Descubra o que é vinheta e aprenda como criar uma para os seus vídeos!

Descubra o que é vinheta e aprenda como criar uma para os seus vídeos!

Você sabia que adicionar uma vinheta aos seus vídeos pode ser uma boa estratégia para aumentar sua autoridade e o número de visualizações do seu canal no YouTube?

Isso porque essa introdução no vídeo traz personalidade, instiga o espectador e ainda promove a sua marca.

Portanto, confira neste artigo o que é uma vinheta, sua importância e aprenda como fazer uma vinheta para os seus vídeos do YouTube. Boa leitura!

Além de criar vinhetas incríveis, conheça o passo a passo para um negócio de sucesso!

O que é vinheta?

A vinheta é uma apresentação no começo do vídeo, mas que muitas vezes também é utilizada ao final. Ela pode ser animada, gráfica, com imagens ou dinâmica e mostra para a audiência uma identidade personalizada.

Dessa forma, em qualquer vídeo seu, você pode ser reconhecido simplesmente pela sua vinheta, uma vez que ela tem um design visual e uma música correspondente ao seu canal e padronizada em todos os vídeos.

Alguns youtubers utilizam partes do vídeo na própria vinheta, como um trailer, para instigar as pessoas a verem todo o conteúdo. Outros preferem cortar o começo do vídeo com a vinheta, para deixar um suspense para o que vai acontecer logo após. 

É importante lembrar que a vinheta geralmente traz uma chamada para ação como:

  • “Inscreva-se no canal”;
  • “Aperte o sininho para ativar as notificações”;
  • “Siga minhas redes sociais”. 

Por que criar uma vinheta para os seus vídeos?

Muita gente pensa que criar uma vinheta é sinônimo de canal grande, com muitos inscritos, pois demanda um grande investimento.

Porém, ela pode ser feita com pouco investimento e mostra para o usuário que o produtor dos vídeos tem autoridade e conhecimento naquele assunto.

Por isso, independente do tamanho do seu canal, a vinheta é uma parte importante da pós-produção e precisa ser planejada desde os primeiros vídeos.

Além do aumento de autoridade, ela transmite um diferencial para o seu canal, impactando mais pessoas e deixando um ar de maior profissionalismo. Afinal, é mais uma parte do seu trabalho sendo entregue.

Vale dizer que a vinheta também faz parte da identidade de marca do produtor, pois traz elementos gráficos e musicais que ficam na memória do espectador.

Todos esses aspectos ajudam no engajamento e instigam a pessoa a continuar vendo o seu vídeo. Portanto, a vinheta pode aumentar o número de engajamento e visualizações do seu canal no YouTube.

Como fazer uma vinheta? 

Agora que você já sabe a importância, descubra como fazer uma vinheta para YouTube.

O primeiro ponto a ser levado em consideração é que não existem regras. Cada produtor pode transmitir sua identidade de uma maneira diferente. Por isso a dica é: assista a várias vinhetas no YouTube para ter uma inspiração e poder criar a sua.

Além desse estudo, também é possível seguir algumas indicações, que daremos logo abaixo, para que você saiba qual caminho trilhar na criação da sua vinheta. 

1. Conheça bem o seu público

Como em qualquer estratégia de marketing, conhecer o seu público é fundamental para entender com quem você está falando. Isso quer dizer que criar uma vinheta apropriada para quem está vendo o seu vídeo é fundamental.

Nesse sentido, saiba que ao conhecer o seu público, você vai conseguir planejar todos os elementos da sua vinheta com muito cuidado.

Por exemplo: se você fala sobre princípios de dança de salão, não adianta escolher uma música para sua vinheta diferente demais desse estilo, pois não vai “conversar” com o assunto ou com quem está assistindo.

acelerador digital

2. Deixe sua marca em evidência

Toda empresa possui (ou deve possuir) uma estratégia de branding definida, com suas cores e fontes, formando, assim, uma identidade visual.

Portanto, garanta que sua vinheta para YouTube mostre essa identidade para que você seja sempre reconhecido e evite ruídos na sua comunicação.

3. Delimite o tempo

O tempo ideal de uma vinheta é de até 5 segundos. A partir disso, ela fica longa demais para que o usuário queira continuar assistindo. Por isso, fique atento em passar toda a mensagem nesse intervalo de tempo.

Lembre-se: o espectador está ali para assistir ao vídeo, e não à vinheta! Portanto, quanto mais breve, melhor.

4. Atente-se à qualidade do vídeo

A qualidade do seu vídeo é essencial para que ele atinja mais pessoas e para que seja prazeroso assisti-lo. 

Então, como agregador de valor ao seu conteúdo audiovisual, a vinheta precisa estar com uma boa resolução e tamanho correto, principalmente para você não perder visualizações e inscritos em seu canal.

5. Defina um momento para inserir a vinheta

O momento de colocar a vinheta pode mudar de vídeo para vídeo. Como dito anteriormente, muitas pessoas usam a vinheta no começo ou no fim do vídeo. 

No entanto, existem outros produtores que a colocam logo após alguns segundos do início, como um “intervalo”. Dessa maneira, os espectadores ficam com mais vontade de acompanhar e saber o que vem depois.

6. Não se esqueça da chamada para ação

Esse é um dos momentos para pedir para o espectador curtir suas redes sociais, se inscrever em seu canal ou alguma outra ação que você ache pertinente.

Vale dizer que essa chamada pode ser apenas no formato gráfico para não se estender muito.

Quais programas usar para criar vinheta para YouTube?

Independente se você for iniciante ou avançado em edições de vídeo, existem vários programas e softwares que podem te ajudar a como fazer uma vinheta para seu vídeo. Portanto, conheça algumas delas abaixo.

iVipID

programa para fazer vinheta

Esse é um software intuitivo, perfeito para iniciantes. Na versão gratuita, o download da vinheta é de baixa resolução. Já na versão paga, é possível aumentar a qualidade.

Os planos variam de U$1,99 a U$34,99 mensais, porém, apenas a partir do plano intermediário de U$6,99 por mês é possível baixar as vinhetas em alta qualidade.

Biteable

programa para fazer vinheta

Na versão gratuita, há possibilidades de baixar a vinheta em alta qualidade, porém, com marca d’água. 

A versão paga inclui o plano para 1 pessoa por U$49 ao mês ou para um time por U$99 por mês.

Flixpress

programa para fazer vinheta

O Flixpress também é um programa que possui versão paga ou gratuita. A vantagem são seus templates prontos, mais fácil e rápido para montar sua vinheta. 

O tempo mínimo de vídeo na versão gratuita é de 120 minutos para edição e download, e o vídeo é baixado com marca d’água. Logo, para as vinhetas, é possível usar tranquilamente esse software gratuito.

Além de encontrar um bom programa para produzir e editar suas vinhetas para YouTube, saiba que é necessário ter noções de design para que essa parte do vídeo chame bastante a atenção do espectador. 

Por isso, a HeroSpark Academy apresenta o curso Design para Infoprodutores, com Diego Rangel. Com essas aulas, você entenderá os princípios para produzir artes criativas e que convertam muito, transmitindo, assim, toda autoridade da sua marca. 

Então, comece agora mesmo nessa jornada clicando aqui.

Imagem de oferta Mentoria Impulso Digital.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *