empreender com a herospark

Se você pretende ingressar no empreendedorismo digital, precisa conhecer alguns termos muito utilizados no mundo da gestão. Dentre eles podemos destacar o público-alvo. Ele é um elemento essencial para a construção de um planejamento estratégico mais assertivo.

 

Assim como pode te ajudar a definir estratégias de marketing e de vendas que consigam atrair potenciais clientes e convertê-los por meio do processo comercial. Por isso, é imprescindível que antes de iniciar o seu negócio digital você defina o seu público-alvo.

 

Quer saber mais sobre este assunto? Então, continue a leitura e confira todas as informações que separamos para você. Vamos lá!

 

O que é público-alvo?

 

O público-alvo é um grupo de pessoas que possuem características comuns entre si, que, por sua vez, têm uma maior probabilidade de consumir os produtos e os serviços que você oferece para o mercado.

 

Ou seja, é uma parcela da sociedade que apresenta hábitos de consumo e características demográficas semelhantes. Esse perfil indica que essas pessoas podem se interessar pelo seu produto digital.

 

Diante disso, você consegue direcionar as suas ações de marketing e de vendas para essa segmentação do mercado e as suas chances de conseguir transformá-los em clientes é muito maior.

 

Geralmente, o público-alvo é composto pelas seguintes informações: idade, sexo, formação acadêmica, renda mensal, classe social, localização e hábitos de consumo. Com esses dados é possível conhecer melhor as pessoas que consomem ou têm interesse em consumir as suas soluções.

 

Dessa forma, fica mais fácil construir estratégias de marketing e vendas mais assertivas, ou seja, que atraiam a atenção deste público-alvo. Assim como a conversão em vendas têm maior probabilidade de acontecer. Por isso, é essencial que você defina corretamente essa segmentação do mercado.

 

Infelizmente, muitas pessoas ainda confundem o que é público-alvo e persona, bem como acreditam que sejam sinônimos. É importante saber diferenciar esses dois termos, pois isso pode impactar diretamente no seu planejamento estratégico.

 

Pensando nisso, no próximo tópico vamos explorar a diferença entre o público-alvo e a persona. Dessa forma, você vai finalizar a sua leitura compreendendo muito bem as principais características de cada um desses elementos fundamentais para o seu negócio digital.

 

Qual é a diferença entre público-alvo e persona?

 

Como vimos anteriormente, público-alvo ou mercado-alvo é uma parcela da sociedade que tem maior probabilidade de consumir os seus produtos e serviços, ou seja, é uma segmentação do mercado mais generalizada.

 

Por exemplo, imagine que você tem um curso online sobre marketing digital. Nesse caso, o seu público-alvo podem ser homens e mulheres residentes no Brasil com idade entre 20 e 40 anos e ensino superior completo.

 

Essas pessoas pertencem a classe C que apresentam uma renda mensal de 4 a 10 salários mínimos, bem como têm o hábito de consumir produtos e serviços relacionados ao marketing digital.

 

Já a persona ou o avatar, é um personagem semi ficcional que representa o seu cliente ideal, ou seja, ela apresenta um perfil bem mais detalhado de quem pode ter interesse nas soluções que você disponibiliza para o mercado.

 

Nesse caso, um exemplo de persona para o seu curso online poderia ser: Malu, 30 anos, redatora freelancer. Mora em São Paulo e possui formação em jornalismo. Ela terminou a graduação e percebeu que o mercado com maior tendência de crescimento é o marketing digital.

 

Por isso, a Malu procura um curso online deste tema para se especializar e ingressar no mercado mais preparada para atender seus clientes. Ademais, nas horas vagas ela adora ler livros de romance e assistir séries na Netflix.

 

Como vimos, o público-alvo é mais generalista e o avatar é mais específico. Sem a definição do primeiro, não existe a descrição do segundo. Isso porque a segmentação do mercado de um negócio digital determina o perfil demográfico do avatar.

 

A partir desses dados é possível fazer pesquisas para identificar o comportamento, os desejos, as dores, as necessidades, as objeções de compra, entre outras informações sobre o seu cliente ideal.

 

Para aprender mais sobre persona, veja o vídeo abaixo:

 

 

Como definir o público-alvo do seu negócio digital?

 

O público-alvo é um elemento muito importante para qualquer negócio digital. Por isso, é essencial que você saiba como definir a sua segmentação do mercado antes de iniciar o seu empreendimento. Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem te ajudar neste processo. Acompanhe!

 

Conheça o seu mercado

 

O primeiro passo para definir o seu público-alvo é fazer pesquisas de mercado para conhecer o seu nicho e os seus concorrentes. Dessa forma, fica mais fácil localizar a posição estratégica do seu negócio digital perante o mercado.

 

Assim como identificar oportunidades que podem ser aproveitadas, ou seja, quais são as tendências e as lacunas de demanda existentes. A partir dessas informações, você consegue definir qual é o problema que você pretende solucionar com o seu negócio.

 

Faça pesquisas e coleta de dados

 

Após identificar o seu nicho e o problema que pretende resolver, chegou o momento de fazer pesquisas para coletar dados sobre o seu público-alvo. Para isso, você pode aplicar questionários e fazer entrevistas com uma amostra de pessoas.

 

Assim como pode usar ferramentas, como o Google Analytics e o Google Trends. Elas oferecem muitos dados demográficos relacionados às pessoas que têm tendência a pesquisar determinado assunto na Internet.

 

Defina o seu público-alvo

 

Com os dados coletados em mãos, você precisa colocar a mão na massa, ou seja, definir qual é o seu público-alvo. Para tanto, é necessário pegar um papel ou abrir um documento online e descrever as principais características comuns dos seus potenciais clientes.

 

Dentre elas podemos destacar idade, sexo, nível de escolaridade, classe social, renda, estado civil, localização, entre outros dados demográficos. Também é essencial descrever os hábitos de consumo e a intenção de compra dessas pessoas.

 

Podemos concluir que o público-alvo é mais generalista que a persona, por isso é essencial que você tenha essas duas definições prontas antes de iniciar o seu negócio digital. Lembre-se de que elas não são estáticas, pois podem mudar de acordo com as necessidades do seu empreendimento ou as mudanças do mercado.

 

Portanto, é imprescindível que você tenha uma ferramenta que ajude no processo de definição da sua persona ou avatar. Diante disso, que tal conhecer o gerador de persona da HeroSpark? Essa ferramenta é ideal para você construir o perfil do seu cliente ideal e preparar estratégias de marketing e de vendas cada vez mais assertivas.

vender cursos online herospark

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *