O poder de persuasão é a chave do sucesso de muitos produtores digitais. Afinal, um bom produto aliado a uma boa estratégia de convencimento pode impulsionar resultados.

Mas você sabe o que é persuasão? Sabe o momento certo de utilizá-la em suas vendas? 

Neste artigo, nós vamos detalhar para você o poder de persuasão e seu significado. Além disso, apresentaremos 6 técnicas para aumentá-lo e alavancar suas vendas. 

Quer saber mais? Então continue a leitura!

O que é poder de persuasão?

O poder da persuasão se refere a uma estratégia de convencimento que utiliza técnicas  de argumentação. Ao utilizar essas técnicas, buscamos motivar um determinado público a realizar uma mudança de atitude ou comportamento.

Em vendas, por exemplo, o poder de persuasão é utilizado para motivar os leads a realizarem uma determinada ação na jornada de compra

Porém, essa estratégia nada tem a ver com alimentar falsas expectativas ou iludir o público, mas sim ressaltar os benefícios de um determinado produto ou serviço. 

Um exemplo de utilização da persuasão é quando um vendedor esclarece todas as dúvidas de um cliente em potencial a respeito de um produto e sua funcionalidade. Ou seja, essa ferramenta é utilizada para superar os obstáculos durante uma venda. 

Nesse sentido, o poder da persuasão pode usar recursos para apoiar sua linha argumentativa, como:

  • Ferramentas visuais;
  • Discursos;
  • Textos, etc.

O importante nessa ferramenta de argumentação é usar os recursos, inclusive a combinação deles, para transmitir uma informação ou causar um sentimento que auxilie seu público a decidir a favor da sua proposta. 

Porém, é muito importante lembrar que persuasão e manipulação são coisas distintas. Mas você sabe diferenciar uma da outra? Confira abaixo as características de cada uma. 

 

Poder da persuasão x Manipulação

Para não restar dúvida, é importante destacar as diferenças entre os atos de persuadir e manipular. Isso porque a manipulação tem uma conotação negativa, atrelada a enganar alguém para se ter vantagem.

Em resumo, a manipulação não apresenta vantagens reais, é centrada no benefício apenas de quem manipula. Em contrapartida, a persuasão destaca os benefícios para quem está sendo persuadido, sem mentiras e se utilizando da lógica.

 

Quando e como usar o poder de persuasão no seu negócio?

O poder da persuasão é necessário em diversos momentos do nosso cotidiano, desde a nossa vida profissional, quando buscamos apresentar nossas ideias, ou em momentos familiares, ao defendermos nossos pontos de vista.

No contexto de vendas, por exemplo, existem alguns momentos chaves nos quais o poder de persuasão se destaca. Entre eles podemos destacar:

 

Durante negociações

Com a grande variedade de produtos no mercado digital, saber negociar com um cliente é fundamental. Sendo assim, o poder de persuasão deve estar presente desde a primeira interação.

E, para isso, é muito importante que você consiga não apenas atrair a atenção do seu cliente em potencial, mas estabelecer uma relação de confiança com ele. 

Desse modo, você pode utilizar alguns recursos, como:

  • Reciprocidade;
  • Comprometimento;
  • Demonstração de disponibilidade;
  • Escuta ativa, etc.

 

Em landing pages

Uma landing page é uma página voltada para a conversão. Ou seja, ao ser direcionado para ela, seus leads precisam ser convencidos a realizar uma ação desejada por você. 

Essa ação pode ser o preenchimento de um formulário para apoiar sua estratégia de segmentação ou a inscrição em um webinar onde você poderá aprofundar sua relação com os leads. 

Sendo assim, todos os elementos de uma landing page fazem parte da sua estratégia de poder de persuasão, sendo eles:

  • Um título atrativo;
  • Uma imagem;
  • A descrição da oferta;
  • O botão CTA.

 

Em e-mails marketing

A criação de uma campanha de e-mail marketing também representa uma ação do poder de persuasão. Afinal, para criar um fluxo de e-mails, você deve se apoiar em técnicas de copywriting, ou seja, de escrita persuasiva

Imagem de oferta Imersão Foguete Digital

Isso significa que, até mesmo para ter seu e-mail aberto, você já precisa criar um título persuasivo e, depois, manter a atenção do seu cliente ao longo do texto.

Portanto, utilizar o poder de persuasão no e-mail marketing é fundamental para manter os leads aquecidos e prepará-los para o momento da aquisição do seu infoproduto.

 

 

6 Técnicas para aumentar o seu poder de persuasão 

Em vendas, mesmo que você conheça o valor do seu produto e saiba que ele pode representar impactos positivos na vida de seus clientes, é necessário saber como apresentar sua oferta.

Para isso, são utilizadas técnicas que auxiliam na sua estratégia de persuasão. Destacamos 6 delas para você colocar em prática e otimizar seu poder de persuasão. Veja:

 

1. Conheça seu público

Estudar o seu nicho de atuação e conhecer sua persona é o ponto de partida para fortalecer sua argumentação. Isso porque, ao conhecer as dores dos seus clientes em potencial, você pode apresentar uma oferta personalizada.

Conhecer o seu público não é saber apenas o que ele quer, mas o que ele precisa. E quando nós precisamos de algo, temos urgência. Sendo assim, quanto mais você conhecer seus clientes em potencial, mais rápida será a sua venda. 

 

2. Utilize gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são ferramentas de persuasão ligadas a aspectos emocionais e sociais. São recursos que, quando bem utilizados, despertam interesse e potencializam as ofertas de vendas.

Existem diversos gatilhos mentais, entre eles podemos citar:

  • Escassez;
  • Urgência;
  • Autoridade;
  • Novidade;
  • Reciprocidade;
  • Exclusividade, etc.

 

3. Aposte no Storytelling

Criar uma narrativa e demonstrar funcionalidades do seu produto por meio de exemplos é uma estratégia eficaz para vendas e está relacionada à técnica de storytelling.

Em vendas, o storytelling conecta seus leads a uma jornada, colocando-os como protagonistas. Dessa forma, é possível despertar emoções e demonstrar a relevância da escolha que deve ser feita. 

 

4. Trabalhe com a aprovação social

Quem nunca leu os feedbacks antes de realizar a compra de um produto? Todos fazemos isso porque, psicologicamente, nos sentimos mais seguros ao receber a aprovação de terceiros na hora de realizar uma ação. 

Então, adicionar comentários reais de outros clientes demonstrando satisfação com seu infoproduto é uma ferramenta muito eficaz e eleva o seu poder de persuasão. 

 

5. Mostre empatia

Demonstrar empatia durante um processo de venda pode ser um diferencial poderoso. Em vendas, ser empático é entender a dor do seu cliente e oferecer-lhe a melhor solução para o problema.

Além disso, entender seus problemas e objetivos é fundamental na hora de construir um relacionamento de fidelização e duradouro.

 

6. Tenha uma página de vendas

Ter uma página de vendas bem estruturada é essencial para sua estratégia de conversão baseada no poder de persuasão. 

Isso porque ela permite que você trabalhe de maneira sólida a descrição dos benefícios do seu produto digital e concentre todo processo em um único lugar, evitando distrações e aumentando as chances de compra. 

Mas, para ser efetiva, uma página de vendas precisa ter elementos persuasivos que impulsionam a venda. Quer saber como isso é possível? A HeroSpark criou um material exclusivo para você!

Baixe gratuitamente o e-book “36 modelos de páginas que convertem” e descubra hoje mesmo os segredos de páginas de vendas de sucesso e aprenda a alavancar suas vendas.

Imagem de oferta Imersão Foguete Digital

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.