Modelo de e-mail: 3 melhores para produtos digitais

Mulher navegando no GMail em um MacBook. Texto da imagem: modelo de e-mail
Modelo de e-mail: saiba quais são os ideais
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

O e-mail marketing é uma dos mais efetivos canais de comunicação para atrair novos clientes. Hoje, não existe apenas um modelo de e-mail – há vários, cada um com as suas particularidades.

No entanto, quando falamos em estratégias de marketing digital, muitos empreendedores ainda focam apenas nas redes sociais. 

Elas realmente têm um potencial gigantesco, que revolucionou o marketing no mundo inteiro, mas eflas não devem ser a única estratégia adotada. Entenda o porquê e conheça o modelo de e-mail marketing que pode te ajudar a destravar o potencial do seu negócio.

 

Diferenciais do e-mail marketing

Devido às mudanças constantes dos algoritmos, as publicações orgânicas acabam não alcançando todo o público desejado. Com isso, acaba sendo necessário direcionar uma parte do orçamento da empresa para impulsionar publicações essas mídias.

Com o e-mail marketing, a entrega funciona diferente: todos os seus e-mails são entregues à sua lista de contatos.

Você só precisa estar atento a algumas regrinhas para que o e-mail não caia no spam. Além disso, se você utilizar uma ferramenta adequada para o disparo de e-mails, como a HeroSpark, esse problema é solucionado.

O e-mail marketing é um canal direto com o seu público, que você pode usar para estreitar o relacionamento, nutrir leads e gerar vendas. Atualmente, ele é o terceiro canal de marketing mais usado pelas empresas, ficando atrás somente do website e das redes sociais.

 

  • Outras vantagens são:
  • Criação de conteúdo em diferentes formatos;
  • Sem limite de caracteres;
  • Pode inserir cards, vídeos, gifs e links;
  • Pode segmentar leads conforme interesses.

 

Todos esses recursos são muito úteis para direcionar o usuário para páginas de captura, e-commerces e outros canais de conversão.

Além disso, é possível se comunicar de formas diferentes com leads conforme seus interesses, localização, ticket médio, produto ou serviço consumido e etapa do Funil de Vendas.

Assim, você pode disparar e-mails que realmente fazem sentido, promovendo uma comunicação mais assertiva.

Por exemplo, não faz sentido enviar um e-mail perguntando se o contato gostou do seu produto se, na realidade, ele ainda nem comprou.

Além disso, existem ferramentas no mercado que permitem criar listas segmentadas com facilidade. Veja abaixo:

 

 

Agora que você já conhece as principais vantagens, chegou a hora de conhecer alguns modelos de e-mail que funcionam muito para produtos digitais

 

Modelo de e-mail: 5 exemplos 

Cada e-mail possui um objetivo e características específicas. Porém, analisando cada um deles a fundo, é possível observar detalhes interessantes e absorver informações que podem ajudar você a criar seus próprios e-mails para divulgar seus produtos digitais.

 

Escola Estado da Arte

 

 

 

O e-mail acima é do Escola Estado da Arte, um curso de estratégia digital. O objetivo é trazer mais inscrições para o curso. Porém, a estratégia do texto segue outro caminho. 

Por meio de um storytelling muito bem estruturado, o texto inicia apresentando as dificuldades de performance de especialistas ao comunicar sobre o seu projeto. Depois, ele apresenta a solução para esse problema, que é uma “Mentoria de Performance do Especialista”.

Em seguida, são apresentadas as vantagens que a mentoria irá oferecer para esses especialistas/futuros alunos: simplificar o processo de produção de conteúdo e ajudar o especialista a evoluir para um próximo nível em sua profissão.

Em seguida, é inserido um hiperlink que leva para a inscrição do curso em uma página de captura.

Por fim, é utilizado o gatilho de urgência: o leitor tem somente até as 23h59 do dia para fazer a inscrição.

 

copy com chat gpt , herocreator

 

Repare que a inscrição não é para a mentoria, e sim para o curso Escola Estado da Arte. A mentoria, na verdade, é um brinde, que chega como mais uma vantagem para quem escolher se inscrever no curso.

Viu só como o storytelling pode fazer toda a diferença em um e-mail? Agora vamos para o próximo exemplo!

 

Paulo Maccedo

 

 

Neste e-mail, Paulo Maccedo também conta uma história. Porém, neste caso, trata-se de uma história sobre ele mesmo. Aqui, ele se coloca como uma autoridade no assunto do qual aborda.

Repare que o texto é iniciado com ele apresentando suas experiências. Depois, ele explica que a ideia de ensinar o que ele sabe não veio exatamente dele, e sim de outras pessoas. Isso o transforma ainda mais em uma autoridade, pois mostra que são as pessoas de fora que observam seu potencial.

Depois disso, ele apresenta o nome do curso, fala brevemente sobre ele e traz o CTA com o link para inscrição.

 

 

Ao final do texto, ele ainda traz uma outra vantagem para quem ainda não decidiu clicar no link (afinal, se o leitor tivesse clicado, não estaria mais lendo o e-mail). Nesse caso, trata-se de uma aula exclusiva. 

Por fim, ele insere mais uma vez o mesmo link, que leva para inscrição no curso.

Observe que a construção desse e-mail marketing é extremamente simples quando nos referimos a layout. É só um texto com alguns hiperlinks. Nem mesmo um cabeçalho foi utilizado.

Isso mostra que não é preciso criar materiais exuberantes, basta utilizar o poder do storytelling ao seu favor.

Vamos a mais um exemplo?

 

O Novo Mercado

 

Observe que, assim como nos outros exemplos de e-mail, o storytelling bem construído é a estratégia para reter a atenção do leitor. O texto é construído da seguinte forma:

 

  • 1. Ele inicia trazendo informações pertinentes sobre o impacto da pandemia nos negócios; 
  • 2. Traz dados sobre as mudanças que a pandemia trouxe para os negócios, como para o delivery e para Apps de entrega de comida; 
  • 3. Recapitula informações que, aparentemente, haviam sido entregues em outros e-mails.
  • 4. Traz a conclusão: “a internet é uma imensa oportunidade e de que pode ganhar muito dinheiro se tiver as habilidades certas e o treinamento correto.
  • 5. Depois, ele coloca o plano anual como o “treinamento correto” para ganhar dinheiro.

Em seguida, o e-mail passa para uma nova etapa, na qual são apresentados benefícios e um bônus (o evento ao vivo). Veja que, apesar de parecer um modelo de e-mail simples, o texto é muito bem trabalhado, utilizando técnicas avançadas de copywriting:

 

 

Independente de qual seja o seu produto digital, esses exemplos podem ser inspirações interessantes para a produção das suas próprias campanhas de e-mail marketing. Basta um pouco de criatividade, olhar estratégico e conhecimento em copywriting para adaptar essas ideias e trazê-las para o seu mundo.

Pensando em te ajudar nesse processo, a Herospark disponibilizou gratuitamente o e-book 77 Modelos de Headlines para e-mails, para ajudar você a criar mensagens persuasivas e impossíveis de serem ignoradas. 

 

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *