Quais os cursos mais procurados na internet? Descubra para produzir o seu!

Imagem de um cérebro com ícone de diferentes cursos mais procurados na internet

Muitas dúvidas surgem para os infoprodutores no momento de escolher como atuar no mercado digital. Quando falamos em cursos online, para algumas pessoas com conhecimentos específicos pode ser mais simples. Afinal, é possível transformar o seu conhecimento em um curso online rentável, certo? 

Mas, para outras pessoas, a pergunta pode não ter uma resposta tão rápida. Por isso, após uma pesquisa feita pela HeroSpark, trouxemos com base em dados de um período de 1 ano, quais os cursos mais procurados na internet e os recursos necessários para escolher a plataforma certa para produzir o seu. Vamos começar? 

Quais os cursos mais procurados na internet?

Após um mapeamento detalhado entre junho de 2021 e junho de 2022, a HeroSpark levantou em uma pesquisa mais de 6 milhões de buscas diferentes sobre cursos no Google. Veja a metodologia utilizada:

metodologia da pesquisa HeroSpark

Mesmo após a pandemia, os cursos online ainda são uma aposta para quem quer ganhar dinheiro sem sair de casa.

Por isso, trouxemos uma lista com os 10 cursos mais procurados para te ajudar nessa decisão tão importante para quem quer atuar no mercado digital como infoprodutor e montar o seu curso online.

1. Inglês

Se você já possui um conhecimento na língua, saiba que pode aproveitá-lo para gerar uma renda extra graças à internet em uma das áreas que mais se destacam no Brasil: idiomas. 

Com um crescimento significativo durante a pandemia, o interesse permanece bastante vivo após – afinal, foi o curso mais procurado no período da pesquisa e pode ser uma oportunidade atraente para os infoprodutores.

2. Enfermagem

Entrando em conhecimentos ainda mais específicos na área de saúde, um dos cursos mais procurados são os de enfermagem.  O interesse pode ter aumentado em função do cenário mundial que enfrentamos recentemente, entretanto, ainda apresenta uma gama de possibilidades para quem desejar investir na área.

3. Design

Muitas oportunidades surgem no mercado de design e na área de comunicação para quem quer produzir um curso. Seguindo a linha de conhecimentos específicos, os cursos de design também são uma opção rentável para os infoprodutores em um mercado com tendência de crescimento. 

4. Direito

Entre as opções de cursos mais procurados na internet, os cursos da área de direito também se destacam. Em uma área que exige mais expertise – semelhante às áreas de design e enfermagem, por exemplo – também tem um público atraente para quem quer produzir cursos.

5. Administração 

Muitas pessoas buscaram se profissionalizar durante o período da pandemia, mas a busca não parou por aí. A pesquisa também apontou um crescimento de cursos online de administração, com mais opções para quem procura áreas generalistas.

6. Cuidador

No Brasil, a população de idosos vem crescendo a cada dia, o que tornou o curso de cuidador cada vez mais procurado na internet. A busca não parou na pandemia e ainda tem bastante potencial para quem deseja investir em um curso na área da saúde.

7. Informática

Engana-se quem pensa que os cursos de informática ficaram para trás. Na verdade, a transformação digital os colocaram em destaque e cada vez mais pessoas buscam cursos na área de informática para se profissionalizar ou, ainda, ter mais conhecimentos sobre.

8. Manicure

Não é novidade que a área da estética é bastante procurada, com destaque para os cursos de manicure. Com possibilidades de ampliar as oportunidades de trabalho para quem faz, é um prato cheio para os infoprodutores produzirem cursos online na área.

9. Corretor de imóveis

O mercado imobiliário está aquecido e traz oportunidades não só para quem quer tornar-se corretor e atuar na área, como também para quem deseja produzir conhecimento e torná-lo rentável, ainda que seja um conhecimento mais específico.

10. Gestão

Por fim, os cursos de gestão também foram bastante procurados durante o período da pesquisa e vem crescendo mesmo após a pandemia. Profissionais de diversas áreas vêm buscando cursos para capacitar-se para além de suas habilidades técnicas, o que abre uma janela de oportunidades para quem deseja produzir um curso.

Imagem de oferta Mentoria Impulso Digital.

E quais são os cursos mais promissores nos próximos anos?

Se você buscou quais os cursos mais procurados na internet, deve estar se perguntando neste momento quais são aqueles que têm menor concorrência, certo? Confira a lista abaixo com os cursos ideais para você investir:

  • Pedagogia;
  • Teologia;
  • T.I;
  • Espanhol;
  • Gastronomia;
  • Eletricista;
  • Confeitaria;
  • Psicologia;
  • Operador de empilhadeira;
  • Manutenção de celular.

Com uma busca maior por cursos ministrados por especialistas (sendo 20 mil do volume total de 50 mil buscas mensais), certos conhecimentos não precisam ficar limitados ao ambiente acadêmico (com 12 mil buscas mensais, conforme mostra o infográfico). É uma oportunidade para aproveitar a demanda do mercado e monetizar um conhecimento.

infográfico mostrando a preferência das pessoas

Por que conhecer esses rankings é importante para o seu negócio?

Saber quais os cursos mais procurados na internet te proporciona uma visão de mercado importante se você deseja investir em um mercado já em alta ou, quem sabe, entrar em uma área que ainda está crescendo. 

Na pesquisa realizada pela Hero, só a palavra “online” teve mais de 900 mil buscas mensais relacionadas a cursos, enquanto “gratuito” alcançou mais de 800 mil buscas mensais. Isso demonstra uma demanda cada vez mais crescente por conteúdos digitais.

Além disso, a busca por cursos EAD mostra vantagem em comparação ao modelo de ensino tradicional presencial: são mais de 100 mil buscas mensais em comparação ao volume de pouco mais de 80 mil buscas mensais. As pessoas estão optando a certificação pelo ensino à distância. 

infográfico mostrando como as pessoas preferem estudar

Dessa forma, ao acompanhar os números, é possível entender quais serão as tendências e preparar-se para elas, evitando que a concorrência o atropele com as novidades que você já está acompanhando e consiga se antecipar.

O que é preciso antes de criar o seu curso online?

Antes de criar o seu curso online, é importante escolher a plataforma ideal para hospedar, vender e divulgar seu conteúdo. Por isso, você deve considerar alguns recursos essenciais para o dia a dia de gestão do seu curso online. 

Criação de landing page

Uma estratégia de divulgação começa por uma página de captura, portanto, ter uma ferramenta capaz de criar uma landing page é fundamental para colocar sua estratégia em prática e aumentar a sua base de contatos.

Automação de e-mails

Já imaginou disparar e-mails para todos os inscritos no seu curso com seus dados de maneira totalmente manual? A automação de e-mails torna a sua rotina muito mais fácil e ainda personaliza o seu contato com o aluno, já que é possível aproveitar a ferramenta para aproximar-se do seu público. 

Funil de vendas

Mais importante do que saber quais os cursos mais procurados na internet, é ter uma plataforma completa, o que inclui a ferramenta de funil de vendas. Saber quando oferecer o seu curso é tão importante quanto vendê-lo, por isso, considere se a plataforma conta com este recurso.

Checkout próprio

A parte de pagamentos é um ponto de atenção para qualquer infoprodutor. Isso porque, é uma parte sensível e, se feita de maneira incorreta, pode causar bastante dor de cabeça. Prefira plataformas com checkout próprio para ter mais segurança.

Área de alunos

Considere que seus alunos tenham alguma dúvida sobre o curso ou, apenas, queiram conversar sobre algum tópico falando durante as aulas. Um espaço para os alunos conversarem é importante para manter o engajamento e incentivá-los a terem outras trocas para além do curso. 

Usabilidade amigável

O que pode parecer simples, na verdade pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso do seu curso online. Uma plataforma fácil de usar é importante para que seus usuários possam focar apenas no conteúdo, e não em desvendar a ferramenta. 

Relatórios

Todo esforço investido será desperdiçado se você não acompanhar os números. Saber os dados sobre progressão dos alunos é importante para saber como está seu desempenho durante o curso, bem como identificar pontos de melhoria na experiência. 

Agora que você já sabe quais os cursos mais procurados na internet e o que você não pode deixar de ter em uma plataforma, conheça a HeroSpark, uma plataforma completa e gratuita, com o que você precisa desde a hospedagem, até a venda e divulgação do seu curso online!

Banner escola de psicanálise
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.