O blog deixou de ser um mero diário virtual. Hoje em dia, é uma ferramenta tão poderosa que pode até gerar lucro. No entanto, muita gente ainda não sabe como ganhar dinheiro com blog. 

 

É preciso entender quais recursos devem ser explorados em cada contexto. Ao criar blogposts de qualidade e que sanem as dúvidas de potenciais clientes, o infoprodutor fortalece a sua marca e aumenta as suas chances de converter os leads em vendas. 

 

Por isso, neste artigo vamos dar ideias de como ganhar dinheiro com blog e ensinaremos como criá-lo. Confira!

 

Ideias infalíveis de como ganhar dinheiro com blog

 

Escreva reviews

 

Avaliar um determinado produto e escrever recomendações é uma boa forma de conquistar a confiança dos seus leads. Essa é uma grande estratégia para vender os seus produtos ou os de terceiros — caso você trabalhe como afiliado (falaremos mais à frente sobre isso).  

 

Mas para obter esses resultados é preciso que você seja uma autoridade no assunto, pois assim terá credibilidade junto ao público. Lembre-se também de que deve escrever apenas informações verídicas, então não minta para supervalorizar um produto. 

 

Nesse tipo de produção, que envolve publicidade direta e Marketing de Conteúdo, você precisará mostrar como o produto pode solucionar os problemas dos usuários e despertar a confiança desses. Entenda que a venda é apenas uma consequência. 

 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

 

Venda produtos

 

O blog também pode ser um excelente veículo para você lançar os seus produtos. Nesse sentido, você poderá criar, por exemplo, estratégias e condições promocionais ou que denotem exclusividade, como lista vip.

 

Assim, os consumidores se sentirão especiais, privilegiados e únicos. Essa é uma forma de fidelizar e aumentar o engajamento de seus clientes, o que gera diferentes benefícios para o seu negócio.

 

Para isso, você pode utilizar o blog para divulgar lives que poderão ajudar os consumidores a se informarem mais sobre o produto e a solucionar suas dúvidas. Essa é uma ótima ferramenta para a fase de pré-lançamento.

 

 

Programa de afiliados

 

Você também pode ganhar dinheiro por meio do programa de afiliados. Para isso, basta disponibilizar um espaço em seu blog para divulgar links de infoprodutos de outros experts. Assim, todas as vendas feitas por meio do seu link irão resultar em uma comissão para você.

 

É importante que na hora de definir o produto/serviço que será divulgado no seu blog, você analise se ele realmente tem algo a ver com o seu nicho e se diz respeito a mesma persona

 

Isso porque não cairia nada bem uma divulgação que não se encaixe com o seu negócio. Além disso, seria provável que o seu link tivesse poucos acessos, tendo em vista que o visitante do blog não terá interesse no produto.

 

Se quiser saber mais sobre como se tornar um afiliado, confira este vídeo:

 

 

Conteúdo Premium

 

Muitas pessoas querem aprender mais sobre determinado assunto para irem além do senso comum. E se você tem isso a oferecer, essa pode ser uma ótima forma de aumentar a sua renda.

 

Portanto, se você é um profissional com expertise no seu ramo, pode pensar em produzir alguns tipos de conteúdo premium comercializáveis. Assim, pode focar na criação de materiais exclusivos para divulgar e vender em seu blog, por exemplo:

 

Rede de Display do Google  (Ad Sense e Ad Exchange)

 

A Rede de Display é composta por sites parceiros do Google que disponibilizam um espaço para que outras marcas exibam anúncios. O Google AdSense e o Ad Exchange são ferramentas que ajudarão a vender o inventário de anúncios.

 

Quem deseja se tornar um site parceiro, deve inscrever-se no Google Partners para verificar se o blog atende aos critérios necessários. Se aprovado, o seu blog poderá ser escolhido por outras empresas para divulgar as próprias campanhas.

 

 

Venda Direta de Espaço para Anúncios

 

Quando você constrói uma determinada audiência, pode começar a receber por divulgar outras marcas. Isso pode acontecer por uma postagem inteira, por um banner na página ou outras opções que o anunciante preferir.

Guia do planejamento do curso online

 

Nesse caso, a negociação é feita diretamente, como uma venda. Portanto, recomendamos que você procure por marcas que tenham a ver com o segmento do seu blog. Lembre-se de ter todas as métricas registradas para agregar valor a sua proposta.

 

 

Mídia Programática

 

Na Mídia Programática, a compra do espaço para anúncios online em sites é feita por software, por meio de um leilão online. Ao cadastrar o seu blog para vender o espaço nesta modalidade, você passa a ser um “publisher”.

 

No entanto, é importante certificar-se de que o seu site está pronto para entrar neste “leilão”. Existem algumas empresas que auxiliam neste cadastro, na escolha dos formatos de anúncios aceitos e em outras decisões importantes.

 

 

Passos para o planejamento de um blog

 

Agora que você já conhece algumas formas de ganhar dinheiro com o blog, é hora de transformar o seu projeto de empreendedorismo em realidade. Para isso, um bom planejamento é fundamental. Confira nossas dicas. 

 

Crie o blog

 

Na hora de criar o seu blog, você já deve ter algumas questões muito bem planejadas e definidas, como: 

 

  • Nicho;
  • Persona;
  • Modelo de negócios;
  • Objetivos que deseja alcançar com o blog.

 

Feito tudo isso, é hora de definir questões como o layout, plataforma, domínio e hospedagem para, finalmente, divulgá-lo. 

 

Se você quiser ter êxito e superar todas as dificuldades dessa etapa, que envolve muitas questões técnicas e operacionais, confira este conteúdo. Ele apresenta um passo a passo completo de como criar um blog.

 

Defina um calendário editorial

 

Além de produzir conteúdos de extrema qualidade e que solucionem as dores do seu público, você precisa ter uma frequência de publicação. Não adianta publicar um blogpost que gere engajamento e depois demorar para publicar, pois os resultados serão baixos.

 

Por isso, defina um calendário editorial. O documento te ajudará a manter essa rotina de postagem e a manter conteúdos de qualidade. Por consequência, o volume de visitas no seu blog aumentará .

 

O seu calendário, no entanto, poderá sofrer alterações de acordo com a avaliação do seu conteúdo. Se você diagnosticar, por exemplo, que determinado tema, formato ou dia/horário de publicação não está performando bem, então atualize-o.

 

Faça um Planejamento de SEO

 

Ter um blog com conteúdos de qualidade sem colocar em prática as técnicas de SEO é como ter uma super vitrine, mas em um canto escondido da loja. Dessa forma, as pessoas não conseguirão ver o que você tem a oferecer.

 

São as técnicas de SEO que farão com que seu blog apareça nas primeiras posições nos mecanismos de buscas. Por isso, estudá-las ou contratar especialistas no assunto é ideal para um blog de sucesso.

 

Reinvente o conteúdo de forma inteligente

 

Se por um lado o blog em si é um ótimo recurso para alavancar as vendas, por outro, quando reutilizado, pode dar origem a outros meios que podem ser eficazes da mesma maneira. Nesse sentido, você pode reaproveitar os conteúdos já publicados no blog e transformá-los.

 

Algumas ideias são transformar os posts em:

 

 

Crie um relacionamento com a audiência

 

Mais importante do que ser ativo no seu blog, é se relacionar com os seus leitores. Isso porque o engajamento e a interação com o público é a melhor forma de se promover e de gerar confiança. 

 

Por isso, crie vínculos sinceros e amigáveis com os usuários. Uma boa ideia é responder a todos os comentários com cuidado e atenção. Quanto mais humano e mais próximo você for do seu lead ou cliente, maiores são as chances de você realizar vendas.

 

Agora que você já sabe como ganhar dinheiro com blog, não tem mais motivos para deixar esta rede poderosa jogada às traças. Invista seu tempo nela e, a longo prazo, você colherá bons frutos.

Quer outras sugestões de como aumentar a sua renda com pouco — ou nenhum — 

investimento? Confira este artigo no nosso blog.

pesquisa panorama dos negócios digitais