Tipos de email: quais são e qual é o melhor? [2024]

Imagem de um @ com a frase: tipos de email
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

Um dos grandes desafios no marketing digital é a criação de um fluxo de nutrição de leads. Para isso, são utilizados diferentes conteúdos, inclusive diferentes tipos de email.

A partir de uma segmentação dos contatos, os emails podem ser disparados conforme a etapa do funil dos leads, e cada um deles buscam atingir diferentes finalidades. Mas você sabe quais são eles?

Neste artigo, detalhamos as características dos tipos de email e qual é o melhor de acordo com cada etapa do funil de vendas. Além disso, também apresentamos as plataformas mais utilizadas para os envios. Boa leitura!

Transforme sua estratégia digital em um negócio online super lucrativo. Inscreva-se agora mesmo no Acelerador Digital, é gratuito!

Quais são os tipos de email?

Entre os principais tipos de emails, podemos destacar:

  • Emails relacionais: como o próprio nome diz, ele é voltado para estabelecer uma aproximação entre remetente e destinatário. Um exemplo desse email relacional são as newsletters.
  • Emails promocionais: esse tipo de email não é de utilização exclusiva para vendas, pois pode ser usado para incentivar o engajamento do seu público-alvo. Ele pode ser entregue com uma oferta de desconto, por exemplo. 
  • Emails transacionais: os emails transacionais são enviados como uma forma de comprovação de uma transação, como recibos ou ingressos comprados na internet.

Os emails são um dos recursos mais poderosos para a comunicação entre uma empresa e seu público. Por meio deles é possível estabelecer um fluxo de nutrição de leads, preparando-os de forma mais eficiente para realizar as conversões.

Mas esses não são os únicos tipos de email. Além dos emails voltados para realização de campanhas ou destinados para o fluxo de vendas, também existem aqueles que carregam mensagens interpessoais e até mesmo documentos.

Como já falamos, nem todos os emails são voltados para vendas. Porém, existem muitos tipos  utilizados nas ações de marketing digital. Quer descobrir quais são eles? Então acompanhe o próximo tópico.

Quais são os tipos de email marketing?

Nas ações de marketing digital, cada um dos tipos de email corresponde a uma etapa do funil de vendas e serve para aquecer e engajar seus leads. 

Cada campanha deve corresponder aos objetivos, sendo que uma estratégia equilibrada normalmente apresenta mais email relacionais do que promocionais.

Mas em cada um deles existem diversos outros tipos. Listamos abaixo alguns deles. Confira:

E-mail de boas-vindas

Quando você está realizando uma campanha de captação de leads por meio de uma landing page ou outro tipo de estratégia, o e-mail de boas-vindas é utilizado.

Afinal, um email de boas-vindas é a mensagem que você envia para estabelecer o primeiro contato mais direto com seus leads. Ele pode conter, por exemplo, um cupom de desconto. 

Newsletter

Um dos principais tipos de e-mail marketing é a newsletter. Esse modelo de mensagem tem um tom informativo e é utilizado para levar conteúdos para nutrir seus leads.

Entre os modelos de conteúdos que podem ser enviados por meio de uma newsletter, podemos destacar:

  • Curadoria de notícias;
  • Atualizações sobre a marca;
  • Dicas de entretenimento;
  • Novidades do blog;
  • Compilado de artigos. 

E-mail de nutrição

O e-mail de nutrição tem como foco preparar os leads para a conversão

Normalmente, é criado um fluxo de nutrição no qual cada e-mail da cadeia leva conteúdos bastante direcionados para aquecer os leads, fazendo com que ele avance no funil de vendas.

Vale dizer que, além desses, outros tipos de e-mail marketing são:

  • E-mail Sazonal;
  • Feedback;
  • Lifecycle email.

Você sabe quais deles podem ser utilizados dentro de uma campanha de email marketing? Caso não saiba, continue a leitura e confira a seguir.

copy com chat gpt , herocreator

Qual é o melhor tipo de email para enviar para os clientes?

Se você chegou até aqui deve estar se perguntando qual é então o melhor tipo de email para aplicar no fluxo de nutrição com os seus clientes. E a resposta simples:

Não há um tipo ideal de email, isso porque para cada estratégia será necessário estudar o público para descobrir a forma mais eficiente para se comunicar com seus clientes em potencial. 

O seu fluxo de nutrição, inclusive, pode ter diferentes tipos de emails, desde um de boas vindas a um envio semanal de newsletter. Esses emails podem ajudar em diversos sentidos, como:

  • Informar;
  • Educar; 
  • Engajar;
  • Vender;
  • Recuperar
  • Etc. 

Para descobrir qual é o tipo ideal para sua campanha, é necessário conhecer o seu público e segmentar sua lista de contatos, pois dessa forma é possível otimizar sua automação de email marketing de acordo com o estágio do funil em que cada lead se encontra.

Quais são as plataformas de email mais utilizadas?

Agora que você já sabe os tipos de email e quais os melhores para enviar em cada etapa do funil de vendas, é fundamental descobrir qual a plataforma ideal para realizar os lançamentos de suas campanhas.

Pensando nisso, listamos algumas das principais ferramentas de automação de emails do mercado, assim você pode conferir a que tem as melhores funcionalidades, mas sem comprometer o orçamento do seu negócio. Confira!

1. Mailchimp

Uma das principais ferramentas de disparo de emails do mundo é a Mailchimp. Criada em 2001, nos Estados Unidos, a plataforma possui um plano gratuito e permite a criação de campanhas com diversos tipos de email.

Além disso, o Mailchimp também conta com outras funcionalidades, incluindo a ferramenta de construção de landing pages e outros recursos de CRM. Outras funcionalidades que se destacam na plataforma em seus planos pagos são:

  • Criação de anúncios;
  • Teste A/B;
  • Relatórios de desempenho;
  • integração com plataformas de gestão.

O plano gratuito permite enviar 10.000 emails por dia a cerca de 2000 contatos. Uma desvantagem da Mailchimp é que a plataforma não possui versão em português, o que a torna uma opção menos intuitiva.

2. ActiveCampaign

A ActiveCampaign é uma plataforma voltada para o envio de email marketing, permitindo o disparo de diversos tipos de email, incluindo:

  • Emails em massa;
  • Emails segmentados;
  • Emails programados;
  • Emails transacionais;
  • Respostas automáticas.

Por meio da ActiveCampaign, também é possível integrar suas campanhas a outras plataformas, como PayPal e Facebook.

A plataforma não é gratuita, para utilizar é necessário assinar um dos pacotes que custam a partir de US$29 por mês.

3. HubSpot

A HubSpot é uma das principais plataformas all in one do mercado, concentrando recursos de marketing, vendas e CRM. Com ela também é possível automatizar o fluxo de envio dos seus diversos tipos de email.

A ferramenta de automação de email da HubSpot é gratuita, e permite personalizar emails e realizar testes A/B. Mas para ter acesso a todas as aplicações da plataforma, é necessário pagar mensalidade, que custa US$800.

O acesso gratuito da HubSpot permite, além do envio de vários tipos de emails, a utilização de recursos como:

4. HeroSpark

A HeroSpark é uma plataforma tudo em um que possui todos os recursos para potencializar uma estratégia de marketing digital. Uma de suas poderosas ferramentas é o sistema de envio de email.

Com a HeroSpark, você pode enviar diversos tipos de emails ilimitados gratuitamente, o que é ideal para quem está começando no mercado digital. 

Além disso, a plataforma é toda em português, facilitando sua utilização de maneira intuitiva. Mas não para por aí, pois além de disparar diversos tipos de email, a plataforma da Hero também conta com recursos como:

  • Fluxo de automação;
  • Acompanhamento de métricas;
  • Ferramenta de construção de landing page.

Também é possível gerenciar seus leads com a HeroSpark, possibilitando a otimização da sua estratégia e a criação de campanhas mais eficientes.

Não espere mais, comece hoje mesmo a enviar todos os tipos de email com a HeroSpark e dispare seus resultados no digital.

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *