Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Evento webinar: como criar eventos online através de webinários?

evento webinar

Criar um webinar é uma excelente opção para quem não pode realizar um evento presencial, por diversos motivos. Mas você já pensou em fazer um evento webinar? Se a resposta foi “sim”, leia este texto até o fim.

 

Você sabe o que é um evento webinar?

Provavelmente, se você está querendo fazer um, já deve ter ouvido falar ou já tem uma base sobre o que é um. Para esclarecer, um webinar é um seminário online que pode ser feito de duas formas: ao vivo ou gravado.

 

As pessoas que estão assistindo a um evento webinar podem interagir com a pessoa que está palestrando através do chat ou de aplicativos online para fazer perguntas, tirar dúvidas, entre outras atividades que o webinar também te proporciona.

 

Webinar significa seminário. Através de um webinar você pode realizar diversos tipos de eventos. Uma das vantagens mais interessantes é que conecta diversas pessoas de diversos locais do mundo.

 

Para as empresas, o webinar é uma forma muito boa de gerar novos contatos e até mesmo venda pela transmissão ao vivo do evento.

 

É uma ótima forma também de engajar especialistas, porque essas pessoas dificilmente usam blogs ou semelhantes para troca de conhecimentos, muitas vezes por questão de tempo ou até por que não gostam mesmo.

 

Já por meio de um evento webinar online, essas pessoas só precisam estar ali de frente para a câmera, transmitindo todo seu conhecimento. As pessoas podem assistir de qualquer lugar do mundo, basta ter acesso a internet. O que convenhamos, é a coisa mais comum hoje em dia.

 

Os webinars permitem interação através de perguntas e, dependendo do tipo de conteúdo que você vai fazer, e da plataforma que você vai utilizar, o conteúdo vai ficar gravado, podendo ser reutilizado e ficar disponível na plataforma e utilizar ele depois de diversas formas.

 

Como fazer um evento webinar?

 

A primeira coisa que você tem que fazer é definir um tema para seu evento webinar. Você primeiro precisa analisa qual o interesse da persona que você quer atingir. Pesquise temas, anote tópicos, o que já foi falado, o que as pessoas tem interesse em saber. Quais são as dores do seu público?

 

Escolha a data e a hora do seu evento. Ao definir uma data faça uma pesquisa rápida para verificar se não tem um outro evento no mesmo dia que o seu. Isso pode dividir o seu publico e você não ter a quantidade de pessoas participando que esperava.

 

Atente também para não fazer o evento pré-feriado, porque, de repente, seu público pode estar se preparando para ir viajar e não ter tempo para assistir seu webinar. O recomendado é marcar a data do seu webinar com 20 dias de antecedência, porque aí você tem um bom tempo para conseguir divulgar ele em todas as suas mídias sociais.

 

Evento webinar – Participação

 

Verifique alguns pontos como por exemplo:

 

  1. Se são pessoas que estão longe;
  2. Ou pessoas que aceitariam falar numa câmera;
  3. Se deve convidar uma outro palestrante para agregar ainda mais conhecimento a palestra etc.

 

O número de palestrantes convidados vai depender sempre do tipo de evento que você está organizando. Convide essas pessoas também com bastante antecedência, para todo mundo se preparar, programar e estudar sobre aquele tema.

 

O formato do seu evento é outro ponto importante que deve ser pensado antes de começar a divulgação. O evento vai ser pago? Se a resposta for “sim”, pense em como você pode vender essas inscrições. Existem algumas plataformas onde você consegue pôr uma cobrança para entrar na sua palestra.

 

Caso seu evento seja gratuito, você pode escolher uma plataforma digital onde as pessoas precisam se inscrever para que você tenha acesso ao contato delas.

 

Ao se inscrever elas precisam colocar o seus dados de contato e, ao participar, você também terá controle sobre a participação dela. Então caso seu objetivo com um evento webinar seja uma divulgação de algum produto, por exemplo, isso ajuda muito.

 

Invista na divulgação na suas redes sociais, mande e-mails, mensagens, faça anúncios, invista no tráfego. E muito importante: prepare-se! Num evento presencial ou online você precisa se preparar muito bem para isso.

 

Evento webinar – Roteiro

 

Caso você mesmo seja o palestrante, faça um roteiro do que você fala. Isso ajudará você a não se atrapalhar quando o webinar estiver acontecendo. E ajuda também na análise do seu conteúdo.

 

67 headlines para páginas de vendas

Isso vai te ajudar a não se perder e não se confundir com o assunto, principalmente se o evento for ao vivo.

 

Se for gravado, você resolve na edição, mas se for ao vivo, todo o seu público vai acabar percebendo que não houve a preparação devida e com isso você pode perder sua credibilidade e autoridade.

 

Faça um alinhamento de como será esse evento, tire as dúvidas que você tiver, pesquisando com outras pessoas que já fizeram esse tipo de evento, ou seja, nunca faça um webinar por impulso ou despreparado.

 

Você pode montar um material básico para você mesmo ou para o palestrante que participará do seu evento, para que ambos possam ler e entender como será a participação no evento.

 

Para ver mais dicas sobre como produzir um bom roteiro, confira este vídeo:

 

 

Estrutura de um webinar

 

Sobre a estrutura, você vai precisar de uma estrutura básica para realizar um evento online.

 

Existem no mercado diversas empresas especializadas em realizar transmissão simultânea, que podem te ajudar a fazer o seu evento com muita qualidade.  Mas claro, isso se você tiver condições para investir.

 

Caso você seja iniciante, queira começar com um negocio digital e ainda não tenha dinheiro para investimentos altos, você pode fazer da sua própria casa mesmo, tendo um celular adequado para gravar.

 

Além disso você vai precisar disponibilizar o link. Geralmente a própria plataforma onde você realiza o evento disponibiliza esse link para você divulgar para as pessoas que você quer que participem do seu evento, o seu público.

 

Durante o seu evento procure responder as perguntas dos participantes, até por que isso vai gerar uma interatividade entre o palestrante e as pessoas que estarão participando do evento.

 

É importante também que você deixe um vídeo posteriormente para responder algumas outras perguntas que você deixou passar, mas que considera importante responder.

 

Seu evento precisa ser especial, as pessoas estão cansadas de procurar soluções e não encontrar, ou encontrar pessoas que as iludem.

 

Você precisa ser a solução e você só vai conseguir alcançar os seu objetivos quando você entender isso.

 

Conclusão

 

Portanto, seu webinar precisa ser um tipo de evento raro que as pessoas não costumam ver. Elas precisam ficar presas a você e sentir uma necessidade em te escutar.

 

O seu publico precisa estar buscando X, Y e Z, participar do seu webinar e encontrar X, Y e Z que ela estava procurando. Então dê a elas.

 

Em outras palavras seguindo esse passo a passo, com certeza você vai conseguir criar um. Em relação a plataforma ideal para você, estabeleça primeiro a sua finalidade com o evento, diante disso você irá escolher a plataforma que mais se adequa ao que você quer.

 

Acima de tudo essa plataforma precisa ser fácil de usar e que as pessoas não tenham um experiência ruim ao visitar. O seu webinar deve ser de interesse total do seu público, e não seu. Você está ali ao vivo por eles, e eles precisam perceber isso.

 

Em suma com tudo isso resolvido, chama todo mundo, divulga, faz tráfego, seja ele pago ou gratuito, e transforme a vida das pessoas. Qualquer dúvida sobre como criar um evento webinar, comente aqui embaixo.

 

pesquisa panorama dos negócios digitais

Mais artigos para você

Quanto custa promover no Instagram e 4 dicas para 2021

Você sabe o que é impulsionar um post? É transformar uma publicação de um vídeo, uma imagem ou um carrossel …

Autoresponder: por que investir neste recurso?

Muita gente não conhece ou não sabe o que é a ferramenta autoresponder, no entanto, esse é um instrumento muito …

Mentoria: saiba como criar e vender a sua

Se você deseja ingressar no empreendedorismo digital, precisa saber o que é e como criar uma mentoria. Isso porque essa …

Lançamento de produto de sucesso: saiba como fazer

Fazer um lançamento de produto bem sucedido é complexo: requer organização e participação em todas as etapas, desde a concepção …

Vender curso online: 10 dicas para atrair alunos

Vender curso online pode parecer uma tarefa difícil, mas não precisa ser assim. Neste artigo você vai descobrir que, com …

Marketing de relacionamento: o que é e como usar

Hoje é mais fácil produzir na internet, mas também é mais difícil se destacar, já que vários produtores disputam o …