Um blog sobre empreendedorismo, negócios digitais e cursos online


Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog e ative as notificações para receber os melhores conteúdos sobre empreendedorismo


O que é marketing multinível e como funciona?

Marketing multinível

Você sabe o que marketing multinível? Esse modelo funciona muito bem para as empresas e pode ser bem utilizado no marketing digital do seu negócio. De maneira simples, uma empresa de marketing multinível atua com distribuidores capazes de influenciar a marca ou produto e, consequentemente, aumentar as vendas.

 

Se você deseja conhecer este modelo de negócio em seu produto ou serviço, está no post certo. Neste artigo, explicaremos tudo sobre marketing multinível: o que é, as diferenças entre marketing multinível e pirâmide e como funciona. Confira!

 

O que é marketing multinível?

 

O marketing multinível, também conhecido como marketing de rede, funciona como um modelo de remuneração capaz de investir não só no profissional que faz a venda como também no seu patrocinador. Funciona de forma simples e visa o que é primordial para um negócio digital bem-sucedido: investimento e divulgação.

 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

 

Como o marketing multinível funciona?

 

Anos atrás, no início do marketing tradicional, as vendas eram feitas de porta em porta. O empresário usava diversos tipos de métodos para anunciar o seu produto e fazer com que sua rede de clientes pudesse ter um aumento considerável.

 

Com o desenvolvimento da área, outras estratégias e inovações surgiram. Atualmente, essa tática é chamada de marketing direto e conta com novas formas ainda mais eficazes. Assim surgiu o marketing multinível.

 

Imagina que, depois de tanto vender de porta em porta, os clientes aumentaram e o empresário precisou de mais funcionários, como supervisores e gestores.

 

Uma empresa de marketing multinível entende que ela não precisa pegar metade do seu faturamento e atribuir a um garoto propaganda ou até mesmo comerciais de televisão. É mais inteligente fazer esse investimento na equipe e distribuir para os consultores.

 

Isto quer dizer que no marketing multinível não existe contrato de CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Todos são distribuidores independentes. Isso significa que eles possuem um contrato com a empresa, que oferece um kit com os produtos para o início do negócio e, a partir disso, começa a trabalhar.

 

Diferente do marketing digital, ele funciona como se fosse uma rede de supermercado ou farmácia. Cada distribuidor que entra, conta como uma loja. Assim, a empresa ganha uma rede de distribuidores que, mais para a frente, pode se transformar em uma rede de consumidores, distribuidores e pessoas que querem construir a marca.

 

Esse modelo ganhou espaço no marketing digital

 

O investimento que seria feito por outros modelos de marketing, ganha espaço no famoso boca a boca. Mas, por quê? Isto com certeza é dos motivos pelo qual as redes sociais explodiram atualmente.

 

As pessoas gostam de expressar suas opiniões. Por isso, quando gostam muito de algum produto ou serviço, compartilham com seus seguidores. É desse jeito que a rede aumenta cada vez mais.

 

É curioso pensar que boa parte do que consumimos ou desejamos comprar, foi por meio de alguma influência externa, seja publicidade ou indicação de alguém, como os digitais influencers. As pessoas se sentem mais confortáveis em adquirir um produto indicado por outra pessoa, pois traz mais segurança sobre a eficácia do serviço. Afinal, é assim que a confiança é moldada.

 

No marketing digital, muitas vezes, as empresas preferem vender os seus produtos por meio dessa influência online ao invés de investir bastante dinheiro para ser visto em algum comercial de TV ou rádio.

 

Dessa forma, o distribuidor compra da mão do empresário com o preço menor e vende com o valor padrão, que é tabelado. A empresa terá um ganho satisfatório e ainda aumentará as vendas. Assim, terá dois modelos: as pessoas que desejam consumir e as que querem distribuir o seu produto. É aí que entra o marketing de rede!

 

Vantagens de usar o marketing multinível

 

Veja quais são as principais vantagens de se empreender com o marketing multinível:

 

  • Forma paralela em sua atual fonte de renda: é possível manter o trabalho atual e se dedicar conforme a sua disponibilidade;
  • Desenvolvimento: diferente de outras profissões, no marketing multinível você se desenvolve no mesmo patamar que o seu negócio;
  • Baixo investimento: para abrir qualquer negócio é preciso investir, mas esse valor pode demorar a dar retorno. No marketing multinível é diferente, pois é possível começar com pouco e receber imediatamente;
  • Baixo nível de perda: caso você desista do seu investimento, os produtos podem ser revendidos e você não perde o valor que aplicou;
  • Independência: No marketing multinível, a pessoa trabalha de acordo com o próprio tempo e demanda, sem necessidade de um chefe ou supervisor.

Todas essas vantagens tem uma semelhança com o que ocorre no caso dos infoprodutos. No entanto, o infoproduto tem mais uma vantagem: você tem a possibilidade de criar tudo exatamente da maneira que preferir.

 

O infoprodutor vai pensar no segmento que deseja atuar, no avatar que quer atingir, no produto digital a ser desenvolvido e em qual plataforma irá hospedar, por exemplo.

 

Certamente, investir em um produto digital vai te permitir ter ainda mais destaque no ramo de atuação e, se feito corretamente, poderá alcançar o tão sonhado 6 em 7.

 

Saiba mais sobre como vender online:

 

 

Diferenças entre o marketing multinível e pirâmide

 

Enquanto você lia este texto, algumas dúvidas podem ter surgido na mente, como, por exemplo: “Ué, então marketing multinível é um esquema de pirâmide?”. Calma, vamos esclarecer esse ponto agora.

 

Em primeiro lugar, é importante saber que essa questão é comum e muita gente acaba se confundindo. O marketing multinível é o plano que a empresa utiliza para fazer as suas vendas. Já no esquema de pirâmide não existe produto.

 

Imagine que você realizou uma compra no valor de R$ 1.000. Ao emitir a nota fiscal, o preço aparecerá integralmente. No caso da pirâmide, é possível identificar o erro aí, pois o valor apresentado na nota será inferior ao que foi cobrado. Você deve estar se perguntando: “e o resto do preço pago, foi parar aonde?”. É justamente essa diferença que será atribuída à pirâmide.

 

Esquema de pirâmide é crime!

 

Na pirâmide, o valor integral não é exposto na nota fiscal, porque trata-se de um crime de sonegação. É importante sempre estar atento ao valor correto após a efetuação de qualquer compra. Outra diferença é apresentada no ganho de adesão.

 

Adesão do produto ou serviço

 

No marketing multinível, o ganho vem pela adesão e pela movimentação dos produtos. Quando a empresa cadastra um novo distribuidor, o mesmo precisa adquirir um kit de produtos.

 

Dessa maneira, o ganho da empresa será a partir daquele produto revendido. Já na pirâmide, a empresa ganha sobre o dinheiro do próprio distribuidor. Isto é, sobre a adesão. Por isso, é muito importante analisar se a empresa pela qual você é contratado ganha parte do valor de forma justa e correta.

 

Como criar um negócio

 

O Marketing Multinível é uma opção. Mas, como já falamos, criar um infoproduto pode te ajudar a embarcar no marketing digital de forma ainda mais autônoma.

 

Quer entrar para o mundo do marketing digital, mas não sabe como? A HeroSpark é especialista no ramo e atua no mercado de forma simples e eficaz. Sua plataforma é completa e conta com o melhor do empreendorismo digital da América Latina.

Unindo o aprendizado e o ensinamento, a HeroSpark está preparada para transformar a realidade do seu negócio com o desenvolvimento de ferramentas. Por isso, preparou um programa especial de aceleração e criação de produto digital: o SparkStart. Cadastre-se gratuitamente!

Mais artigos para você

Análise SWOT: exemplo de como fazer no seu negócio digital

Se você está procurando uma ferramenta para ajudar na construção de um planejamento estratégico mais assertivo, que tal usar a …

Memes no marketing digital: como usar e exemplos

Imagens, vídeos, frases e outras mídias ressignificadas com alcance viral: por que usar memes no marketing digital não seria uma …

Ensino híbrido: como iniciar na sua escola

O ensino híbrido é uma das grandes apostas da educação para o século XXI. Embora tenha surgido antes da pandemia …

Como empreender do zero: veja o passo a passo

Se você deseja ter seu próprio negócio, mas ainda não sabe como, o empreendedorismo digital é uma ótima saída para …

O que é Análise SWOT e por que utilizar no negócio digital?

Se você pretende ingressar no mundo do empreendedorismo digital, precisa conhecer todas as ferramentas e as técnicas de gestão existentes …

Planejamento estratégico de marketing em 5 passos

Primeiramente, como está o planejamento estratégico de marketing da sua empresa? Será que você está fazendo esse processo da maneira …