empreender com a herospark

Para além da enorme e já conhecida contribuição na esfera profissional, as mentorias também podem auxiliar em outras áreas da vida de quem decide investir nesses programas. 

Esse é o caso de mentorias sobre saúde ou desenvolvimento pessoal, que estão em alta. Portanto, disseminar a saúde e o bem-estar é uma área muito promissora! 

Portanto, continue a leitura deste artigo para entender melhor o que é uma mentoria, como montar a sua e conferir algumas ideias de temas. 

 

O que é uma mentoria?

A mentoria é uma técnica de desenvolvimento de pessoas, na qual o mentor detém o conhecimento e usa sua experiência em determinada área para auxiliar o seu mentorado. 

Geralmente, as mentorias possuem direcionamentos específicos, tais como desenvolvimento profissional, desenvolvimento pessoal ou saúde, por exemplo. 

Além disso, elas podem ser no formato online ou presencial e acontecerem de forma coletiva ou individual. Tudo vai depender da proposta do mentor. Neste conteúdo, vamos focar apenas no formato online, ok?

Assim, no meio digital, a mentoria pode acontecer no formato de encontros ao vivo, com materiais complementares, como e-books, planilhas de acompanhamento e outros recursos que o mentor achar pertinente para o aprendizado. 

 

Por que ter uma mentoria sobre saúde e bem-estar?

Sabemos que as mentorias podem ser um grande diferencial no processo de aprendizagem. Afinal, ter um acompanhamento de alguém que já possui mais experiência na área pode ajudar uma pessoa a direcionar seus esforços para o que realmente importa. 

Nas áreas da saúde e bem-estar isso não é diferente. Com as pessoas cada vez mais preocupadas, foi aberto um espaço para as mentorias com foco em ajudá-las a alcançar seus objetivos e proporcionar um estilo de vida mais saudável. 

Com isso em mente, imagine que o seu público são pessoas com uma rotina de trabalho agitada e buscam alternativas para ter um momento de bem-estar e saúde no seu dia a dia. 

Assim, por meio da mentoria sobre saúde, é possível:

  • Entender o que a pessoa precisa com mais clareza e indicar quais são os recursos necessários;
  • Definir uma estratégia de acordo com o propósito dela;
  • Adequar as suas necessidades e a sua rotina;
  • Direcionar suas ações para o cumprimento dos objetivos.

 

O que posso abordar na minha mentoria?

Agora que você já sabe o que é e para que servem as mentorias, vamos entender melhor o que abordar de acordo com o seu nicho. Vamos lá?

 

Saúde

Muitas pessoas relatam dificuldades em emagrecer ou ganhar massa, e isso pode ter diversos fatores que vão desde a alimentação até fatores fisiológicos. 

Importante destacar que a mentoria não dispensa o acompanhamento de um profissional de saúde, mas pode orientar o mentorado em questões como:

  • Alimentação e os impactos na rotina; 
  • Exercícios de acordo com a disponibilidade de tempo; 
  • Avaliações para definir os próximos passos de acordo com os limites do corpo;
  • Motivação para alcançar os resultados.

 

Bem-estar

A mentoria de bem-estar pode ir além de questões relacionadas à perda ou ganho de peso, envolvendo outros aspectos, como:

  • Como se alimentar melhor de acordo com as possibilidades da sua rotina;
  • Como incluir exercícios físicos no dia a dia, mesmo para quem não gosta de se movimentar;
  • Como estar em paz consigo mesmo mesmo em ambientes estressantes.

 

Desenvolvimento pessoal

Cada vez mais popular, a mentoria de desenvolvimento pessoal busca abordar outros pontos que vão além da saúde e do bem-estar. Isso significa acompanhar de perto outros aspectos a serem desenvolvidos no âmbito pessoal, que podem incluir:

  • Como desenvolver inteligência emocional;
  • Como trabalhar melhor seus pontos fortes e pontos fracos;
  • Construir um plano de desenvolvimento de acordo com as suas metas pessoais;
  • Técnicas de desenvolvimento pessoal – como buscar autoconhecimento, como parar de procrastinar, como definir metas etc.

 

Como construir uma mentoria na prática?

Hora de colocar a mão na massa e construir a sua mentoria! Vamos começar? Para isso, acompanhe um simples passo a passo que separamos para você!

 

1. Conheça a sua persona

O primeiro passo para começar a sua mentoria é conhecer a sua persona. Afinal, é impossível vender a sua mentoria sem entender quem precisa dela e quais são as suas necessidades. 

Portanto, conhecer o seu cliente ideal é essencial para oferecer o que ele precisa e criar estratégias para impactá-lo com o seu produto digital.

Se você ainda não tem uma persona e não sabe por onde começar a criá-la, recomendamos a leitura do artigo: “3 melhores exemplos de personas e como criar a sua”.

 

 

2. Defina o tema da mentoria

Com as informações sobre o seu público em mãos, você já pode definir qual será o tema abordado. Nesse ponto, é importante escolher um assunto que seja do seu conhecimento e experiência para não fugir do propósito da mentoria e, assim, criar autoridade no assunto.

Se você identificou que a sua persona é alguém que está buscando uma vida mais saudável, mas tem uma rotina de trabalho atribulada, você pode abordar sobre exercícios curtos para incluir no dia a dia ou refeições rápidas e saudáveis, por exemplo.

 

3. Faça o planejamento

Chegou a hora de estruturar a sua mentoria e definir qual será o seu formato, quais materiais serão usados, seu preço e como divulgá-lo. 

Vale dizer que quando pensamos em mentoria, é importante lembrar que estamos buscando um serviço personalizado. Por isso, os materiais devem ser conteúdos para complementar a mentoria, e não fazê-la apenas com base nisso.

Além disso, ter materiais gravados é uma boa opção para quem deseja uma entrega a mais para o seu mentorado (e cobrar a mais por isso).

 

4. Construa sua mentoria

Pronto, agora você já tem tudo o que precisa para construir a sua mentoria sobre saúde! A última etapa é tornar o planejamento real. Grave vídeos, produza materiais e organize a sua agenda de atendimentos ao vivo.

Para tanto, você precisará escolher uma plataforma de hospedagem para o seu produto.

Desse modo, é preciso avaliar pontos como: funcionalidades disponíveis, formas de pagamento, suporte e outros aspectos. 

Para tirar a sua mentoria de saúde, bem-estar ou desenvolvimento pessoal do papel, é importante contar com uma plataforma que tenha o que é necessário para divulgar o seu produto e conquistar o seu público.

Então, conheça a plataforma da HeroSpark agora mesmo! Ela pode te ajudar a atrair e engajar o seu cliente, com recursos de automação e hospedagem para você fazer tudo em um só lugar!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *