Tráfego pago para iniciantes: como fazer os primeiros anúncios? [GUIA]

tráfego pago para iniciantes

Investir em tráfego pago pode ser um passo decisivo para alavancar os resultados no mercado digital. Por isso, é importante que os infoprodutores, em especial aqueles que estão iniciando na jornada digital, saibam como trabalhar com mídia paga.

Pensando nisso, preparamos este guia rápido de tráfego pago para iniciantes, com uma introdução que vai garantir que você possa criar seus primeiros anúncios e impulsionar suas campanhas nas principais redes. 

Quer conferir? Então continue a leitura!

O que é tráfego pago?

Antes de explicar como funciona o tráfego pago para iniciantes, é importante explicar o que caracteriza esse modelo de tráfego.

Nesse sentido, o tráfego pago é como são chamados os anúncios impulsionados nas redes sociais e em sites.

Esse modelo de campanha é chamado de “tráfego” por realizar o direcionamento de visitantes de forma paga. Isso significa que os anúncios não são gratuitos e não aparecem organicamente para os usuários.

Na prática, ao realizar esse tipo de anúncio, o produtor digital está investindo para tornar sua campanha visível para o seu público-alvo.

Nesse sentido, os resultados buscados a partir desse impulsionamento podem ser variados, como, por exemplo:

  • Aumento da base de leads;
  • Crescimento na autoridade digital;
  • Redirecionamento para uma página de vendas;
  • Anúncio de evento online.

Sendo assim, é importante ter o domínio de tráfego pago para iniciantes, já que esse recurso é muito eficiente para a estratégia de escalabilidade de um negócio. 

Além disso, existem outros motivos pelos quais vale a pena investir nesse tipo de recurso do marketing digital. Entre os principais benefícios, podemos citar:

  • Mais chances de conquistar visibilidade em um curto espaço de tempo;
  • Impulsionamento de conteúdos e campanhas específicas e de acordo com a segmentação da sua base;
  • Maior taxa de conversão;
  • Aumento da reputação diante do algoritmo do motor de busca, em especial o Google.

Mas quando falamos em tráfego pago para iniciantes, pode surgir a dúvida sobre qual é a diferença entre esse modelo de anúncio e o tráfego orgânico. Para descobrir, confira o próximo tópico.

Qual é a diferença entre tráfego pago e tráfego orgânico?

A finalidade é semelhante, mas a estratégia do tráfego pago e do tráfego orgânico são completamente distintas.

Como já vimos, o tráfego pago é um recurso de impulsionamento de campanhas digitais que envolve investimento para alcançar o público-alvo. Ou seja, são visitas orientadas por campanhas pagas. Essa estratégia pode ser utilizada para:

  • Divulgar uma marca;
  • Alavancar visitas em um blog;
  • Captar leads;
  • Conseguir mais seguidores.

E, tudo isso, usando análise e segmentação do público por meio de ferramentas específicas para tráfego pago. Sobre essas ferramentas, vamos explicar posteriormente como utilizá-las no tráfego pago para iniciantes.

Por outro lado, o tráfego orgânico representa ações de conteúdo que buscam atrair visitantes para uma determinada página, mas de maneira espontânea.

Na verdade, o tráfego orgânico é baseado no estudo de palavras-chave mais buscadas nos motores de busca pelo público-alvo.

Assim, é possível criar um conteúdo mais assertivo e atrair visitantes por meio das perguntas que eles fazem no Google ou no Bing, por exemplo. 

Na estratégia de tráfego orgânico, é possível utilizar recursos de conteúdo, como:

No caso das landing pages e blog posts, é essencial que o conteúdo esteja otimizado, ou seja, siga as técnicas de SEO. Assim, ele terá um maior alcance nas buscas orgânicas no Google.

Tráfego pago para iniciantes: como fazer? 

O tráfego pago para iniciantes pode até parecer um desafio, mas para mostrar a você como é possível aumentar os resultados a partir desse modelo de estratégia, criamos um passo a passo rápido para você criar seu primeiro anúncio sem mistério. Confira:

1. Conheça seu público-alvo

Seja em uma estratégia orgânica ou paga, a primeira coisa que você deve saber na hora de montar uma campanha são as características do seu público-alvo.

Por isso, é fundamental no tráfego pago para iniciantes que você comece seu planejamento analisando seu público e definindo sua persona. 

Isso vai orientar o formato que você vai escolher e também o tornará mais assertivo em relação ao tom e a voz da sua marca.

2. Estabeleça o seu objetivo

O segundo passo na trilha de tráfego pago para iniciantes é definir o objetivo do anúncio, ou seja, aquilo que você quer alcançar a partir desse impulsionamento.

Como já citamos anteriormente, esses objetivos podem ser relacionados à atração de público ou à apresentação de um produto

3. Escolha o formato do anúncio

Você sabia que é possível escolher entre diversos formatos para o seu anúncio? Sim, não existe um formato padrão. Dessa forma, você pode optar pelo modelo que mais chame a atenção do seu público.

Entre as opções, você pode criar uma imagem estática, um vídeo ou um carrossel de imagens, por exemplo.

4. Defina o orçamento da campanha

O orçamento é uma parte crucial da sua estratégia, pois é ele que vai estabelecer, por exemplo, o alcance e o tempo que seu conteúdo vai ser impulsionado. 

Existem dois principais tipos de orçamento para campanhas de tráfego pago, que são:

  • Custo por clique: você paga pela quantidade de vezes que as pessoas clicam no seu anúncio;
  • Custo por mil: mais voltado para o aumento de impressões, esse tipo de estratégia cobra por quantidade de impressões.

Onde fazer tráfego pago para iniciantes?

Existem diversas ferramentas de tráfego pago, as principais delas estão atreladas às grandes plataformas de redes sociais e o Google.

Na prática, o que elas oferecem é uma ferramenta de gerenciamento de anúncios, na qual você pode segmentar a campanha, estabelecer o alcance e o orçamento. 

Entre as principais ferramentas utilizadas estão:

  • Google Ads;
  • Facebook Ads;
  • LinkedIn Ads;
  • TikTok Ads;
  • Instagram Ads;
  • YouTube Ads.

Agora que você conferiu esse guia rápido de tráfego pago para iniciantes, que tal garantir ainda mais informações valiosas para dominar a gestão dos seus anúncios?

Baixe agora o Guia Facebook Ads da HeroSpark e garanta o acesso gratuito a um conteúdo exclusivo com tudo o que você precisa saber para turbinar suas campanhas no Facebook e Instagram.

Imagem de oferta Mentoria Impulso Digital.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *