Estrutura de copy: como criar textos que vendem?

Empreendedor fazendo uma estrutura de copy

A escrita otimizada para vendas requer uma estratégia que inclua uma boa estrutura de copy. Isso significa que é necessário construir um texto com todos os elementos que potencializam uma conversão. 

Mas você sabe como criar textos que vendem? Conhece os elementos fundamentais para impulsionar uma conversão e aprimorar a jornada dos leads?

Pensando nisso, reunimos neste artigo as melhores práticas para construir uma estrutura de copy vencedora e criar textos que não apenas vendem, mas encantam seus clientes em potencial. Quer saber como? Então continue a leitura. 

O que é copy?

Quando falamos em copy, estamos nos referindo a um modelo de escrita persuasiva totalmente voltada para impulsionar conversões. 

Essa técnica também é conhecida como copywriting e pode ser utilizada para criação de campanhas que envolvam qualquer etapa do funil de vendas. 

Sendo assim, a copy é essencial no planejamento de diversos modelos de conteúdos e ferramentas no marketing digital, como:

Na prática, podemos utilizar como exemplo de copy o assunto de um e-mail marketing. Todos os dias várias campanhas são disparadas e um elemento quase que determinante para a abertura ou rejeição de um e-mail é a copy presente no assunto que o anuncia. 

Mas vale ressaltar que, uma estrutura de copy é pensada para persuadir, mas isso não significa utilizar atributos que o produto ou serviço não possua apenas para convencer os leads a realizar a conversão. Fica a dica!

Por que é importante utilizar a copy em um negócio?

Como já explicamos, a técnica de copywriting é essencial para a criação de campanhas de sucesso no marketing digital. Isso porque, ela utiliza elementos voltados para conversão e potencializa os conteúdos planejados para a jornada de compras.

Sendo assim, podemos destacar a importância da utilização de copy na estratégia de um negócio para ajudar a direcionar a audiência a tomar decisões. 

Entre as ações que você pode impulsionar por meio de uma copy podemos destacar:

  • Assinar uma newsletter;
  • Ceder informações em uma página de captura;
  • Realizar um download de um material rico;
  • Acessar um blog post, etc. 

Além disso, é possível construir uma página de vendas utilizando elementos de copywriting do título ao botão de CTA, captando, assim, a atenção e cativando os seus leads.

Uma ótima forma de potencializar suas campanhas é ressaltando as qualidades do seu produto e deixando claro o que de melhor seu serviço pode oferecer. Assim, o seu negócio pode colher os melhores frutos de uma estrutura de copy.

Como construir uma copy? 

Para construir um conteúdo irresistível, é necessário planejar e conhecer todos os elementos que contribuem para uma estrutura de copy perfeita. 

Pois, além de um bom domínio da escrita, é preciso utilizar os recursos que atraem e ajudam a realizar a conversão de vendas. 

E para lhe ajudar nessa jornada rumo à copy perfeita, detalhamos abaixo os recursos essenciais para construção de um ótimo texto de vendas utilizando as técnicas de copywriting. Confira!

Conheça o seu público-alvo

A eficiência de uma campanha de vendas de sucesso está diretamente atrelada ao conhecimento que você tem sobre o seu público-alvo. Isso é um fator decisivo para ajustar a voz e o tom dos seus textos.

Assim, sua comunicação deve estar estruturada de acordo com o que seus clientes em potencial esperam do seu negócio. 

Conhecendo seu público-alvo também torna-se possível a criação de uma persona, representação semifictícia do seu cliente ideal. Esse recurso auxilia no ajuste dos conteúdos e permite que você seja mais assertivo quanto ao interesse do seu cliente ideal.

Entre as inúmeras vantagens de conhecer o seu público-alvo na hora de criar uma estrutura de copy estão:

  • Ofertas aprimoradas;
  • Aumento de vendas;
  • Comunicação assertiva;
  • Planejamento mais eficiente.

Para conhecer seu público-alvo e acessar todas essas vantagens na estruturação das suas campanhas de vendas, é necessário estudar o comportamento dos seus leads e segmentar sua base de contatos.

Utilize gatilhos mentais

Além de conhecer o comportamento do seu público-alvo, também é necessário aprender a utilizar as informações a favor do seu negócio. E uma das maneiras de fazer isso é utilizando os gatilhos mentais.

Os gatilhos são recursos capazes de direcionar ações a partir de informações que geram algum tipo de emoção.

No geral, podemos dizer que os gatilhos são estímulos e entre os principais deles podemos citar:

Imagem de oferta Mentoria Impulso Digital.
  • Reciprocidade;
  • Compromisso;
  • Prova Social;
  • Afinidade;
  • Autoridade, etc.

Outro gatilho mental muito eficiente na hora de pensar em uma estrutura de copy é o uso do estímulo de escassez. 

Um exemplo de copy utilizando escassez é quando, por exemplo, uma marca anuncia um número restrito de vagas para um curso online. 

Use verbos de ação

Os verbos no imperativo são caracterizados por estimularem uma ação. Dessa forma, eles mantêm o foco da campanha centrada no cliente. 

Um exemplo de copy com a utilização de um verbo de ação é: “Baixe agora mesmo o seu e-book gratuito”.   

Insira uma boa CTA

Uma chamada para ação, também conhecida como Call To Action ou CTA, é a utilização de uma frase ou botão de direcionamento para realizar o fechamento da conversão.

Nesse sentido, utilizar o senso de urgência na construção da frase presente no seu botão otimizado para conversão é uma das formas mais objetivas de inserção de uma boa CTA.

Mas não basta colocar uma frase ou botão isolado em sua página, é necessário pensar toda a estrutura de copy. Mas você sabe como isso é possível?

Confira a seguir como montar uma estrutura de copy de alta conversão e garantir  o aumento das vendas do seu negócio. 

Estrutura de copy: como montar uma de alta conversão? 

Agora que você já sabe o que é e a importância de utilizar uma estrutura de copy para alavancar suas vendas, vamos detalhar o uso desse recurso por meio de bons exemplos. Confira!

 1. Estrutura de copy para página de captura

print de tela com exemplo de estrutura de copy

Uma página de captura é um formato de página na qual todos os elementos buscam tornar mais eficiente a tarefa de conseguir dados referentes aos leads para, assim, qualificá-los.

Para conseguir capturar as informações por meio do formulário, normalmente é oferecido uma isca digital gratuita.

No caso da página de captura do “Na direção do seu curso online”, vemos a oferta atraente de acesso gratuito ao material para aprender a montar o cenário para cursos online.

O título aparece centralizado, chamando a atenção do visitante da página, além disso o formulário é simples e exige poucos dados.

 2. Estrutura de copy para página de vendas

print de tela com exemplo de estrutura de copy

Quando a conversão esperada é uma venda, a página deve apresentar mais elementos, em especial:

  • Preço;
  • Forma de pagamento.
  • Descrição da oferta;
  • Explicação do produto.

Além disso, é necessário um título atraente e, se for possível, também acrescentar depoimentos como provas sociais de quem já contou com os seus serviços.

3. Estrutura de copy para Thank You Page

print de tela com exemplo de estrutura de copy

Uma Thank You Page não é uma simples página de agradecimento, mas sim uma nova oportunidade de efetivação de negócios e uma possibilidade de recorrência. 

Neste exemplo de Thank You Page, destacamos a oferta de desconto como uma possibilidade de continuidade nos negócios e de gerar uma nova venda.

O Botão de CTA se destaca e encaminha o usuário diretamente para uma nova compra, mas agora com o incentivo do desconto de 25%.

4. Estrutura de copy para e-mail de vendas

print de tela com exemplo de estrutura de copy

O e-mail da Black Friday da empresa varejista Marisa é um ótimo exemplo de estrutura de copy para e-mail marketing. Ela utiliza a cor Pink para destacar as principais ofertas.

Mas também chama a atenção o botão de CTA se destacando em amarelo. Mas, no lugar de indicar uma frase, o botão é direto solicitando apenas uma ação para aproveitar as promoções na loja.

Agora que você já sabe o essencial sobre como criar uma estrutura de copy e alavancar suas vendas, que tal aprimorar seus recursos e aprender mais sobre as melhores práticas de copywriting com quem realmente entende?

Então garanta agora mesmo sua inscrição na Certificação de Copywriter da HeroSpark e aprenda como é possível transformar palavras em vendas.

Com a certificação você aprenderá:

  • Criar sua estratégia de vendas;
  • Conquistar uma audiência fiel;
  • Lançar seu infoproduto;
  • Definir seu próprio estilo de copy.

O que você está esperando? Se inscreva agora na Certificação de Copywriter da HeroSpark e crie campanhas de vendas arrebatadoras.

Banner escola de psicanálise
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.