Criação de landing page: como fazer GRÁTIS [ferramenta]

Imagem de formulário no computador. Fundo roxo e legenda: "Criação de landing page"

Utilizar as redes para atrair leads é o ponto central de uma estratégia de marketing digital. Para isso, é necessário desenvolver conteúdo de valor e oferecê-lo ao seu público-alvo.

E um dos recursos mais poderosos dentro desse plano é o uso de landing pages. Mas você sabe como criar e utilizar uma página para aumentar suas vendas?

Pensando em turbinar sua estratégia de vendas com um método comprovado, preparamos esse material com tudo que você precisa para a criação de landing page. Continue a leitura e se prepare para escalar os números do seu negócio!

O que é landing page?

O termo inglês landing page significa “página de aterrissagem”. No marketing digital, uma página como essa é utilizada para realizar a conversão de seus visitantes em leads ou clientes.

Por isso, as landing pages também são conhecidas como páginas de conversão. 

Essas páginas se diferenciam dos sites por serem focadas em uma ação única. Ou seja, todos os elementos presentes em uma landing page devem reforçar o apelo para que uma determinada ação direcionada seja realizada pelo visitante. 

Em uma estratégia de venda de um infoproduto, por exemplo, todas as ações divulgadas nas redes sociais devem direcionar os leads para uma landing page preparada para a finalização da compra. 

Lá, os leads devem encontrar uma página que incentiva ainda mais a compra, apresentando todas as qualidades do produto. Tudo isso a partir da utilização de gatilhos mentais e muitas outras técnicas de persuasão.

Entre as características de uma landing page de alta conversão estão:

  • Utilização de cores chamativas;
  • Objetividade na apresentação da oferta;
  • Facilidade para realizar a ação impulsionada;
  • Formulários concisos.

Construir uma boa landing page pode aumentar sua base de contatos e potencializar as suas vendas. Mas existem muitas outras vantagens quando o assunto é criação de landing page, como veremos adiante. 

 

Para que serve uma landing page? 

Através de uma landing page, você pode atrair visitantes e transformá-los em leads.

Isso é possível porque você pode oferecer conteúdos em uma landing page em troca de informações que vão calibrar ainda mais a sua estratégia de marketing digital.

Nesse sentido, uma landing page pode ser considerada uma ferramenta geradora de oportunidades de negócio, já que tem a capacidade de atrair um grande fluxo de pessoas e expandir o alcance do seu negócio.

Os benefícios alcançados pelo seu negócio com a utilização de landing pages são inúmeros, e entre eles podemos destacar:

  • Qualificação de leads: quanto mais um lead conhece seu produto e vai seguindo na jornada de compra, interagindo com as chamadas propostas, mais perto de realizar uma compra ele está.
  • Segmentação de contatos: as informações coletadas a partir de uma landing page permitem a segmentação dos seus contatos. Dessa forma você pode estabelecer uma melhor nutrição dos leads de acordo com as diferentes etapas da jornada de compra. 
  • Redução de custos na aquisição de clientes: conhecendo melhor os seus clientes em potencial, você pode otimizar suas campanhas, tornando-as mais eficientes e baixando o custo de aquisição.  

Além disso, landing pages são versáteis, podendo ser utilizadas em diferentes formatos e em todas as etapas do funil de vendas.

 

Quais são os principais tipos de landing page?

Cada tipo de landing page pode se encaixar melhor em diferentes etapas do seu fluxo de nutrição. E cada uma delas pode alcançar diferentes objetivos dentro da sua estratégia. 

Portanto, confira os principais tipos de landing pages:

 

1. Página de captura

São páginas voltadas para atração de visitantes e sua conversão em leads. Isso acontece a partir da captação de informações utilizando um formulário.

Normalmente, os visitantes cedem essas informações em troca de algum material de valor.

Entre os conteúdos ricos ofertados em páginas de captura estão:

  • E-books;
  • Infográficos;
  • Planilhas;
  • Videoaula e etc.

 

2. Página de vendas

Nesse tipo de landing page o foco é a ação mais esperada de toda jornada: a conversão de leads qualificados em clientes.

Em uma landing page de vendas tudo precisa estar voltado para a compra. Sendo assim, o texto precisa destacar os benefícios do produto e apresentá-lo como a solução para os problemas do lead.

Além disso, ela deve estar integrada ou redirecionar para uma área de checkout. Quanto mais rápido o tempo entre a tomada de decisão e o fechamento da transação maiores são as chances de conversão. 

 

3. Thank You Page

Uma página de agradecimento, também conhecida como thank you page, é muito utilizada para estreitar ainda mais a relação dos leads com a sua marca.

Por exemplo: se um lead realizou uma ação em uma página de captura e espera receber um e-book, ao enviá-lo para seu e-mail você pode aproveitar e fazer uma nova oferta em forma de agradecimento. 

Ou seja, ao enviar o e-book, você pode convidar o seu lead para se inscrever em um webinar gratuito, por exemplo. 

 

4. Squeeze Page

Esse modelo de landing page não oferece uma grande oferta de material exclusivo, mas busca realizar um cadastro rápido através de um formulário.

Pode ser um formulário de inscrição para comprar um produto que ainda será lançado, ou até mesmo para receber a notificação de algum evento online.

 

Quem precisa investir na criação de uma landing page?

Investir na criação de uma página é fundamental para todas as pessoas que  empreendem no mercado digital.

Então, na hora de planejar o seu negócio, principalmente quando pensar em formas de divulgar seu infoproduto nas redes, a criação de landing page precisa estar presente na sua estratégia.

 

 

Quais são os elementos indispensáveis em uma landing page de sucesso? 

Os elementos de uma landing page são muito importantes para o sucesso da sua estratégia. Então, capriche nos seguintes detalhes para garantir um grande número de conversões:

 

Título atraente

O título é a primeira impressão que sua landing page vai passar, e, em muitos casos, pode ser a única. Isso porque muitas pessoas podem ser encantadas imediatamente pelo seu título, ou rejeitarem sua oferta à primeira vista.

Então, garantir que seu título tenha uma comunicação clara e objetiva ao mesmo tempo que seja impactante é uma tarefa que pode render bons resultados para o seu negócio.

Alguns recursos de escrita persuasiva que você pode utilizar no seu título são:

  • Aguce a curiosidade;
  • Gere uma sensação de urgência;
  • Crie um sentimento de exclusividade.

Mas lembre-se: ser persuasivo nada tem a ver com mentiras! Então destaque as qualidades da sua oferta sem utilizar falsas promessas.  

 

CTA convincente 

O Call to Action, ou a chamada para ação, é o principal gatilho de conversão em uma landing page.

Todos os outros elementos da página devem levar o visitante a apertar o botão que representa a ação que você deseja que ele realize.

Para isso, um CTA é construído a partir de elementos estratégicos, desde a headline até o botão de ação, passando pela descrição da oferta.

Tudo que está em uma landing page deve servir para que a chamada para ação seja realizada e assim ocorra a conversão.  

Um CTA de sucesso deve:

  • Utilizar verbos de ação;
  • Ter uma cor atraente no botão de CTA;
  • Evidenciar o benefício da sua oferta e etc.

 

Informações sobre o produto

A mensagem que você precisa passar para os visitantes da sua página de conversão precisa ser objetiva, mas não pode deixar de realçar os benefícios daquilo que você está oferecendo.

Portanto, destaque aquilo que melhor sua oferta representa e quais os ganhos que seus leads terão ao realizarem a chamada que você deseja. 

 

Formulário otimizado 

O formulário é um dos elementos cruciais de uma landing page. Afinal, ele é o motivo pelo qual você está oferecendo um material para os seus visitantes.

O conteúdo rico entregue a partir de uma landing page visa a troca pelas informações dos leads, o que vai otimizar cada vez mais a sua estratégia de vendas.

Mas não precisa exagerar no formulário! Ofereça facilidade de preenchimento e não encha seus visitantes com muitas perguntas. 

Um formulário otimizado precisa ser breve, mas obter informações que facilitem os próximos passos do fluxo de nutrição.

Informações como as listadas abaixo podem ser suficientes para garantir uma boa segmentação dos seus leads:

  • Nome;
  • Endereço de e-mail;
  • Escolaridade;
  • Telefone. 

Essas informações podem também ter pequenas variações dependendo do público-alvo do seu negócio.

Imagem de oferta Mentoria Impulso Digital.

Se o seu negócio tiver foco B2B, por exemplo, pode ser interessante conhecer o cargo que seu lead ocupa ou a área de atuação da empresa.  

 

Quanto custa a criação de uma landing page?

O investimento para a criação de uma página de conversão pode variar bastante. Isso depende da complexidade e da demanda do desenvolvedor contratado.

Atualmente, os preços pagos pelo serviço de criação de uma landing page variam entre R$497,00 a R$7.900. 

Mas você sabia que existe uma alternativa bem mais em conta para você criar sua própria landing page?

Sim, é possível criar páginas utilizando ferramentas online, o que dispensa a contratação de um profissional e podem custar nada ao seu orçamento.

Essas plataformas oferecem recursos gratuitos e interface simples para facilitar o uso por quem não tem habilidades de programação.

Um exemplo de plataforma é a HeroSpark, que disponibiliza gratuitamente  uma ferramenta de criação intuitiva e com modelos de landing pages de alta conversão. 

Além disso, a Hero também disponibiliza hospedagem gratuita para sua página. Assim, você não precisa se preocupar em pagar uma taxa alta para manter sua landing page no ar.

 

Como escolher ferramentas para criação de landing pages? 

Comparar os recursos que cada ferramenta oferece para criação de landing page é fundamental na hora de decidir qual é a ideal para o seu negócio.

Por isso, listamos algumas funcionalidades que podem lhe ajudar a definir sua escolha. Acompanhe: 

 

Plataforma intuitiva 

A ferramenta ideal deve ser fácil de usar, mas sem abrir mão de recursos essenciais para a criação de uma landing page de alta conversão.

Isso significa que, mesmo que você não tenha conhecimentos avançados em desenvolvimento de páginas e design, a ferramenta entregue um trabalho final de ótima qualidade, mas sem grandes truques.

Além disso, a plataforma deve ser intuitiva para quem acessar a landing page, tendo um layout assertivo e que potencialize a tomada de decisão do seu cliente em potencial. 

 

Templates editaveis 

Se uma das preocupações é tornar o processo de criação da landing page mais simples e eficiente, nada melhor do que encontrar uma ferramenta que disponibilize templates prontinhos. Melhor ainda se for possível editar e deixar com a cara do seu negócio. 

Além de agilizar a criação da página, templates editáveis já possuem  layout otimizado para SEO, o que vai ajudar a atrair mais leads para sua página de maneira orgânica. 

 

Disponibilidade de relatório de resultados

Acompanhar as estatísticas da sua landing page é muito importante para que você saiba o que está gerando bons resultados e o que precisa ser ajustado na sua estratégia. 

Então, escolha uma ferramenta de criação de landing page que gere relatórios ou forneça parâmetros para sua análise.

Algumas métricas importantes a serem analisadas são:

 

Responsividade para versões móveis 

A utilização de dispositivos móveis multitelas já é uma realidade para boa parte dos usuários do mercado digital.

Sendo assim, oferecer uma página que seja responsiva aos diferentes aparelhos e automaticamente ajustável a dimensões de telas é muito importante.

Esse detalhe garante o maior número de conversões e uma melhor experiência para os usuários. 

 

Segurança dos dados

Uma página de conversão, seja qual for o estágio do funil de vendas, sempre vai envolver formulários e circulação de dados. Pensando nisso, um dos pontos mais importantes da sua busca pela ferramenta ideal é a segurança da página.

Escolha uma plataforma que, além de oferecer os outros recursos já citados, garanta a segurança dos dados fornecidos por você e seus leads. 

Para se assegurar que a página é confiável, verifique se ela é criptografada sob a certificação SSL/TLS. Um jeito fácil de saber disso é observando se ela possui um cadeado fechado na barra de endereço. 

Utilizar uma ferramenta com esse tipo de certificação também ajuda no ranqueamento da sua página nos motores de busca. 

 

Como criar uma landing page na HeroSpark? 

A criação de uma landing page do zero requer conhecimentos em design e programação, o que pode ser um investimento alto para o seu negócio.

Mas, ao utilizar a ferramenta de criação de páginas da HeroSpark, você só vai precisar de alguns minutos para colocar sua primeira landing page de alta conversão no ar. 

Isso é possível porque na Hero você encontra modelos prontos e editáveis para facilitar a criação de landing page. Ou seja, você não precisa ser um desenvolvedor para construir sua própria landing page.

A partir do momento que você cria sua conta na HeroSpark, você vai precisar de apenas 5 passos para começar a atrair leads e turbinar suas vendas.

 Veja como é simples criar sua landing page:

1. Acesse sua conta na plataforma e escolha a opção “Funis” no menu principal.

 

Imagem de tela ensinando a criar landing page na herospark

 

2. As opções de estratégias vão aparecer na sua tela e você deve escolher a que se encaixa melhor na etapa do funil. Se você está querendo iniciar a jornada, uma página de captura é uma ótima opção.

 

Imagem de tela ensinando a criar landing page na herospark

 

3. Comece a edição da sua landing page com um título atrativo e adicionando sua logo.

 

Imagem de tela ensinando como criar landing page na herospark

 

4. Adicione detalhes sobre o seu produto e descreva sua oferta. Aposte em elementos de copy para tornar seu texto persuasivo.

 

Imagem de tela ensinando como criar landing page na herospark

 

5. Finalize as edições e publique sua landing page.

 

Imagem de tela ensinando como criar landing page na herospark

 

Com sua landing page pronta, você vai perceber o impacto na atração de novos leads e a conversão de vendas. 

Por isso, você não pode abrir mão de ter uma landing page em sua estratégia de vendas. E é por isso que você precisa conhecer hoje mesmo a plataforma da HeroSpark.

Além de landing pages para atração de leads, a Hero também oferece página de vendas de alta conversão e área de pagamento exclusiva. Com isso, concentra tudo que o seu negócio precisa em uma única ferramenta.

Crie sua conta gratuitamente na HeroSpark e comece agora a alavancar suas vendas em uma plataforma estruturada e intuitiva!

Banner escola de psicanálise
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.