6 Ferramentas de marketing de relacionamento para usar em 2023!

6 Ferramentas de marketing de relacionamento para usar em 2023!
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

Se você ainda não usa ferramentas de marketing de relacionamento no seu negócio, pode estar perdendo uma grande oportunidade de criar uma conexão maior com o seu público.

Afinal, algumas ferramentas, além de otimizarem a sua rotina, permitem que você melhore o relacionamento com a sua audiência e fidelize-a. 

Por isso, confira neste artigo 6 ferramentas para adotar no seu negócio neste ano e garantir resultados incríveis a partir da forte interação com o público. Boa leitura!

Relacione-se melhor com o seu cliente com as ferramentas da HeroSpark! Cadastre-se na plataforma para disparar e-mails marketing e criar funis de venda personalizados!

O que é marketing de relacionamento?

Basicamente, o marketing de relacionamento é uma estratégia que visa melhorar a forma como as marcas se relacionam com o público. Com ela, os negócios conseguem gerar uma audiência fiel e melhorar a sua imagem no mercado.

E vale dizer que essa estratégia está cada vez mais importante, uma vez que muitas empresas estão investindo na experiência do cliente e colocando as pessoas no centro de suas ações.

Para isso, a maioria das marcas investem tempo e recursos na utilização de ferramentas de marketing de relacionamento, que ajudam a criar uma conexão com o público.

Assim, a partir delas, as empresas conseguem:

  • Se conectar com a sua audiência;
  • Oferecer um atendimento humanizado;
  • Entender o comportamento do seu público;
  • Se aproximar do seu cliente ideal.

O uso de ferramentas de marketing de relacionamento para isso é essencial, porque elas oferecem diversos recursos que facilitam a interação e permitem que a marca confira métricas para saber se está no caminho certo!

Quais são as ferramentas de marketing de relacionamento?

Existem diversas ferramentas de marketing de relacionamento por aí só esperando você utilizá-las na sua estratégia para obter ótimos resultados!

Mas, antes mesmo de  saber quais são elas, é fundamental que você conheça muito bem o seu público e saiba os principais canais que ele prefere se comunicar.

Isso permite que você consiga investir nas ferramentas de marketing de relacionamento certas, que fará você se conectar com o seu público e gerar uma audiência fiel à sua marca. 

Mas, sem mais delongas, confira abaixo as principais ferramentas para você desenvolver um relacionamento duradouro com o seu público!

1. Redes sociais

As redes sociais são uma ferramenta essencial para qualquer negócio. Não por acaso, hoje em dia, qualquer empresa que nasce já tem seu perfil criado em uma ou muitas delas.

Mas saiba que as redes sociais não são apenas um canal feito para você divulgar sua empresa. Elas também são uma das melhores ferramentas de marketing de relacionamento para você usar no seu negócio!

A partir delas, você consegue fazer algumas práticas bem interessantes que melhoram o relacionamento com o seu cliente, como:

  • Compartilhar conteúdo relevante;
  • Se conectar com as pessoas em tempo real;
  • Entender os gostos e as preferências do público;
  • Responder dúvidas de clientes de forma rápida;
  • Manter contato com os seguidores por meio de mensagens diretas personalizadas.

Essas são apenas algumas ações de marketing de relacionamento que as redes sociais permitem que você faça.

Além disso, muitas delas possibilitam a criação de grupos que facilitam a comunicação e também fornecem vários recursos para o público interagir com a sua marca.

2. CRM

Já o CRM é uma das principais ferramentas de marketing de relacionamento que não pode faltar na sua estratégia! É a partir dele que você consegue organizar, gerenciar e analisar informações sobre os clientes, como:

  • Dados de contato;
  • Vendas efetuadas;
  • Comportamento de compra;
  • E muito mais.

Além disso, o CRM permite que você acompanhe todo o histórico de interação do cliente com a sua empresa para entender como está sendo a experiência dele com você.

Assim, você consegue compreender melhor as necessidades dos consumidores e criar uma estratégia de relacionamento com eles. 

Com o CRM, as empresas também podem acompanhar e medir o desempenho de suas campanhas de relacionamento, o que ajuda a identificar oportunidades de melhoria.

copy com chat gpt , herocreator

3. Programas de fidelidade

Como o próprio nome diz, os programas de fidelidade são ideais para você que quer construir uma legião de fãs da sua marca.

A partir dessa ferramenta, você consegue desenvolver os mais diversos incentivos para fazer o cliente sempre voltar para a sua empresa.

Como exemplo desses incentivos, é possível oferecer:

  • Pontos para trocar por algum benefício;
  • Descontos nos seus produtos ou serviços;
  • Prêmios especiais por ter feito outra compra;
  • Acesso a materiais exclusivos;
  • E muito mais!

Assim, você consegue manter seus clientes enquanto melhora a imagem do negócio no mercado!

4. Chatbot

Se o seu negócio tiver uma grande demanda de atendimento ao cliente, usar um chatbot pode ser a melhor solução. Afinal, a partir dele, você consegue oferecer um atendimento rápido e personalizado aos seus clientes.

Vale dizer que os chatbots ajudam a criar um relacionamento com o cliente ao auxiliá-lo com uma dúvida, oferecer suporte e dar acesso a informações. 

E por mais que eles sejam robôs, ainda assim é possível tornar essa comunicação humanizada. Para isso é preciso pensar na experiência do seu cliente e na forma como ele se comunica para que a ferramenta consiga reproduzir o tom de conversa ideal. 

Além disso, criar chatbots com avatares ou a imagem de uma pessoa da sua empresa ajuda o seu público a sentir que terá um atendimento mais humanizado.

5. SAC

Já o SAC é outra ferramenta muito útil quando se trata do relacionamento com o cliente

Essa sigla, que significa Serviço de Atendimento ao Cliente, tem uma função parecida com o chatbot, mas funciona de forma um pouco diferente na prática.

O SAC é um canal onde você pode oferecer ao cliente as principais respostas às suas dúvidas, além de ajudar a resolver algum problema.

A principal diferença dele para o chatbot é que no SAC seu público é atendido por pessoas reais que são treinadas para ajudá-lo a resolver algo.

Sendo assim, caso você tenha um público que não se dá muito bem com a tecnologia ou simplesmente prefere falar com pessoas, ter um SAC pode ser uma boa solução!

Mas vale dizer que as duas ferramentas (SAC e chatbot) podem ser utilizadas juntas para, assim, oferecer uma experiência completa ao seu cliente.

6. E-mail marketing

O e-mail marketing não poderia estar fora dessa lista de ferramentas de marketing de relacionamento. Afinal de contas, ele é o principal canal em que relacionamentos duradouros são criados entre empresas e clientes.

É isso mesmo! A partir do e-mail você consegue conversar de forma mais personalizada com o seu cliente e de acordo com os interesses dele.

Além disso, diferente das redes sociais, que são gerenciadas por um algoritmo, no e-mail todas as suas mensagens são enviadas para toda a sua base de clientes, sem perder ninguém no caminho!

Assim, você tem um alcance maior e pode otimizar o relacionamento com muitas pessoas. 

Vale dizer que o e-mail também fornece insights interessantes sobre o comportamento e preferências do seu público. Então vale a pena utilizá-lo para otimizar as suas estratégias. 

Mas para que o uso do e-mail marketing traga bons frutos, é preciso ter ao seu lado uma boa ferramenta de disparo de e-mails, que consiga atingir sua base e ainda fique alinhada ao seu funil de vendas.

Sabe qual ferramenta consegue entregar isso? A HeroSpark!

Com a gente você envia seus e-mails e ainda acessa modelos prontos para editar e ter a certeza que estará enviando a melhor mensagem para o seu público!

Vem se cadastrar na HeroSpark e comece a enviar seus e-mails ainda hoje!

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *