Gestão de mídias sociais: saiba como fazer

Gestão de mídias sociais: como fazer
Quer aprender a fazer a gestão de mídias sociais? Veja mais.
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

Vender, criar uma audiência ou apenas ter o seu próprio posicionamento na Internet. Sabemos que não é fácil lidar com tudo isso. Por isso, a gestão de mídias sociais é tão necessária nos dias de hoje.

De nada adianta ter uma rede social atualizada se você, ou a pessoa que você contrata para cuidar dela, é um ‘fazedor de posts’. Toda mídia social precisa de uma sólida estratégia por trás.

Aprenda como fazer uma boa gestão de mídias sociais, a seguir.

O que é a gestão de mídias sociais?

A gestão de mídias sociais é o processo de criar, planejar, publicar e monitorar conteúdo em plataformas de redes sociais com o objetivo de construir e fortalecer a presença online de uma marca ou empresa.

Ela é importante para os negócios digitais por várias razões. Em primeiro lugar, porque as mídias sociais são uma das maneiras mais eficazes de alcançar e se conectar com um público-alvo. 

Além disso, a gestão de mídias sociais permite que as empresas criem e gerenciem uma imagem de marca consistente e positiva, fortalecendo a reputação e construindo a confiança do público. 

Isso, consequentemente, pode levar a um maior envolvimento e lealdade do cliente, aumentando as chances de conversão em vendas.

Redes sociais ou mídias sociais? Qual a diferença?

As mídias sociais abrangem as redes sociais. Ou seja, uma mídia social é uma tecnologia que possibilita o diálogo entre pessoas. Nesse caso, ela pode ser um blog, fórum, rede social e até chatbot.

Já as redes sociais, por sua vez, são um tipo de mídia social, e envolvem necessariamente os relacionamentos entre os usuários. 

Uma pessoa nas redes sociais pode compartilhar fotos, mensagens privadas e outras estratégias que possibilitam uma conexão maior com outros usuários.

Como funciona a gestão de mídias sociais?

O gerenciamento de mídias sociais envolve múltiplas habilidades, como, por exemplo:

  • Capacidade analítica para estudar o que está funcionando na rede em específico;
  • Criatividade para se diferenciar;
  • Adaptação para lidar com diferentes usuários, entre outros.

Para isso, o gestor precisa conhecer as ferramentas adequadas, ter disciplina para produzir conteúdo de forma contínua e uma série de outras responsabilidades.

Então, se você é um empreendedor digital e já é responsável pelos seus clientes e/ou pela sua empresa, é natural delegar esse trabalho com as mídias para um gestor especializado — mais conhecido como social media.

O que faz um gerenciador de redes sociais?

Delegar funções é totalmente normal, principalmente na fase de escala de um negócio. Mas, muitas vezes, é recomendado treinar ou verificar se o profissional está mesmo alinhado às suas expectativas. 

Conheça as principais funções de um gestor de mídias:

Define objetivos

Um social media ou gerenciador de redes sociais têm diversas atribuições e, provavelmente, ele vai começar questionando o objetivo do seu cliente com as mídias sociais, que pode ser, por exemplo:

  • Divulgar a marca;
  • Comunicar-se com os clientes;
  • Educar o mercado;
  • Alavancar as vendas;
  • Criar uma audiência.

Por mais que esses objetivos sejam parecidos ou relacionados, eles norteiam a estratégia que, por sua vez, impacta diretamente nos tipos de conteúdos que serão veiculados no canal.

Faz pesquisa de mercado e/ou entrevistas

Conhecendo o seu produto e empresa, o social media passa a pesquisar dados sobre os seus clientes, potenciais clientes e concorrentes.

Um negócio que está nas redes precisa abordar assuntos do interesse dos potenciais clientes. 

Mas para saber que temas são esses, é necessário investigar ativamente qual rede social é o melhor lugar para abordar seu público.

Para isso, o social media também identifica a rede social em que esses leads estão — além do Instagram e Facebook, plataformas muito comuns a vários negócios.

Ainda nesse planejamento inicial, define-se a linguagem e tom de voz das publicações, a frequência de postagem (apesar de existir um número ideal, sempre deve-se adequar à realidade do cliente), entre outros.

copy com chat gpt , herocreator

Organiza a identidade visual do perfil

Antes de começar as postagens, um gestor também deve preparar o visual do perfil: escolher, junto com o seu cliente, as cores que aparecerão no feed, o estilo da foto do perfil e o que será escrito na biografia.

Também cria os destaques de acordo com o negócio. Por exemplo: se a marca presta serviços, destacar o Sobre, Feedbacks, Bastidores e outros. Mas se ela vende produtos, é recomendado ter: Promoções, Detalhes da compra etc.

Cria um mapa do conteúdo

Com essa quantidade de informações, além dos dados do avatar, o gerenciador já pode criar um mapa do conteúdo.

Normalmente é um documento, como uma planilha do Excel, ou app gerenciador de tarefas, como o Trello, em que estão discriminadas as linhas editoriais, as redes em que serão publicadas, o calendário editorial, pautas, direcionamentos para stories, agendamentos de lives e afins.

Muitas vezes, esse mesmo gestor faz ou se reúne com parceiros para entregar tudo o que é necessário para a produção de conteúdo, como:

  • Artes;
  • Textos;
  • Vídeos;
  • Nuggets;
  • Anúncios.

O profissional que sabe fazer uma boa gestão de mídias sociais também define os melhores horários possíveis para publicar nas redes sociais, interage com a audiência e identifica tendências.

Um bom gestor sabe realizar ainda a análise de resultados e aproveita as oportunidades para ter um pico de crescimento entre seu público-alvo com ajuda do marketing viral, tão popular nas redes sociais.

Veja estratégias infalíveis para criar bons conteúdos:

Analisa e monitora os resultados

Regularmente, o profissional da gestão de mídias sociais também analisa os insights, organiza em um relatório e apresenta para o cliente.

Sem dados, todo o trabalho é praticamente inútil. É importante dar atenção às conclusões dos relatórios para melhorar e afinar a estratégia cada vez mais.

Todo negócio digital precisa de gestão de mídias sociais. Até quem tem um público mais velho e acha que não se beneficiaria dessas mídias, pode investir em redes sociais como LinkedIn ou Facebook. 

A verdade é que todos têm algum objetivo, seja vender, comunicar-se ou divulgar um produto.

Quais são as melhores métricas para acompanhar a gestão de redes sociais?

A gestão de mídias sociais permite que as empresas obtenham insights valiosos sobre seu público-alvo, seus interesses, comportamentos e preferências. 

Essas informações podem ser usadas para criar campanhas de marketing mais eficazes e personalizadas, bem como para melhorar a experiência do cliente em geral.

Mas, para isso, é necessário que o gestor de mídias estabeleça métricas para tornar esse acompanhamento de resultados mais eficiente. 

Por isso, confira abaixo algumas das métricas mais comuns e importantes que podem ser utilizadas para medir o sucesso da gestão de redes sociais:

  • Engajamento: métrica que indica o nível de interesse do público-alvo em relação ao conteúdo da marca, incluindo curtidas, comentários, compartilhamentos, cliques e visualizações de vídeos. 
  • Alcance: é a métrica relacionada à avaliação do impacto das campanhas de marketing e a visibilidade da marca. 
  • Retenção: mede a frequência com que os usuários retornam ao perfil da marca ou interagem com o conteúdo. A retenção é uma métrica fundamental para avaliar a fidelidade do público-alvo e a eficácia da estratégia de conteúdo. 
  • Custo por Aquisição (CPA): está relacionada ao custo de adquirir um novo seguidor ou cliente por meio das redes sociais. O CPA é uma métrica importante para avaliar a eficácia das campanhas de publicidade em redes sociais e comparar com outros canais de marketing. 
  • Taxa de conversão: acompanha a porcentagem de usuários que realizaram uma ação específica, como preencher um formulário ou fazer uma compra, após clicar em um anúncio de redes sociais. 

A escolha das melhores métricas para acompanhar a gestão de redes sociais pode variar dependendo dos objetivos e metas específicas de uma empresa ou marca. 

Quais são as melhores ferramentas para a gestão de redes sociais?

Existem diversas ferramentas disponíveis no mercado para ajudar na gestão de redes sociais. É importante avaliar as diferentes opções e selecionar aquela que melhor atenda às necessidades de gerenciamento de redes do seu negócio. 

Listamos abaixo algumas opções de ferramentas para te ajudar. Veja!

  1. Hootsuite: é uma plataforma completa de gestão de redes sociais que permite programar postagens, monitorar menções de marca, acompanhar métricas de desempenho e gerenciar equipes de trabalho.
  2. Buffer: ferramenta de agendamento de postagens em redes sociais que permite agendar conteúdo em várias plataformas ao mesmo tempo, incluindo Twitter, Facebook, Instagram e LinkedIn.
  3. Sprout Social: plataforma de gestão de redes sociais que oferece recursos como agendamento de postagens, gerenciamento de mensagens privadas, análise de desempenho e monitoramento de concorrentes.
  4. Canva: é uma ferramenta de design gráfico que permite criar imagens e gráficos para postagens em redes sociais.
  5. Google Analytics: ferramenta de análise de desempenho que permite monitorar o tráfego de sites e identificar fontes de tráfego e conversões de redes sociais.

Convém ressaltar que a escolha da ferramenta certa para a gestão de redes sociais dependerá das necessidades e objetivos específicos do seu negócio. 

Agora que você conhece as principais ferramentas e como fazer uma gestão de mídias sociais eficiente, chegou a hora de garantir a estratégia completa para impulsionar seus resultados no digital.

Baixe agora o Kit Marketing Digital, um material gratuito e exclusivo da HeroSpark que vai guiar você na criação de uma estratégia de sucesso para o seu negócio digital! 

Banner_blog_herospark
1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *