Página de contato: o que é, por que usar e como criar? [+EXEMPLOS]

página de contato

Se os seus visitantes acessarem o seu site, como eles conseguem entrar em contato com você? Eles podem encontrar as formas de contato no rodapé ou precisam ir até suas redes sociais para conseguir?

Muitas vezes, na hora de criar uma página web, muita gente esquece de adicionar uma página de contato. Essa parte tão importante de um site é quase sempre deixada de lado.

Mas para quem trabalha com a internet e quer fazer com que esse seja seu principal meio de renda por bastante tempo, é fundamental trazer mais qualidade em tudo relacionado ao seu trabalho, principalmente o lugar que seu cliente usa para falar com você.

Sendo assim, para tornar o seu trabalho ainda mais profissional, ter uma página de contato é imprescindível. Mas como criar essa página? E por que ela é tão importante para o seu negócio?

Isso e muito mais você descobrirá neste artigo. Boa leitura!

O que é página de contato?

Uma página de contato é o local no seu site onde um visitante acessa para poder entrar em contato com você.

Essa página costuma reunir as principais formas de uma pessoa falar contigo. Sendo assim, é comum que ela mostre números de telefone, endereço e até as suas redes sociais.

Além dessas informações, as páginas de contato geralmente contam com um formulário, no qual o visitante pode descrever melhor o motivo de seu contato para, assim, iniciar uma conversa mais produtiva.

Para que serve?

O objetivo de uma página de contato é bem simples: permitir que o público tenha um canal central para se conectar a você.

Mas, além disso, a página de contato também é uma ótima forma de passar mais confiança para os seus visitantes. A partir dela, eles têm acesso a você, o que ajuda a transmitir segurança e transparência, itens muito importantes quando trabalhamos com vendas online.

O que escrever na página de contato?

Agora que já sabemos o que é página de contato, você já pode sentir vontade de criar uma. Mas, antes disso, é importante se organizar melhor e entender como é a sua estrutura.

Quem trabalha com infoprodutos já está mais acostumado com modelos de página de captura ou página de vendas, que são bem objetivas e possuem formulários de contato.

Assim, saiba que as páginas de contato são um pouco parecidas com elas, a diferença é que, aqui, você não estará vendendo um produto ou oferecendo um material rico. Nela, você fornecerá um ambiente para um cliente em potencial conversar com você.

Para isso, esse modelo de página costuma ter alguns elementos em especial, como:

  • Nome da sua empresa;
  • O endereço físico do seu negócio;
  • Um mapa de onde seu negócio fica;
  • Seu número de telefone, celular e/ou WhatsApp;
  • O seu endereço de e-mail;
  • Um formulário de contato simples.

Além desses itens, você também pode adicionar links relevantes na sua página de contato. É muito comum inserir links para a página de “Trabalhe conosco” ou que redirecionam para suas redes sociais.

Como criar uma página de contato atrativa?

Apesar da página de contato contar com poucos elementos, quando comparadas a outros modelos, a forma que ela será criada ainda assim precisa de cuidado.

Por isso, separamos abaixo algumas dicas para você criar uma página realmente atrativa!

Seja o mais objetivo possível

Essa dica você vai levar durante todo o desenvolvimento da sua página. Como ela foi feita para um objetivo bem específico, você não precisa, e nem deve, encher a sua página de contato com conteúdos irrelevantes.

Aqui, é melhor apostar no básico que funciona e tentar ser o mais objetivo possível, já oferecendo as principais informações que o público veio buscar.

Deixe-a convidativa

Apesar da página ser objetiva, é importante que ela consiga convidar os visitantes a realizarem o contato com você.

Para fazer isso sem largar mão da objetividade, você pode adicionar uma chamada mais convidativa logo depois do título principal da página. Ela já vai ajudar a deixar seu público mais à vontade para conversar com você.

Alguns exemplos de chamadas assim são:

  • Estamos prontos para ouvir você e tornar seu dia melhor!
  • Adoramos conversar com nosso público!
  • Vem se conectar com a gente!

Além das chamadas, você também pode tornar a página mais convidativa na hora de adicionar um título para ela!

Para isso, você pode evitar termos óbvios, como “Página de contato” ou “Entre em contato”, e adicionar títulos mais criativos, como:

  • Gostaríamos de conhecer você!
  • Marque um cafezinho com a gente!
  • Que tal uma conversa?

Elabore um bom formulário de contato

Outro ponto importante da página de contato é o formulário que você utiliza. Aqui, é fundamental deixá-lo o mais objetivo possível. 

Imagem de oferta Mentoria Impulso Digital.

Dessa forma, é mais interessante pedir informações básicas, como:

  • Nome;
  • E-mail;
  • Telefone;
  • Mensagem.

Assim, você terá mais chances de o visitante realmente preencher o formulário de contato e conversar com você. E caso você necessite pedir mais informações, basta ir perguntando para ele durante a conversa.

Adicione os contatos que seu público busca

Talvez você seja uma pessoa que esteja presente em diversos canais, certo? Apesar de ser interessante conseguir administrar muitos canais, não podemos esquecer que a página de contato foi feita para ser sucinta.

Sendo assim, por mais que você tenha muitos canais, pode ser mais interessante focar somente naqueles que o seu público mais utiliza para conversar com você.

Dessa forma, você não deixa a página muito cheia de informações e consegue permitir que seu público foque somente nos canais mais importantes.

Crie CTAs atrativas para a ação

As páginas de contato também precisam ter chamadas criativas e atrativas que façam seu público querer entrar em contato com você.

Já vimos algumas delas na parte de deixar a sua página mais convidativa, mas também é interessante trabalhar com elas nos botões do seu formulário.

Você pode ainda criar pequenas chamadas para captar a atenção do seu público para um canal em específico. 

Por exemplo: se você prefere que os visitantes entrem em contato com você pelo WhatsApp, você pode destacar essa informação ao adicionar um botão com o link para a conversa.

Também é possível criar um chamada criativa que convença o público de que esse é o melhor canal para conversar com você.

Insira-a em um local de fácil acesso no site

Por fim, sua página de contato precisa estar em um lugar que seus visitantes consigam achar facilmente.

Para isso, é interessante que você adicione um link para esta página em dois locais estratégicos: a barra de navegação principal e o rodapé de todas as páginas.

Todo mundo que entra em um site em busca de contato, sempre vai buscar nesses dois lugares como entrar em contato com a pessoa ou empresa. 

Essa é praticamente uma convenção social da internet. Então, é interessante não mudar e adicionar um link para a página de contato nesses ambientes.

3 Exemplos de página de contato

E para que você consiga criar uma página de contato realmente criativa, atrativa, convidativa e objetiva, separamos abaixo três exemplos de páginas bem legais que encontramos!

Rock Content

Vamos começar pela Rock Content, que conseguiu reunir todas as informações principais na sua página de contato sem parecer algo chato.

O título da página é convidativo e foi pensado na experiência do usuário, já que ele é feito como uma pergunta que já tem a resposta abaixo de forma bem destacada.

print de página de contato

Ao navegar pelo meio da página, encontramos um mapa com o endereço de todos os escritórios da empresa.

print de página de contato

Alaska

Outro exemplo bem criativo de página de contato é o da Alaska, agência de marketing digital. O ponto forte dela foi ter utilizado um plugin de chatbot para ser o formulário da página, que é uma opção mais intuitiva e faz o visitante querer preencher.

print de página de contato

Humans at Work

Por fim, temos a página de contato da Humans At Work, que é uma escola corporativa. Aqui, ela conseguiu ser convidativa no título, chamada e formulário, que segue um modelo mais simples e intuitivo.

print de página de contato

Como fazer se eu não tiver um site?

Até aqui pudemos conferir muitos exemplos e dicas de como criar uma boa página de contato. Mas o que fazer quando não se tem um site?

Nesse caso, se você tiver uma página de vendas montada, é possível simplesmente inserir uma seção para entrar em contato na mesma página. Ao fazer isso, você terá que ser bem objetivo e inserir apenas as informações mais importantes.

Mas caso você queira deixar todos os contatos em uma página exclusiva, saiba que é possível criar a sua página de contato em uma ferramenta que permita criar landing pages.

Como exemplo, podemos citar o criador de landing pages da HeroSpark. Ele é totalmente intuitivo e não precisa de código, fazendo com que você possa criar a sua página de contato em poucos minutos!

Além disso, as páginas são responsivas e se adaptam a qualquer tipo de tela que seu visitante utilizar. Dessa forma, eles sempre terão uma experiência positiva ao navegar com ela.

Quer conhecer mais sobre o criador de landing pages da HeroSpark? Então faça o seu cadastro gratuito na plataforma e comece a criar sua página de contato hoje mesmo!

Banner escola de psicanálise
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.