E-mail transacional: o que é, por que usar e como fazer? [GUIA]

E-mail transacional: o que é, por que usar e como fazer? [GUIA]

Quando falamos de e-mail, o que pode vir à mente de muitos empreendedores são os modelos de e-mail marketing, usados para nutrir e qualificar os leads. Mas a sua estratégia também conta com o e-mail transacional?

Esse modelo, que muitas vezes pode ficar esquecido, é um dos e-mails mais importantes de toda a sua estratégia. Afinal, é a partir dele que você consegue reter o lead, passar mais confiança a ele e se mostrar como um negócio sério!

Por isso, preparamos este artigo que contém todas as informações sobre o e-mail transacional para você aprender a criar um modelo estratégico para o seu negócio!

Boa leitura!

O que é e-mail transacional?

O e-mail transacional é uma mensagem enviada para o seu lead, de forma automática, após ele realizar uma ação importante para o seu negócio

Essa ação pode ser:

  • Baixar um e-book;
  • Realizar uma compra;
  • Assinar a sua newsletter;
  • Cancelar um serviço;
  • Entre muitas outras.

Geralmente, o público já espera receber esse tipo de e-mail, porque ele serve como uma confirmação de que a ação dele realmente funcionou

Além disso, o e-mail transacional também está ali para informar o leitor sobre quais serão as próximas ações a serem tomadas.

Como exemplo disso, podemos mostrar o e-mail transacional abaixo:

print de tela com e-mail transacional

Ele foi enviado para confirmar que uma compra foi efetuada com sucesso. Perceba que a mensagem contém informações importantes sobre o pedido, como seu valor, endereço, cartão de crédito utilizado, entre outros.

No entanto, apesar do e-mail transacional ser uma mensagem automática, ela não é reconhecida pelos provedores de e-mail como um spam, pois contém informações personalizadas sobre aquele lead.

Por que enviar e-mails transacionais para os seus leads e clientes?

Mesmo sabendo o que é um e-mail transacional, muitas pessoas ficam na dúvida se o negócio delas realmente precisa de mais um modelo de e-mail. No entanto, saiba que o envio dele é uma etapa essencial na sua estratégia.

Afinal, como falamos, o seu lead espera receber um e-mail assim, principalmente após realizar ações importantes, como uma compra. Ele precisa desse e-mail para ter a certeza de que sua ação deu certo e, principalmente, de que a empresa está cuidando de tudo.

Dessa maneira, além de serem informativos, os e-mail transacionais também servem para deixar o cliente mais confiante e mostrar a ele que o seu negócio é sério.

Além disso, os e-mail transacionais costumam ter uma taxa de abertura maior, o que permite que o seu negócio aproveite esse momento para interagir com seu cliente de forma estratégica.

Como criar um bom e-mail transacional?

Agora que você já sabe porquê ter o e-mail transacional na sua estratégia, separamos abaixo 8 dicas que podem te ajudar a criar o seu! Confira!

1. Apresente informações

Um dos principais objetivos do e-mail transacional é, além de confirmar uma ação, passar informações para o seu lead.

Sendo assim, ao criar o seu e-mail, é interessante pensar primeiro nas principais informações que o usuário vai querer saber ao recebê-lo.

Por exemplo: se você for criar um e-mail de cancelamento de um serviço, é interessante que ele possua informações sobre:

  • Nome do serviço cancelado;
  • Data do cancelamento
  • Valor do serviço;
  • Informações sobre possíveis reembolsos.

Ao ter esses dados em mãos, o seu cliente ficará mais tranquilo, porque saberá que terá feito a ação de forma certa. 

Além disso, o e-mail transacional também pode evitar que sua equipe de atendimento fique sobrecarregada com dúvidas simples que podem ser solucionadas na mensagem. 

2. Seja objetivo

Por mais que você precise adicionar todas as informações que o seu lead procura, é fundamental manter a mensagem o mais direta e objetiva possível. Afinal, o usuário está focado em saber as principais informações sobre a ação que ele fez. 

Dessa forma, é interessante não apelar para grandes textos ou copys super persuasivas, mas sim deixar o envio simples e fácil para o lead encontrar as informações que ele precisa.

3. Adicione dados de contato

Após receber o e-mail transacional, mesmo que ele contenha todas as informações necessárias, o seu lead ainda pode ficar com uma dúvida ou outra.

Por isso, é interessante que você adicione alguns dados de contato para que o usuário consiga falar facilmente com a sua equipe.

Outra ação interessante é permitir que o lead responda o e-mail e que a mensagem seja enviada para a sua equipe de atendimento. Assim, você facilita o contato e permite que o cliente possa sanar as dúvidas.

4. Deixe o e-mail responsivo

A maioria dos e-mails transacionais são abertos no celular. Sendo assim, é importante que, ao criar o seu e-mail, você mantenha-o responsivo.

Para quem não sabe, deixar um e-mail responsivo significa adicionar elementos que consigam aparecer sem quebras em qualquer tamanho de tela, desde o computador até o celular.

Assim, você permite que o seu lead tenha acesso a todas as informações de que precisa em um modelo de e-mail que é confortável para visualizar em qualquer dispositivo. 

5. Mantenha sua identidade visual

Na hora de realizar o envio do e-mail transacional, muitas empresas acabam apostando em um modelo simples. Muitas vezes o e-mail é apenas o texto, sem mostrar nenhuma identidade visual da marca.

Mas esse é um erro muito grande, porque faz com que o seu e-mail pareça spam. Assim, quando o cliente olhar para ele, não vai conseguir identificar de primeira que se trata da sua empresa.

Então, é sempre interessante que os modelos de envio transacional contenham sua identidade visual para facilitar a identificação, assim como aconteceu no modelo de e-mail do Mercado Livre que mostramos acima.

Eles conseguiram adicionar a identidade visual da marca sem deixar de ser objetivo e mostrar as informações importantes.

6. Faça upsell ou cross sell

Como os e-mail transacionais são aqueles que têm a maior taxa de abertura, pode ser interessante aproveitar esses envios para engajar-se com o seu cliente e aplicar estratégias de vendas.

Nesse modelo, as táticas mais utilizadas são a de upsell e cross sell. Para contextualizar, o upsell é quando você mostra um produto com qualidade maior perto de outro que é mais básico, e o cross sell é quando você indica produtos que se complementam no uso.

Um exemplo de e-mail transacional usando a tática do cross sell é este aqui do Mercado Livre:

print de tela com e-mail transacional

Nesse modelo, eles confirmam a entrega de um pedido no endereço do cliente e ainda oferecem no final produtos complementares ao uso do anterior.

Dessa maneira, você consegue fornecer as informações que o seu lead precisa e ainda realiza uma pequena oferta no final para retê-lo!

7. Realize o envio com um bom timing

Outra características importante dos e-mails transacionais é quando eles são enviados. Pela lógica, o envio desse e-mail deve ocorrer logo após o lead realizar a ação. Ou seja, ele deve ser enviado em questão de minutos.

De nada adianta querer enviar a confirmação de uma compra no próximo dia que ela foi feita. Ou então enviar um e-book uma semana depois da pessoa preencher um formulário.

Sendo assim, sempre se atente ao momento que o e-mail transacional será enviado e tente ser o mais rápido possível.

8. Automatize o envio

Para conseguir o enviar o e-mail transacional em um bom timing, pode ser interessante automatizar esse envio.

Hoje em dia, existem diversas ferramentas de e-mail marketing que permitem que você configure envios automáticos, que acontecem em questão de segundos após o cliente ter realizado uma ação.

Como exemplo, podemos citar a plataforma da HeroSpark, que permite que você envie diversos tipos de e-mails de forma automática e que esteja de acordo com as etapas do seu funil de vendas!

Além disso, na plataforma da Hero, você consegue encontrar diversos modelos prontos para usar quando quiser!

Por isso, venha saber agora mesmo como a HeroSpark ajuda o seu negócio no envio de e-mail transacionais!

Imagem de oferta Mentoria Impulso Digital.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *