Como fazer sorteio no Instagram grátis: 3 sites fáceis

Celular segurado por uma pessoa e notebook ao fundo. Fundo roxo e a escrita "sorteio no Instagram" por cima.

Você está querendo fazer um sorteio no Instagram, mas não sabe por onde começar? Então este é o artigo certo para esclarecer suas dúvidas!

Afinal, fazer um sorteio pode ser uma decisão assertiva para quem tem um perfil comercial no Instagram e busca mais seguidores, engajamento e novos clientes.

Por isso, para ajudar você que está querendo aprender como fazer um sorteio no Instagram, preparamos um passo a passo super explicativo para não haver erros na hora de sortear. Vem com a gente! 

Como fazer um sorteio no Instagram em 5 passos? 

Antes de realizar um sorteio, é preciso estar ciente de algumas etapas importantes. Assim, você consegue garantir uma boa execução e desenvolvimento da dinâmica. Por isso, confira todos os passos essenciais que você deve seguir!

1. Organize como será a publicação

Organize a publicação do sorteio, desenvolva o texto e as artes. Crie estratégias para que o sorteio seja atrativo e trace as metas desejáveis com essa dinâmica: Qual é a sua intenção com o sorteio?

  • Aumentar o número de seguidores?
  • Melhorar o engajamento no seu perfil?
  • Fazer publicidade de um produto?

Uma boa execução dessa etapa ajudará você a alcançar bons resultados ao sortear no Instagram.

2. Defina as regras

As regras precisam transmitir clareza aos participantes para não haver confusões ou mal-entendidos. Por exemplo: se você está buscando mais seguidores, precisa deixar claro nas regras que só será possível participar quem estiver seguindo sua página e marcar os amigos nos comentários. 

No entanto, independente de quais regras você estabeleça para o seu sorteio, é indispensável que esteja por dentro das instruções de promoção estabelecidas pelo Instagram e esteja de olho em todos os comentários para verificar se as respostas estão de acordo com as regras.

3. Escolha o prêmio

Escolher o prêmio é um dos passos mais importantes dessa jornada. Afinal, ele é o principal interesse de quem vai participar do sorteio.

Assim, o prêmio precisa ser escolhido com base no tipo de público do seu perfil

Se você tem uma loja virtual, por exemplo, então o adequado é escolher um produto com base no que você vende.

4. Encontre parceiros

Realizar parcerias com outras lojas, empresas e marcas é uma ótima forma de alcançar o seu objetivo na hora de fazer um sorteio no Instagram. 

O importante nessa etapa é buscar parcerias para oferecer um produto que seu público tenha identificação. Geralmente são ofertados vale compras ou produtos que tenham relação com sua marca e seus seguidores.

5. Divulgue o sorteio

Antes de divulgar o sorteio, deixe seus seguidores interessados. Para isso, faça stories comentando a respeito. Assim, você os deixará preparados para o lançamento.

Além disso, é importante preparar artes atrativas e fazer uma divulgação, informando as intenções do sorteio. Nesse momento, é válido realizar testes para entender a melhor hora de postar seu sorteio no Instagram.

Por último, com data e horário já estabelecidos, crie a postagem final do sorteio no feed. Nesse post deve conter todas as regras e informações fundamentais para os participantes seguirem.

6. Adote estratégias de engajamento

Peça para os usuários marcarem os amigos nos comentários do sorteio. Essa é uma ótima estratégia para divulgar sua promoção, gerando engajamento para o seu perfil e mais seguidores de forma orgânica. 

Dessa forma, seu perfil e sua publicação podem conquistar um maior alcance com essa divulgação espontânea.

Imagem de oferta Mentoria Impulso Digital.

7. Use hashtags estratégicas para o sorteio

Utilizar hashtags no Instagram é uma ótima forma de obter um maior alcance no sorteio. Mas é importante saber utilizá-las, visto que, em excesso, elas podem atrapalhar o desempenho da publicação.

Além disso, elas precisam ter relação com a postagem. Hashtags como #sorteioinstagram e #instasorteio podem ser boas opções para utilizar. 

Quais são os 3 melhores sites para fazer sorteio no Instagram? 

Sorteador

Essa é uma plataforma muito simples de utilizar. No entanto, conforme suas diretrizes, somente é possível acessar o sorteio se o usuário possuir uma conta para negócios vinculada ao Facebook.

Para realizar o sorteio, você tem duas opções: informar o seu usuário do Instagram ou informar a URL (link) do post de sorteio. 

Imagem da tela inicial do site sorteador.com.br com a logo escrita na cor laranja

Sorteio.com

O Sorteio.com, antigo Sorteiogram, é para quem busca facilidade na hora de sortear no Instagram. Sua maior vantagem é a praticidade. 

Ele é simples e possui uma ferramenta para remover comentários repetidos, além de mostrar apenas um comentário por pessoa, o que facilita bastante para você.

Imagem da tela inicial do site sorteio.com

InstaSorteio

O InstaSorteio funciona de forma muito parecida com o Sorteio.com. Para utilizar a plataforma, é preciso inserir “usuário” e “e-mail” e depois realizar as configurações do sorteio.

A diferença do InstaSorteio em relação a seus concorrentes é que ele consegue filtrar comentários por hashtag e sortear uma mesma pessoa mais de uma vez.

Imagem da tela inicial do site instasorteio

Quem pode fazer sorteio no Instagram? 

No Brasil existe a Lei nº 5.768 que regulamenta a realização de sorteios e promoções no país. Em resumo, a lei estabelece a necessidade de uma autorização prévia do Ministério da Fazenda para se realizar operações de distribuição gratuita de prêmios.

É legalmente permitido a realização de sorteios e promoções feitas por pessoas jurídicas que atuem na área comercial, industrial, prestadoras de serviço ou empresas de compra e venda de bens imóveis. 

Sendo assim, para fazer sorteios e promoções de forma regular, é necessário solicitar à Secretaria de Acompanhamento Fiscal, Energia e Loteria, com 40 a 120 dias de antecedência, a autorização para realizar a ação.

Em caso de dúvidas, existe um tópico no site do Governo Federal falando sobre a Regulação de loterias e promoções comerciais. Vale a pena ler!

Diretrizes de sorteio no Instagram

O Instagram também possui diretrizes para a realização de promoções e sorteios na rede social. Então é bom estar atento às regras antes de realizar qualquer promoção por lá. Confira quais são elas!

  • Ao realizar um sorteio, você é responsável por todos os termos estabelecidos para o evento, como, por exemplo: regras, requisitos para a dinâmica e premiação. 
  • Marcações inadequadas não são permitidas no Instagram. Ou seja, as pessoas não podem marcar a si mesmas em sorteios e promoções, pois essa é entendida como uma forma delas se autobeneficiarem. 
  • O Instagram também se isenta de qualquer responsabilidade diante dos sorteios realizados na rede social. Dessa forma, eles não se associam a nenhuma promoção e não se responsabilizam por nenhuma intercorrência.  

Vale a pena fazer sorteio no Instagram?

Está em dúvida se deve realizar um sorteio no seu perfil do Instagram? Existem alguns pontos que devem ser considerados antes de tomar essa decisão. 

Veja alguns prós e contras de apostar na estratégia.

Prós

  • Atrai novos seguidores para o seu perfil;
  • Aumenta o engajamento;
  • Aumenta o reconhecimento da sua marca;
  • Amplia o seu alcance.

Contras

  • Atrai pessoas que não são seu público-alvo;
  • Possibilidade de queda no número de seguidores após o sorteio.

Kit de marketing digital gratuito

Além do sorteio no Instagram, é necessário aderir a outras boas práticas do marketing digital para o seu negócio escalar.

Pegar meu kit grátis

Banner escola de psicanálise
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.