Vender por e-mail: 7 estratégias que funcionam mesmo

vender por e-mail

O bom e velho e-mail pode ser um excelente aliado de sua estratégia de marketing digital. Por isso, neste artigo vamos ensinar você a vender por e-mail!

Sim, embora muita gente diga que o “e-mail já morreu”, ele continua sendo uma forma efetiva de fazer com que o seu seu público seja atraído por meio do seu discurso e convencido a comprar de você!

Portanto, continue lendo para conhecer os detalhes destas estratégias!

 O que é e-mail marketing?

Quando nos referimos ao e-mail marketing, estamos falando de um canal direto de comunicação com leads e clientes que tem como objetivo construir um relacionamento e obter engajamento em campanhas.

Assim, por meio de uma estratégia de e-mail marketing, é possível otimizar a taxa de retenção de leads e gerar melhores resultados de conversão.

Vale dizer que as mensagens de cada e-mail casam com o estágio em que cada pessoa se encontra no funil de vendas

Mas, para obter sucesso nas suas vendas por e-mail, é necessário usar algumas técnicas específicas. Afinal, quando você não trabalha o seu e-mail marketing da maneira correta, alguns problemas comuns podem acontecer, como, por exemplo: 

  1. O destinatário não abre o seu e-mail;
  2. O destinatário abre o e-mail, mas não clica no botão de ação;
  3. O destinatário abre o e-mail, clica no botão, mas não realiza a compra.

Como vender um produto por e-mail?

O processo de venda de um produto por e-mail envolve diversas etapas, que vão desde o momento da prospecção dos leads até o pós venda.

Listamos abaixo alguns dos principais passos necessários para vender por e-mail e garantir o sucesso de uma campanha. Confira:

1. Tenha foco total no cliente

Cerca de 90% dos usuários de internet possuem e-mail. Assim, torna-se tentador enviar mensagens sobre os seus produtos ou serviços diariamente, não é mesmo? No entanto, essa não é uma boa maneira de vender por e-mail. 

Isso quer dizer que o primeiro passo é conhecer bem a sua persona para entender qual é a sua rotina e os seus interesses em cada etapa do funil de vendas. 

Com isso, você despertará uma identificação imediata no seu cliente, causando a impressão de que a sua empresa sabe exatamente quais são as suas necessidades, além de enviar uma quantidade de e-mails que não o canse. 

2. Trabalhe com uma base construída organicamente

Na internet, uma das práticas mais comuns e ineficazes é a venda de uma lista de e-mails. Ela consiste em oferecer seus produtos ou serviços a pessoas escolhidas aleatoriamente e que não possuem relação com o seu negócio.

Isso, obviamente, implica em uma taxa de abertura de e-mails irrelevante para a sua estratégia, além do esforço jogado fora.

Por isso, construa organicamente a sua base de contatos para oferecer conteúdo de valor a quem realmente tem chances de se interessar pelo seu negócio e se converter em cliente.

3. Crie um cronograma de e-mail marketing

Para convencer o seu lead a comprar de você, é preciso nutri-lo com conteúdos específicos que o levem até o final do seu funil de vendas. Por isso, o seu cronograma precisa trabalhar cada etapa do funil, aprofundando o conteúdo a cada e-mail.

Uma pesquisa realizada pelo 9Blog revelou que mensagens personalizadas aumentam as taxas de abertura em 29% e as taxas de cliques em 41%.

Por isso, é importante frisar que não existe como vender por e-mail sem um cronograma minimamente estruturado e com uma mensagem personalizada para o seu lead. 

4. Limpe sua lista de e-mails

Limpar a sua lista de e-mails de tempos em tempos é ótimo para garantir que o seu conteúdo está chegando às pessoas interessadas e que têm maior probabilidade de se converter.

Com a HeroSpark, você encontra dados sobre taxas de abertura e de cliques dos e-mails. Assim, pode monitorar para saber se os leads estão abrindo as suas mensagens e excluir quem não está se relacionando. 

5. Realize testes A/B

No marketing digital, tentativa e erro fazem parte do processo. Por isso, realizar testes, além de obter mais dados para as suas estratégias, permite que você saiba exatamente como a sua audiência se comporta e qual mensagem é mais eficaz. 

Com o teste A/B, você envia dois e-mails praticamente iguais, porém com apenas uma diferença entre eles, que será o elemento a ser testado. Ele pode ser uma chamada para a ação, uma imagem ou uma cor diferente nos dois tipos de e-mails, entre outros

.Assim, ao realizar o teste A/B para uma pequena base, você obtém informações do que funciona com os seus leads e pode enviar e-mails para uma quantidade maior de pessoas. Dessa vez com mais certezas e menos achismos do que realmente funciona com elas.

6. Trabalhe bem a sua mensagem

Vale lembrar que o e-mail marketing é uma estratégia de relacionamento mais próximo com o seu cliente. Por isso, você deve se comunicar com ele de um jeito mais próximo e menos focado em um discurso de venda elaborado, que muitas vezes soa forçado e distante.

Por isso, opte por um texto personalizado e amigável. Seja simples na sua forma de falar e, assim, a sua audiência vai se conectar melhor com você e com a sua mensagem.

acelerador digital

Outra dica importante é trabalhar o tamanho dos seus e-mails. Faça testes e veja qual tamanho prende mais a sua audiência e qual traz mais resultados para vender por e-mail.

Lembre-se que não existe e-mail grande, existe e-mail chato. Por isso, não enrole e saiba como tornar a sua mensagem agradável e interessante com técnicas de copywriting.

7. Use uma boa headline

A primeira impressão é a que fica. E se a primeira impressão do seu e-mail não for boa, ele pode ir direto para a lixeira. 

No caso de um e-mail, a headline é o assunto. Ele deve ser chamativo e interessante. Assim, você consegue despertar a curiosidade dos seus leads e incentivá-los a abrir o seu e-mail.

Capriche no assunto do seu e-mail e a taxa de abertura será muito melhor do que se você não der atenção para esse detalhe.

Se tiver dúvidas sobre como fazer, consulte nosso e-book com 77 opções de headlines para e-mail!

Dica extra: automatize seus e-mails

Marketing digital de sucesso é aquele que trabalha com automação. Afinal, a tecnologia está aí para facilitar a nossa vida, não é?

Por isso, saiba que a HeroSpark oferece automação de e-mails de forma eficaz, com ferramentas fáceis e o melhor: com possibilidade de começar de graça! 

Assim, vender por e-mail seus produtos ou serviços fica muito mais simples e o seu negócio pode crescer com mais rapidez.

Como vender por e-mail: exemplo

Como já explicamos, vender por e-mail é um processo que envolve uma estratégia para as diferentes etapas do funil de vendas. Dentro dele, cada mensagem vai aquecendo o lead para o momento da oferta.

Para exemplificar essa etapa, destacamos abaixo um modelo de e-mail que pode ser utilizado no fluxo na etapa de conversão final. Veja:

Assunto do e-mail: Não compre um curso onlline antes de ler esse e-mail

Olá [nome], tudo bem?

Nós, da [nome da marca], disponibilizamos uma condição exclusiva para você.

Somente hoje, você pode adquirir o curso de marketing digital e ter acesso a todo nosso conteúdo com um desconto especial de 60%!

Para validar a oferta, basta se cadastrar em nossa plataforma e adicionar o cupom 60OFF na hora de realizar o pagamento.

Acesse agora nossa página (incluir o link)

Aproveite!

Nesse exemplo, você pode observar algumas técnicas de copywriting, como o sentido de urgência e o de exclusividade.

Além disso, o e-mail inicia com um assunto que aguça a curiosidade dos leads, o que aumenta a chance da abertura da mensagem.

Perguntas frequentes sobre vender por e-mail

Como chamar atenção do cliente no assunto do e-mail?

Como citamos no exemplo, utilizar recursos de copywriting é um ponto importante para quem deseja vender por e-mail. 

Por isso, crie uma expectativa no seu leitor utilizando gatilhos mentais como a urgência ou confiança logo no assunto do e-mail.

Como finalizar um e-mail de venda?

Um outro recurso de escrita persuasiva que deve ser utilizado na hora de vender por e-mail é a chamada para ação, também conhecida como Call to Action ou CTA.

Criar uma CTA é a melhor maneira de finalizar um e-mail. Mas, para isso, você deve construir uma narrativa que permita realizar uma oferta que vai redirecionar o seu cliente em potencial para sua página de vendas.

E então, o que você achou de todas essas dicas? Para colocá-las em prática, cadastre-se grátis na HeroSpark e comece agora a utilizar a ferramenta de disparo de e-mail automático mais poderosa do mercado digital!

Imagem de oferta Mentoria Impulso Digital.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *