Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


Vídeo nuggets: o que é e como usar o seu

Vídeo nuggets

Vídeo nuggets são trechos importantes de vídeos maiores e que funcionam como isca para a audiência buscar o conteúdo completo. Assim como o fast-food, são instantâneos e servem de aperitivo para o ‘prato principal’, que é o material audiovisual na íntegra. 

 

São praticamente uma febre em redes sociais como Instagram e Facebook — que, inclusive, executam vídeos automaticamente, facilitando mais ainda a conversão. 

 

Além disso, esses minivídeos têm dupla função: é estratégia eficaz para o produtor de conteúdo e, ao mesmo tempo, entrega a mensagem mais importante de forma objetiva para o público-geral. 

 

Lembrando que o vídeo marketing está longe do seu ápice. Segundo o Wordstream, os vídeos nas redes sociais podem gerar 1200% mais compartilhamentos que textos e imagens combinados.

 

O que você está esperando para fazer seus nuggets? Continue a leitura do artigo e aplique essa estratégia também!

 

O que são vídeo nuggets

 

Qualquer vídeo curto, em que aparece apenas uma pessoa falando, frequentemente encontrado nas redes sociais e que, geralmente, contém legendas e títulos, pode ser um vídeo nugget. 

 

Idealmente, esse apresentador no vídeo está dando uma aula ou palestrando em algum evento, portanto, o trecho é de alguma dica de ouro. 

 

Mas vale a pena entregar esse ouro assim de mão beijada? 

 

Bom, os nuggets são como amostras grátis. Se você sabe que webinars e workshops geram altas conversões por tratarem de conteúdo gratuito de alto padrão, os vídeos nuggets seguem a mesma ideia. 

 

Os materiais tornam sua marca mais fácil de ser encontrada, já que ‘não custa nada’ para o usuário clicar no nugget de poucos minutos ou segundos. Assim, suas principais características são:

 

  • Têm curta duração e informativo;
  • O conteúdo responde a uma pergunta, desmistifica uma crença limitante ou resolve um problema do lead;
  • Tem headline (título);
  • Exibe legendas;
  • Mostra uma barra progressiva, geralmente;
  • A tela tem formato quadrado (1080×1080).

Ainda há mais terminologias relacionadas aos vídeo nuggets: o conteúdo curto, que aparece no próprio vídeo, é chamado nutella e o conteúdo original (que é mais longo e é a fonte original) se chama raíz. 

 

Guia do planejamento do curso online

Como criar os nuggets 

 

Agora que você viu a ideia por trás dos nuggets, entenda como qualquer empreendedor digital pode criar um:

 

Escolha um software ou app de vídeo para editar os vídeo nuggets

 

Por conta da necessidade de adicionar um título e deixar o vídeo em um formato específico, você vai precisar de um programa de edição de vídeos. No Instagram, pelo menos, existe a opção de legendas automáticas — o que não é bem recomendado, já que costumam ter erros e não são tão visíveis.

 

A boa notícia é que há muitos softwares gratuitos, sem marca d’água e que funcionam bem em computadores não tão modernos. Além disso, você pode fazer vídeos do seu celular e editar diretamente nele também, como o Open Camera (para Android) ou Filmic Pro (para iOS).

 

Se você achar difícil adicionar a barra progressiva com o tempo do vídeo, procure por editores de vídeo online que cumprem essa função específica. Além disso, o YouTube e o Facebook têm bibliotecas de efeitos sonoros que deixam o nugget mais atraente e chamativo.

Picote o conteúdo raiz e edite-o na sequência

 

Depois de ter instalado seu programa de edição de vídeos, escolha o material que vai editar. Lives passadas são os melhores arquivos, já que não necessitam de tanta edição. Assim, você vai assistir e cortar o vídeo nos momentos em que você passa dicas interessantes.

 

Depois disso, você pode salvar o vídeo para enviar para o YouTube (se você tiver um canal), já que ele já vai estar em 1080×1080 px. Na sequência, com o conteúdo a menos de 1 minuto, utilize-o para o Facebook ou feed do Instagram. Por último, edite o material para o IGTV, já que você terá de mudar a proporção da tela para 1080×1920 px.

 

A propósito, se o seu vídeo foi gravado na posição vertical, você tem outra opção (além de criar um fundo que o deixe na horizontal), que é a de mantê-lo na vertical. Basta criar um fundo também vertical, na lateral, com a headline e as legendas em uma margem menor. É um visual diferente do que a maioria faz e também funciona normalmente. 

 

Elabore uma boa headline e legende o nugget

 

A headline vai anteceder o seu conteúdo, chamar atenção e criar impacto ao seu vídeo nugget, então não a negligencie. O tamanho ideal vai depender da formatação do texto — tamanho da fonte, tipo de fonte e se estará em negrito etc. Para não comprometer o visual, mantenha as bordas do vídeo livres (sem preencher toda a horizontal com o título).

 

Quanto às legendas, realmente são necessárias, embora não sejam obrigatórias. Uma pesquisa do Facebook mostram que, em torno de 85% de todos os vídeos visualizados em sua plataforma, são assistidos com o áudio desligado. Você não quer perder essa oportunidade, não é mesmo? 

 

Ainda em relação aos textos, mantenha visível seus nomes de usuários das redes sociais, junto aos ícones, de preferência. Sites como Flaticon e Remix Icon têm esses recursos gratuitos para você incluir no nugget.

 

Vídeo nuggets x Vídeo de CPL (Conteúdo pré-lançamento)

 

Em regra geral, todo vídeo nugget necessariamente deve agregar valor — por meio da solução de uma dúvida, do esclarecimento de um problema etc. Já o vídeo de CPL vai, de fato, preparar o prospect para a compra, ou seja, tem intenção de venda. O ideal é combinar os dois conteúdos para o seu pré-lançamento.

 

Inclusive, independentemente de você ter ou não um infoproduto para lançar, nuggets e vídeos de CPL são ótimos materiais para campanhas de anúncios. Geralmente, já estão no formato e tipo de edição compatíveis com esses anúncios pagos.

 

Dessa forma, os vídeo nuggets são materiais relativamente fáceis de serem produzidos, até por serem o aproveitamento de um conteúdo já existente, e com potencial de alta conversão. 

 

Se você já tem um produto digital para divulgar por meio de vídeo nuggets, você poderá precisar de um funil de vendas. Teste o nosso gratuitamente!

 

Tem dúvidas sobre como fazer um funil de vendas? Veja este vídeo:

 

 

 

Mais artigos para você

Mercado Digital: o que é e como funciona

A transformação digital não é somente realidade, mas uma necessidade. Você sabe o que é mercado digital? Se você ou …

O que é negócio escalável e 3 ideias

Negócio escalável, cada vez mais, prova que não é uma buzzword ou palavra da moda. A alta lucratividade, além de …

O que é oratória e 4 dicas para falar bem no seu curso online

Se você pretende criar cursos online, é necessário saber o que é oratória e como usá-la para desenvolver aulas mais …

O que é NFT: entenda como funciona este registro digital

Você sabe o que é NFT? Ele é um registro digital que transforma o seu bem digital em algo único. …

Bruno Perini: saiba quem é e conheça seus projetos

Curioso, focado, organizado e com um objetivo muito claro e bem definido. Essas características podem definir bem quem é Bruno …

Psicologia das cores no marketing: entenda o significado

O marketing de uma empresa abrange diversos detalhes que devem ser pensados para que ela se destaque em meio às …