herospark comece grátis agora

Como atrair a atenção das pessoas na internet? Esse é um desafio de grandes empresas e o gatilho de antecipação pode ser uma excelente resposta, se usado corretamente. 

O gatilho de antecipação é uma estratégia de escrita persuasiva para gerar curiosidade e expectativa sobre algo. Em síntese, funciona basicamente como o trailer de um filme. 

 

O que é um gatilho mental

Antes de saber o que é o gatilho de antecipação, você precisa saber o que é um gatilho mental. Tratam-se de atalhos mentais que o cérebro humano recebe na hora de tomar uma decisão.

Assim, quando você ativa um gatilho mental na produção de conteúdo, torna sua mensagem mais persuasiva. 

Existem diversos tipos de gatilhos mentais diferentes, focados em atingir as emoções dos leitores. Se quiser saber mais, este vídeo apresenta alguns:

Um gatilho mental pode ser usado em qualquer segmento de mercado e em vários tipos de conteúdos, desde posts de redes sociais até vídeos. 

No entanto, é importante lembrar que eles não funcionam por si só. Devem ser incluídos na redação de acordo com uma ideia central e relacionados com as dores da sua persona.

Caso contrário, eles não serão efetivos. 

Um dos principais gatilhos mentais usados para venda é o de antecipação! 

 

O que é o gatilho da antecipação

Já se perguntou por que o cinema exibe trailers antes do filme no cinema? 

Não é só para ocupar tempo ou fazer propaganda, é para te deixar com vontade de assistir mais. Em outras palavras, eles estão usando o gatilho da antecipação. Ou seja, te dão uma prévia de um conteúdo que você pode gostar.

Com marketing digital e negócios online, também funciona assim. Você revela aos poucos os detalhes sobre determinado produto ou serviço, para deixar todo mundo curioso.

As pessoas naturalmente gostam de ter expectativas e ficam felizes quando são saciadas. Portanto, em vendas, você pode usar para criar pessoas interessadas (e curiosas) sobre o seu produto. 

 

Como usar o gatilho da antecipação

Existem várias formas diferentes de criar esse suspense, mistério e sensação de curiosidade: 

  • Faça vídeos para revelar aos poucos o conteúdo;
  • Comece a falar de lançamentos antes de eles acontecerem;
  • Crie muitos conteúdos relacionados ao produto que você quer lançar;
  • Revele aos poucos detalhes sobre o que você está produzindo;
  • Faça contagens regressivas.

Esse gatilho deve ser usado quando você quiser prender a atenção das pessoas por algum período de tempo.

Por exemplo, se for lançar um novo e-book, as pessoas devem consumir seu conteúdo pré-lançamento e continuar te acompanhando no dia em que a oferta será revelada.

O gatilho da antecipação ajuda nisso. 

Nas redes sociais, blog e site, você pode usar uma estratégia de montar um cronograma com novidades sobre o lançamento e ir soltando aos poucos. Nesse sentido, as novidades mais importantes devem ficar para o final.

Outra boa estratégia é combinar a antecipação com outros gatilhos mentais. Você pode, por exemplo, fazer suspense para anunciar uma oferta por tempo limitado. Deste modo, você combina a antecipação com a escassez e a urgência. 

 

Use o gatilho com moderação

Apesar de ser uma boa estratégia para persuasão, mas se usar demais, o público perde a paciência. 

Afinal, se fizer suspense toda vez, ele meio que perde a força. 

Portanto, guarde este gatilho mental para as ocasiões especiais, como lançamentos de produtos realmente inovadores, ou que ataquem de forma muito efetiva uma dor em particular. Assim, consegue o efeito desejado: prender a atenção por longos períodos de tempo.

Do mesmo modo, não use o gatilho para promover produtos que atendem a necessidades imediatas.

Por exemplo, se você trabalha com cursos de finanças pessoais, não deve fazer suspense para anunciar um módulo sobre reserva de emergência. É esperado que este conteúdo esteja lá.

Mas imagine que você também lança uma planilha para organização financeira. Neste caso, vale criar o suspense falando de “uma novidade que vai te fazer economizar mais, sem mudar o padrão de vida”. 

 

3 exemplos de gatilho da antecipação

Se ainda ficou com dúvidas sobre como usar, estes exemplos práticos podem ajudar a aplicar o gatilho.

 

Lançamento do livro Paixão S.A.

Exemplo do gatilho da antecipação usado por Rafael Carvalho

Estas são postagens do perfil de Rafael Carvalho, COO da HeroSpark, e um dos autores do livro Paixão S.A. para promover o lançamento do livro. 

Em síntese, os posts trabalham a contagem regressiva para antecipar o conteúdo, em expressões como “2 dias” e “começa amanhã”. 

São expressões que naturalmente despertam a curiosidade, assim como o descubra. Nas legendas da postagem, a ideia é a mesma.

Mais postagens como esta foram feitas até a revelação do conteúdo – um livro sobre empreendedorismo digital e um evento gratuito com 8 convidados. 

 

#EuMeRecusoADarErrado

Exemplo de gatilho da antecipação usado por Paulo Maccedo

Paulo Maccedo usou uma estratégia semelhante com o gatilho da antecipação para divulgar sua nova mentoria.

Os dois primeiros posts dão pouquíssimos detalhes sobre o que se trata. Um deles tem apenas as frases “Spoiler. Agosto. Aguarde.” e outro “É hoje”.

Assim, para saber do que se trata, os interessados tiveram que acompanhar a transmissão no Zoom, o que é uma estratégia efetiva para captar a audiência e aumentar a audiência.

 

Estreias do YouTube

No YouTube, uma forma de gerar expectativa pelos seus lançamentos é usar a função de estreia da plataforma. Assim, seus seguidores recebem um lembrete na página inicial de algo está por vir. 

Se você aliar a estreia com uma arte que estimule ainda mais a curiosidade, terá bons resultados.

No exemplo da HeroSpark, possivelmente empreendedores que querem aprender a vender melhor vão se interessar pelo conteúdo e definir um lembrete para não perder.

Estes são apenas três exemplos simples, mas o gatilho da antecipação se encaixa em vários formatos. 

Uma boa estratégia é usar em campanhas de e-mail marketing para se relacionar com os leads e mantê-los “aquecidos” até o momento do lançamento. 

Se quiser uma ferramenta gratuita para testar estratégias de gatilho da antecipação, a HeroSpark é uma excelente pedida! É uma plataforma tudo em um para lançar produtos digitais, como e-books e mentorias.

Além disso, também tem ferramentas integradas para automação de e-mail marketing e criação de landing pages. 

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *