil construir estratégias de marketing e vendas mais assertivas, ou seja, que atraiam a atenção deste público-alvo. Assim como a conversão em vendas têm maior probabilidade de acontecer. Por isso, é essencial que você defina corretamente essa segmentação do mercado.

Infelizmente, muitas pessoas ainda confundem o que é público-alvo e persona, bem como acreditam que sejam sinônimos. É importante saber diferenciar esses dois termos, pois isso pode impactar diretamente no seu planejamento estratégico.

Pensando nisso, no próximo tópico vamos explorar a diferença entre o público-alvo e a persona. Dessa forma, você vai finalizar a sua leitura compreendendo muito bem as principais características de cada um desses elementos fundamentais para o seu negócio digital.

Qual é a diferença entre público-alvo e persona?

Como vimos anteriormente, público-alvo ou mercado-alvo é uma parcela da sociedade que tem maior probabilidade de consumir os seus produtos e serviços, ou seja, é uma segmentação do mercado mais generalizada.

Por exemplo, imagine que você tem um curso online sobre marketing digital. Nesse caso, o seu público-alvo podem ser homens e mulheres residentes no Brasil com idade entre 20 e 40 anos e ensino superior completo.

Essas pessoas pertencem a classe C que apresentam uma renda mensal de 4 a 10 salários mínimos, bem como têm o hábito de consumir produtos e serviços relacionados ao marketing digital.

copy com chat gpt , herocreator

Já a persona ou o avatar, é um personagem semi ficcional que representa o seu cliente ideal, ou seja, ela apresenta um perfil bem mais detalhado de quem pode ter interesse nas soluções que você disponibiliza para o mercado.

Nesse caso, um exemplo de persona para o seu curso online poderia ser: Malu, 30 anos, redatora freelancer. Mora em São Paulo e possui formação em jornalismo. Ela terminou a graduação e percebeu que o mercado com maior tendência de crescimento é o marketing digital.

Por isso, a Malu procura um curso online deste tema para se especializar e ingressar no mercado mais preparada para atender seus clientes. Ademais, nas horas vagas ela adora ler livros de romance e assistir séries na Netflix.

Como vimos, o público-alvo é mais generalista e o avatar é mais específico. Sem a definição do primeiro, não existe a descrição do segundo. Isso porque a segmentação do mercado de um negócio digital determina o perfil demográfico do avatar.

A partir desses dados é possível fazer pesquisas para identificar o comportamento, os desejos, as dores, as necessidades, as objeções de compra, entre outras informações sobre o seu cliente ideal.

Para aprender mais sobre persona, veja o vídeo abaixo:

Como definir o público-alvo do seu negócio digital?

O público-alvo é um elemento muito importante para qualquer negócio digital. Por isso, é essencial que você saiba como definir a sua segmentação do mercado antes de iniciar o seu empreendimento. Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem te ajudar neste processo. Acompanhe!

Conheça o seu mercado

O primeiro passo para definir o seu público-alvo é fazer pesquisas de mercado para conhecer o seu nicho e os seus concorrentes. Dessa forma, fica mais fácil localizar a posição estratégica do seu negócio digital perante o mercado.

Assim como identificar oportunidades que podem ser aproveitadas, ou seja, quais são as tendências e as lacunas de demanda existentes. A partir dessas informações, você consegue definir qual é o problema que você pretende solucionar com o seu negócio.

Faça pesquisas e coleta de dados

Após identificar o seu nicho e o problema que pretende resolver, chegou o momento de fazer pesquisas para coletar dados sobre o seu público-alvo. Para isso, você pode aplicar questionários e fazer entrevistas com uma amostra de pessoas.

Assim como pode usar ferramentas, como o Google Analytics e o Google Trends. Elas oferecem muitos dados demográficos relacionados às pessoas que têm tendência a pesquisar determinado assunto na Internet.

Defina o seu público-alvo

Com os dados coletados em mãos, você precisa colocar a mão na massa, ou seja, definir qual é o seu público-alvo. Para tanto, é necessário pegar um papel ou abrir um documento online e descrever as principais características comuns dos seus potenciais clientes.

Dentre elas podemos destacar idade, sexo, nível de escolaridade, classe social, renda, estado civil, localização, entre outros dados demográficos. Também é essencial descrever os hábitos de consumo e a intenção de compra dessas pessoas.

Podemos concluir que o público-alvo é mais generalista que a persona, por isso é essencial que você tenha essas duas definições prontas antes de iniciar o seu negócio digital. Lembre-se de que elas não são estáticas, pois podem mudar de acordo com as necessidades do seu empreendimento ou as mudanças do mercado.

Portanto, é imprescindível que você tenha uma ferramenta que ajude no processo de definição da sua persona ou avatar. Diante disso, que tal conhecer o gerador de persona da HeroSpark? Essa ferramenta é ideal para você construir o perfil do seu cliente ideal e preparar estratégias de marketing e de vendas cada vez mais assertivas.

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *