Mentoria: o que é, quais são os tipos e como funciona

tipos de mentoria
Já faturou acima de 50 mil reais no digital?

Se você deseja investir na criação e na venda de uma mentoria online, precisa conhecer os tipos de mentoria que mais vendem no mercado. Além disso, também deve tomar conhecimento sobre o passo a passo para se tornar um mentor de sucesso.

Pensando nisso, neste texto resolvemos apresentar as principais informações sobre este assunto e muito mais! Fique conosco e confira todo o conteúdo. Então, vamos lá!

Lance sua mentoria na HeroSpark e comece a vender agora mesmo. Conte com um checkout que garante até 296% mais conversão em vendas e captura de leads para o seu negócio. Crie sua conta, é gratuito!

O que é mentoria?

Mentoria é uma técnica de desenvolvimento de pessoas muito utilizada na atualidade. Por meio dela, uma mentor troca experiências e conhecimentos com um mentorado ou cliente a fim de que o segundo consiga alcançar os resultados esperados.

Vale destacar que essa técnica é diferente de consultoria, já que essa não apenas direciona, mas coloca a mão na massa pelo cliente. Por exemplo, na mentoria de carreira você recebe o direcionamento para melhorar a sua trajetória profissional.

Já na consultoria de carreira, o consultor oferece o direcionamento, mas também prepara o seu currículo, levanta as principais empresas para você trabalhar, faz simulações de entrevista, entre outros. 

Portanto, na mentoria o foco é a troca de experiências entre o mentor e o mentorado. Isso porque o primeiro tem vasta bagagem para compartilhar com o segundo que, por sua vez, está iniciando ou retornando para o mercado de trabalho, por exemplo.

Qual é o grande diferencial da mentoria?

A mentoria oferece ferramentas de aperfeiçoamento por meio de um planejamento estratégico. Assim, ela torna possível compreender os desafios de maneira mais rápida e traçar planos mais eficientes. 

Alguns dos diferenciais desenvolvidos a partir de uma mentoria e que atraem os mentorados são:

  • Construção de networking;
  • Estratégia de produtividade;
  • Auxilio para traçar metas claras;
  • Acompanhamento personalizado.

Além disso, é possível construir uma bagagem de referências a partir das vivências do seu mentor, o que é essencial para o crescimento do mentorado. 

Como ser um bom mentor?

Um bom mentor é aquele profissional que vai elaborar estratégias conjuntas com o seu mentorado para fortalecer sua jornada profissional.

Para isso, ele utiliza recursos para colaborar na superação de desafios e auxiliar seu mentorado a enxergar oportunidades.

Entre os passos fundamentais para se tornar um bom mentor, podemos citar:

  • Alinhe objetivos com o seu mentorado;
  • Ensine com base na sua vivência e aprenda com as experiências dos outros;
  • Se comprometa com o que for definido;
  • Tenha seu próprio mentor;
  • Construa um networking;
  • Invista na sua inteligência emocional;
  • Ensine com base no exemplo.

Além disso, um mentor também ajuda no aumento da produtividade e no aprimoramento da performance profissional de seus mentorados.

Quais são os 4 principais tipos de mentoria?

Existem diversos tipos de mentoria no mercado. Porém, separamos aqui as que mais vendem. Assim, você tem uma noção de qual delas pode optar para obter maiores chances de sucesso no seu negócio digital.

1. Mentoria de carreira

Esse tipo de mentoria trata sobre a vida profissional de uma pessoa, ou seja.

Ou seja, o mentor ajuda a desenvolver as habilidades necessárias para obter sucesso no mercado de trabalho. 

Para isso, ele pode indicar leituras, cursos, treinamentos, ferramentas, técnicas, entre outros.

Assim como pode ajudar o mentorado a ver de maneira mais clara o seu futuro, seja no mundo do empreendedorismo ou do trabalho formal.

2. Mentoria de negócios

Geralmente, a mentoria de negócios é contratada por empreendedores ou empresários que pretendem ingressar no mercado ou que estão estagnados e precisam inovar.

Nesse caso, o mentor ajuda o mentorado a ver os pontos fortes e fracos do empreendimento, bem como as forças e as ameaças do ambiente externo. 

Dessa forma, o mentorado consegue entender a situação atual do seu negócio e quais são as melhores ações ou estratégias que precisam ser elaboradas e implementadas para alavancar o seu sucesso empresarial.

copy com chat gpt , herocreator

3. Mentoria financeira

No caso das finanças pessoais, o mentor ajuda o seu cliente a organizar o seu orçamento, a obter uma renda extra, bem como a construir uma reserva de emergência. 

Em alguns casos, também é possível orientar o mentorado em relação aos investimentos em renda fixa ou variável. Ou seja, nessa mentoria a pessoa aprende a lidar com o seu dinheiro de maneira mais saudável e rentável.

4. Mentoria de liderança

Por fim, temos a mentoria de liderança. Por meio dela, o mentor compartilha as suas experiências na área com o mentorado para que ele possa desenvolver melhor o seu papel de líder dentro do ambiente no qual ele atua.

Para tanto, ele ajuda o mentorado a desenvolver competências comportamentais necessárias para a compreensão da natureza humana. Assim, fica mais fácil liderar pessoas em qualquer espaço.

3 exemplos de produtores digitais mentores

1. Thiago Nigro

O infoprodutor que ficou conhecido pelas dicas de educação financeira no canal O Primo Rico, no YouTube, é hoje uma das maiores autoridades digitais do país.

Mas, além do canal, do podcast e do lançamento de seus livros, Thiago Nigro também está à frente do programa de mentoria Imersão Método Primo de Fazer Negócios. 

2. Joel Jota

Sócio de Thiago Nigro no Grupo Primo, Joel Jota levou a vivência de alta performance da época em que era nadador para o mundo corporativo. 

Além de palestras, podcasts e livros sobre produtividade e como viver em alta performance, JJ é o criador da mentoria Máxima Performance e da Comunidade Liberdade Total.

3. Priscila Zillo 

Fundadora do Sapientia, curso online que prepara alunos para o concurso de admissão à carreira diplomática, e autoridade digital, Priscila Zillo também é idealizadora de um programa de mentoria.

Zillo criou com o marido, o infoprodutor Pedro Sobral, o Parabellum, um programa de formação de MasterMind voltado para profissionais do mercado digital. 

Dicas para começar sua mentoria

1. Escolha o tipo de mentoria

O primeiro passo para se tornar mentor é escolher o tipo de mentoria. Essa decisão deve ser pautada nos seus conhecimentos e na sua experiência.

Por exemplo, se você trabalhou muitos anos na área de finanças, tem formação na área, bem como ama trabalhar com isso, possivelmente tem aptidão para se tornar um mentor financeiro de sucesso.

2. Procure uma formação

Outro passo importante para se tornar um mentor é procurar uma formação. No mercado existem diversas opções de cursos e treinamentos relacionados a essa área. Tente escolher a que melhor se adequa às suas necessidades. 

Com essa formação, você conseguirá aprender técnicas, metodologias e ferramentas que podem ajudar a prestar um melhor serviço aos seus clientes. Assim como desenvolverá habilidades importantes para ajudar o seu mentorado a obter os resultados esperados.

 

3. Faça o planejamento da mentoria

Não podemos deixar de mencionar que você precisa planejar a sua mentoria, ou seja, se ela vai ser individual ou coletiva ou, ainda, se vai ser online ou presencial.

Também é necessário definir se haverá material complementar, como aulas e e-books. Assim como determinar quais serão os meios de suporte para os clientes. 

Por exemplo, você pode desenvolver uma mentoria online de carreira para atender pessoas que buscam recolocação no mercado de trabalho.

Para tanto, gravará aulas complementares sobre como montar um currículo e como se comportar em uma entrevista de emprego para ajudar no processo de orientação.

A mentoria será individual com 8 encontros ao vivo semanais por meio de uma plataforma e o suporte acontecerá através do WhatsApp.

4. Construa a sua presença digital

Por fim, mas não menos importante, temos a construção da sua presença digital. Sem esse passo você não conseguirá vender o seu produto digital para o mercado. Para tanto, é necessário criar redes sociais profissionais e produzir conteúdo relevante para a sua audiência. 

Além disso, você precisa manter um bom relacionamento com ela, por meio de comentários, curtidas e compartilhamentos. Assim, é possível construir autoridade e quando começar a vender a sua mentoria, haverá várias pessoas interessadas no seu produto.

Agora que você já conhece os tipos de mentoria, que tal saber como nós podemos te ajudar a construir e a vender o seu produto digital? Então, acesse o nosso site e confira os serviços disponíveis.

Banner_blog_herospark
2 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *