Como criar site grátis em 2022: 5 melhores plataformas

Empreendedor criando site. Fundo roxo e legenda: "criar site grátis"

Sabia que você pode criar site grátis na internet? Pois é, não tem mais desculpas para não criar uma página para sua empresa e se inserir no mercado online!

Por muito tempo acreditava-se que apenas as pessoas que tinham dinheiro para pagar pelo domínio podiam ter um site, mas essa ideia caiu por terra de vez. Afinal, atualmente existe uma grande diversidade de ferramentas para fazer um site de graça.

Por isso, criamos este conteúdo para você saber tudo o que precisa para criar um site de graça, as melhores plataformas e as diferenças entre um site e página de vendas. Venha conferir! 

Por que criar um site grátis para o meu negócio?

Se você está buscando ganhar mais visibilidade na internet, então a melhor opção é criar um site. Para você entender melhor, explicaremos de forma mais prática.

Imagine a criação da página do seu negócio como uma vitrine de uma loja. Através dela, você pode mostrar seus produtos, serviços, funcionalidades e todas as informações importantes para seu público-alvo, só que virtualmente. Ficou melhor de entender, não foi?

Além disso, existem outros motivos para criar site grátis:

  • Presença digital: é importante que a sua empresa seja encontrada nos buscadores, como Google e Bing, por exemplo. E a melhor forma disso acontecer é criando um site e estabelecendo uma presença digital;
  • Autoridade no mercado: através de um site é possível promover sua empresa e, ainda, gerar autoridade, mostrando para o seu público que você tem experiência e credibilidade no que se propõe a fazer;
  • Criar um blog: a criação de um blog no site é uma ótima forma de aplicar o Inbound Marketing para atrair novos clientes, além de educar o seu público;
  • Relacionamento com a audiência: firmar um bom relacionamento com a audiência é muito bom para qualquer empresa, e a melhor forma disso acontecer é criando um site.

Como posso fazer um site de graça? 5 plataformas para usar

Agora que você entendeu os motivos de criar site grátis, chegou a hora de aprender como fazer isso na prática, não é mesmo? Por isso, separamos as melhores dicas para você começar. Vamos lá!

1. Wix

Certamente, você chegou aqui com aquela famosa dúvida: “Como posso fazer um site de graça?”. Para responder essa pergunta, não tem como deixarmos de lado a Wix, uma das plataformas gratuitas mais famosas para criar sites.

A Wix apresenta uma grande variedade de modelos para o usuário escolher qual funciona melhor para ele. O melhor de tudo é que essa plataforma não requer nenhum conhecimento profissional de programação. Afinal, o processo de criação é simples. 

Também é possível personalizar o domínio e aplicar conhecimentos das técnicas de SEO para gerar leads e ranquear seu site nos buscadores.

2. Webnode

A Webnode é uma plataforma que permite criar site grátis de forma prática, rápida e personalizável em poucos minutos.

É uma ferramenta super profissional, que possibilita ao usuário editar e criar seu conteúdo da forma que desejar, podendo criar blogs, lojas virtuais e outros.

A maior vantagem da plataforma é a disponibilização de um site responsivo, totalmente compatível com dispositivos móveis, além de ter SEO embutido para configurar todas as páginas.

3. WordPress

Quem não conhece o WordPress, não é mesmo? Uma das maiores e mais conhecidas plataformas para criação de site. Só para você ter ideia, cerca de 75 milhões de sites já foram criados através dele.

O WordPress oferece ao usuário diversas funcionalidades e várias formas de personalização. Também é possível criar site grátis através do wordpress.com e WordPress.org.

No primeiro, você usa o domínio “wordpress.com”. No segundo, você precisa ter um domínio próprio e um servidor para hospedar o site. Então, fica a critério do usuário escolher qual a melhor opção para ele no momento.

Além disso, eles oferecem ferramentas e plugins gratuitos, que possibilitam a usabilidade da sua página online.

4. Weebly

Além das outras opções que já demos, existe também o Weebly, uma ótima plataforma para você que está buscando criar site grátis para sua empresa.

Essa plataforma apresenta um plano gratuito de 500 MB de armazenamento, permitindo ao usuário colocar no ar sua página online em pouco tempo. 

É importante ressaltarmos que seus diferenciais são: certificado de segurança SSL grátis e formulários de captura de leads.

No entanto, o domínio da sua página terá o nome Weebly na URL. Isso quer dizer que você precisa levar em consideração se isso é ou não um problema para o seu negócio. 

Imagem de oferta Mentoria Impulso Digital.

5. Site123

O Site123 é bem similar ao Wix e é considerado um dos melhores criadores gratuitos no país. Oferece ao cliente uma infinidade de modelos para que o usuário crie seu layout da forma que achar mais adequado.

É possível escolher diversas finalidades para o site, dentre elas estão: negócios, blog, loja virtual e muitas outras categorias. 

Além disso, existe a opção de personalizar a sua página de forma prática, sem muito mistério, até mesmo para quem não tem habilidade com site.

Criar site grátis ou página de vendas: qual é a melhor opção?

É importante dizer que existe uma grande diferença entre site e página de vendas, principalmente no que diz respeito ao objetivo e estruturação. Assim, é preciso conhecê-las para saber qual é a melhor alternativa para a sua estratégia. 

Então, partindo desse princípio, vamos mostrar as principais diferenças entre ambas e qual a melhor opção. Confira! 

O que é site?

O site é uma plataforma com diversas informações a respeito de uma empresa, como serviços, blogs, clientes e demais elementos que identifiquem e apresentem melhor o seu negócio.

Na maior parte das vezes, o site tem caráter institucional e funciona para que os mecanismos de busca, principalmente o Google, identifiquem e mostrem para o usuário na hora que ele estiver fazendo uma pesquisa.

O que é página de vendas?

A página de vendas tem como objetivo converter um visitante em lead. Ela visa oferecer ao usuário uma oferta que seja de valor para que ele tenha interesse em se inscrever no formulário, por exemplo.

Sua estrutura funciona basicamente da seguinte forma:

  • O título já vem com uma oferta;
  • Um formulário para o usuário se inscrever;
  • Chamada para ação (CTA).

Toda essa estrutura vai depender muito da etapa do funil de vendas, mas sua função é mostrar os benefícios para incentivar o usuário a tomar uma ação.

Crie landing pages grátis

Você não precisa saber programação para criar páginas de sucesso para captar leads e vender. Use os modelos prontos da HeroSpark e fature mais

Comece agora

Diferença entre site e página de vendas

A principal diferença entre ambos é que o site institucional é a cara da sua empresa. Ele mostra todas as funcionalidades que você oferece. Já a landing page é uma página única com foco em levar o usuário diretamente para a etapa final da jornada, que é a compra.

É possível criar uma landing page para:

  • Cursos;
  • E-books;
  • Mentorias;
  • Videoaulas;
  • Entre outros.

Portanto, a página de vendas é a melhor opção para quem está com foco na conversão de leads e deseja aumentar a cartela de clientes. 

Então, agora você já sabe: quer converter visitantes em leads? A resposta é: crie uma página de vendas!

Como e onde criar uma página de vendas grátis? 

Agora que você chegou à conclusão de que quer vender, deve estar se perguntando onde criar uma página de vendas, não é mesmo?

Nesse sentido, saiba que a HeroSpark possui uma ferramenta gratuita, super fácil de utilizar. Nela, com apenas alguns cliques, você coloca sua página de vendas no ar e pode começar a promovê-la para seus leads.

Para isso, basta fazer o seguinte:

  1. Crie uma conta gratuita na HeroSpark;
  2. Clique em “Funis” no menu esquerdo da página;
  3. Acesse “Novo Funil”;
  4. A partir daí, você será direcionado para uma outra guia, onde deverá escolher o objetivo da sua página de vendas, que, neste caso, é “Vender algo”;
  5. Selecione “Vender algo” e depois “Iniciar funil”;
  6. Por fim, escolha a opção “Funil de Oferta Direta”.

No criador de páginas da HeroSpark, tudo é muito prático. Basta alguns cliques, adaptar os textos dos templates para o seu negócio, trocar imagens, mudar o layout (se achar necessário) e publicar. Sua página de vendas estará disponível gratuitamente e sem burocracia.

Pensando nisso, que tal aproveitar o momento para conhecer a HeroSpark? Não perca mais tempo e dê o primeiro passo para conquistar o sucesso!

Banner escola de psicanálise
2 comments
  1. Criar um blog pode ser um fator importante para quem pretende gerar tráfego para o seu negócio. Além de trazer mais pessoas para seu site, um blog ajuda a gerar autoridade para seu negócio e automaticamente aumenta o fluxo de venda. Conhecer a melhor ferramenta para criar e gerenciar um blog, pode ser uma das partes mais importantes para quem pretende começar nesse mundo.

  2. Ótima matéria, cada vez mais fica fácil ter um website profissional para estar frente a concorrência e muitos aspectos importantes tem que ser levados em conta quando se trata de criação de websites, velocidade, usabilidade, rich snippets, seo, tudo tem que ser planejado. poderia mencionar também a agência web de criação de sites profissionais HP, vale a pena dar uma conferida no link, obrigados a todos e vamos aumentar o conhecimento!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.