Mentoria: o que é, como criar e vender a sua?

Duas mulheres em processo de mentoria presencial
Extensão plano basic

Se você deseja ingressar no empreendedorismo digital, precisa saber o que é e como criar uma mentoria. Isso porque essa é uma das melhores maneiras de transformar a sua paixão em produto digital.

Para isso, você precisa apenas ter conhecimentos e experiências que tenham demanda no mercado. A partir disso, basta construir a sua solução e distribuí-la para os seus potenciais clientes.

Ficou curioso? Quer saber mais sobre este assunto? Então, continue a leitura!

Publique sua mentoria em 5 minutos na HeroSpark! Utilize modelos prontos e validados de funis de vendas, landing pages e e-mails. Experimente agora mesmo e comprove na prática.

Inscreva-se gratuitamente!

O que é mentoria?

A mentoria é uma técnica de desenvolvimento de pessoas na qual o mentor ajuda o seu mentorado a resolver problemas. Por isso, geralmente, ela é direcionada a um tema específico.

Existem mentorias coletivas e individuais, bem como presenciais ou online. Porém, nosso foco neste texto são as oferecidas no meio digital.

Nesse caso, elas podem ser apenas no formato de encontros ao vivo ou podem ser complementadas com aulas gravadas e materiais, como e-books, planilhas, entre outros que possam dar suporte para o cliente.

Apesar de oferecer uma parte comum a todos os consumidores representada pelos materiais complementares, esse tipo de produto digital costuma ser personalizado. 

Pensando nisso, nos atendimentos ao vivo o mentor consegue sanar dúvidas e fazer orientações pontuais, bem como estreitar o seu relacionamento com o cliente.

Além disso, também existem diversos tipos diferentes de mentorias. Conseguirmos encontrar mentoria de carreira que ajudam o mentorado a se posicionar no mercado de trabalho e melhorar sua vida profissional. Ou então mentorias sobre organização financeira, de tempo e até que ajudam com a espiritualidade.

Qual a diferença entre mentoria e consultoria?

A mentoria é uma técnica de desenvolvimento de pessoas – por meio de materiais, aulas, atendimento personalizado, entre outras técnicas.

Já um consultor coloca a mão na massa e oferece a solução “pronta”. Ele não apenas orienta, mas também faz pelo cliente.

Por isso, as mentorias tendem a ser mais longas, por ser um acompanhamento mais detalhado e com a função de ensinar lições valiosas ao mentorado.

Por exemplo, se o problema é falta de organização financeira, o mentor pode oferecer:

  • Aulas de gestão financeira;
  • Planilhas para organizar as finanças;
  • Orientações personalizadas de acordo com as receitas e os gastos do cliente.

Por outro lado, o consultor faria o levantamento dos ganhos e das despesas, montaria uma planilha e diria para o cliente como ele deve usar o seu dinheiro daqui para frente.

Dessa forma, a mentoria ajuda o mentorado de forma pessoal e profissionalmente, onde ele consegue trazer para os encontros diversas pautas da sua vida que podem ser melhoradas.

Para se aprofundar nesses tipos de produtos, leia este texto do nosso blog que aborda em detalhes a diferença entre mentoria e consultoria.

Quem pode ser mentor?

Para ser mentor, é necessário ter experiência e conhecimentos que possam ser monetizados. Ou seja, é necessário ter habilidades que tenham demanda no mercado.

Portanto, você precisa ser especialista em algo que as pessoas necessitam. Se não existir demanda, não haverá clientes interessados no seu produto digital

Identifique as suas potencialidades e pesquise o mercado para verificar como pode ajudar outras pessoas com os seus conhecimentos. Feito isso, você já pode começar a criar sua mentoria. 

Quais são os 5 passos para criar uma mentoria?

1. Conheça o avatar

O primeiro passo para criar uma mentoria é conhecer o seu avatar. Isso porque é impossível vender este tipo de produto digital se ele não atender a demanda de alguém. 

Ou seja, você precisa ajudar o seu cliente ideal a resolver o seu problema, caso contrário nem adianta lançá-lo no mercado.

Para entender a sua persona, é necessário fazer pesquisas. Assim, fica mais fácil descobrir quais são os seus:

  • Desejos;
  • Interesses;
  • Necessidades;
  • Dores;
  • Hábitos de consumo;
  • Objeções de compra;
  • Entre outras características.

Com essas informações em mãos, você consegue saber qual é a dor que servirá de base para a criação da sua mentoria. Assim como poderá desenvolver ações de marketing digital e de vendas mais eficientes.

2. Defina o tema da mentoria

Agora que você já sabe quem é o seu avatar tem todas as informações para definir o tema da sua mentoria. Por exemplo, imagine que o seu cliente ideal é recém-formado em Jornalismo e deseja trabalhar como redator, mas não sabe por onde começar.

copy com chat gpt , herocreator

Nesse caso, é possível fazer uma mentoria que ensina o passo a passo para ingressar neste mercado, ou seja, que direciona este profissional para que ele consiga os seus primeiros clientes. 

Porém, lembre-se de que você deve escolher o tema do seu produto digital também de acordo com os seus conhecimentos e experiências. Isso porque o mentorado está buscando um atendimento personalizado de quem já passou por essas mesmas dificuldades.

Ou seja, não adianta apenas conhecer as dores do avatar, é necessário também ter competências alinhadas com o tema da mentoria. Assim, é possível oferecer um produto digital completo para o seu cliente.

3. Faça o planejamento

O próximo passo é fazer o planejamento da mentoria, ou seja, a estruturação do seu produto digital. Neste momento, você terá decisões importantes a fazer:

  • Se a mentoria será individual ou em grupo.
  • Se ela será ao vivo ou gravada.
  • Quais materiais de apoio usará.
  • Se fará presencialmente ou online.
  • Definir quantos encontros serão.
  • Precificar a mentoria.

4. Construa a sua mentoria

Depois de planejar a sua mentoria, você precisa começar a construí-la. Se for o caso, grave os vídeos. Comece também a preparar materiais de apoio como: 

  • E-books;
  • Planilhas;
  • Templates;
  • Entre outros.

Programe também roteiros e datas dos encontros ao vivo. Se for mentoria coletiva, pode ser em live. Se for mentoria individual, em videoconferência. 

5. Encontre a plataforma certa para sua mentoria

Após estruturar todo o seu produto, é importante encontrar uma plataforma para hospedá-lo. Leve em consideração o seguinte:

  • Preço;
  • Suporte;
  • Personalização;
  • Sistema de pagamento;
  • Serviços adicionais.

Lembre-se de optar pela plataforma que tenha um criador de páginas de vendas com templates prontos, bem como um sistema de envio de e-mails com modelos de acordo com cada etapa do funil de vendas. 

Assim fica mais fácil trabalhar. De outro modo, precisará fazer manualmente ou com várias ferramentas separadas. 

Se estiver em dúvidas sobre qual usar, comece gratuitamente com a HeroSpark!

Como vender a mentoria? 4 dicas essenciais

Agora que você já sabe como criar a sua mentoria, vamos dar dicas essenciais para que consiga vendê-la no mercado.

Lembre-se de que não basta desenvolver um produto digital excelente, também é necessário usar estratégias de marketing digital e de vendas para conseguir distribuí-lo. 

1. Crie uma página de vendas

O primeiro passo para vender a sua mentoria é criar uma página de vendas. Para isso, você pode usar uma plataforma digital especializada em hospedar este tipo de produto. 

No mercado existem diversas, mas não se esqueça das dicas para escolher a melhor que fornecemos acima.

Geralmente, essas ferramentas tem um construtor de landing pages para que você possa criar a sua página. Assim, ela já estará integrada ao sistema de checkout e pagamento da plataforma.

Lembre-se de que ela precisa ser atrativa, bem como conter elementos essenciais, como título, descrição da oferta, imagens, CTA e botão para que o cliente possa clicar para comprar o seu produto digital.

Para saber como criá-la da melhor forma, confira o vídeo abaixo: 

2. Use as redes sociais

Para conseguir vender a sua mentoria é necessário ser reconhecido como autoridade na sua área de atuação. Nesse caso, criar uma presença digital é essencial para que isso aconteça.

Para tanto, as redes sociais podem ser ótimas aliadas para divulgar conteúdo relevante e se relacionar com a audiência. 

A partir do momento no qual você se torna uma autoridade, fica mais fácil lançar os seus produtos digitais, em especial, a mentoria. Isso porque as pessoas já confiam no seu trabalho e sabem que o conteúdo e as orientações disponíveis na sua solução serão úteis.

3. Ofereça iscas digitais

Outra forma de vender a sua mentoria é oferecer iscas digitais. Por exemplo, você pode usar uma landing page para anunciar um e-book com o mesmo tema da mentoria, mas com o conteúdo menos aprofundado.

Assim, é possível reforçar a sua autoridade, bem como conseguir leads, ou seja, os dados de pessoas interessadas no seu produto. Com essas informações, você pode criar campanhas de e-mail marketing para impulsioná-los pelo seu funil de vendas.

4. Envie e-mail marketing

Como mencionamos no último tópico, você pode usar os dados de contato dos seus leads para fazer campanhas de e-mail. 

Ou seja, pode criar uma sequência de mensagens para nutrir essas pessoas com informações ou outros materiais ricos que, por sua vez, podem ajudar no processo de decisão de compra.

Para tanto, use ferramenta de automação de e-mail ou, ainda, pode contratar uma plataforma digital que ofereça suporte para a hospedagem da sua mentoria. Assim como tenha incluído no serviço ferramentas para enviar as mensagens programadas para os seus futuros clientes.

Perguntas frequentes

A mentoria é um produto digital muito interessante. Por isso, se você está pensando em monetizar os seus conhecimentos e experiências, esta é uma boa opção. Lembre-se de que a HeroSpark pode te ajudar a criar e a vender o seu produto digital.

Lance sua mentoria de graça agora

Hospede e venda seu livro digital na HeroSpark de graça – sem custos de adesão, pague apenas uma pequena taxa por venda.

Comece agora
Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *