O que faz um profissional de marketing digital? Descubra

Profissional de marketing digital
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

A partir de agora, esqueça aquele senso comum de que marketing se trata apenas de propagandas e outdoors. Hoje em dia, com as grandes transformações tecnológicas, marcas de variados nichos estão apostando no on-line. E, muitos negócios estão surgindo focados especialmente na internet. Por isso, o profissional de marketing digital tem sido cada vez mais procurado pelas pessoas ao redor do mundo. 

Estes profissionais são os responsáveis por efetuar melhorias no negócio on-line, no que diz respeito à comunicação de uma marca. 

Com a HeroSpark, fica mais simples desenvolver ações relacionadas à divulgação do seu negócio! Experimente agora mesmo e comprove na prática.

Inscreva-se gratuitamente!

Qual é a função do profissional de Marketing Digital?

O profissional de marketing digital é responsável por trabalhar diversos aspectos da marca. Por exemplo, eles auxiliam em como divulgar melhor a marca e como atrair novos clientes e interagir com eles. 

Gerir a identidade de uma marca não é uma tarefa simples, é preciso assertividade, dinamismo e percepção de mercado. Por isso, esse trabalho deve ser designado a um profissional dedicado a essas tarefas. 

O profissional de marketing digital geralmente tem formação em Marketing, Jornalismo, Relações Públicas ou outras áreas da Comunicação. A partir destes conhecimentos, incorpora uma série de técnicas visando o crescimento da companhia, otimizando e conservando, na medida do possível, todos os elementos de identidade corporativa que a empresa possui.

O que o profissional estuda?

Além de graduação em áreas da Comunicação Social, o profissional de marketing digital estuda áreas como:

Não tem jeito: todas as empresas precisam de Marketing, sejam elas privadas ou públicas. Isso porque os passos necessários para conquistar novos consumidores e aumentar o faturamento de uma organização dependem de ações feitas por profissionais dessa área.

Portanto, o marketing está presente em todas as empresas com potencial de crescimento. 

Então, para desenvolver as aptidões estratégicas exigidas nessa área, o estudante de marketing digital deve se confrontar com matérias de categorias de exatas e humanas, a exemplo de Comunicação Social, Economia, Gestão de Negócios e até Programação.

No entanto, é muito difícil encontrar profissionais que dominem literalmente todos os fundamentos de marketing, já que se trata de uma área ampla e com diversas especializações possíveis.

Kit gratuito para aprender marketing digital

4 E-BOOKS GRÁTIS para destravar o seu negócio digital de uma vez por todas. Gratuito por tempo limitado

Comece agora

Quais são as funções do profissional de marketing digital?

Assim como em outras carreiras, o profissional de marketing digital também tem a possibilidade de atuar em diversos segmentos da área. Abaixo, você confere alguns exemplos:

copy com chat gpt , herocreator

Coprodutor

Muitas pessoas que trabalham com marketing costumam se “especializar” em elaborar, junto com outro profissional, um produto digital. Assim, essa parceria acontece com duração determinada ou não e funciona visando otimizar algumas tarefas ou a fim de complementar uma determinada criação com a expertise de um ou mais profissionais. Com isso, nessa categoria específica, todos os coprodutores digitais ganham parte dos royalties do produto.

Marketing de afiliados

Resumidamente, o profissional de marketing de afiliados consiste em criar ações específicas para tornar viável a divulgação de produtos e serviços de anunciantes por meio de uma comissão.

Um exemplo de marketing de afiliados é o seguinte: você entra em uma plataforma e seleciona um produto, que não foi criado por você. Pede autorização para divulgar,  e em seguira receberá um link para fazer a promoção do produto. 

Toda vez que alguém comprar com o seu link, você receberá uma comissão por venda.

Social Media

O profissional de Social Media executa funções que vão desde monitoramento de páginas oficiais de uma empresa nas redes sociais até a geração do conteúdo, análises de dados e, quando necessário, atualização.

Por isso, uma das grandes exigências do mercado para esses profissionais é estarem sempre conectados às principais plataformas digitais, entender as funções de cada uma delas e aprimorar as estratégias da empresa com base nas principais tendências.

Copywriter 

O copywriter tem a função de escrever textos persuasivos a fim de convencer o leitor a executar uma ação de interesse da empresa, como consumir seu produto ou comprar um serviço. É uma carreira que vem crescendo muito e se transformando em uma profissão fundamental quando se pensa em marketing digital.

Gestor de tráfego

Gerenciar anúncios das contas de uma empresa através de estratégias de otimização de anúncios, análises e planejamento são as principais funções de um gestor de tráfego. 

Primeiro, o gestor de tráfego precisa delinear as estratégias que pretende seguir com sua equipe, e então incumbir o time de criação e redação para que sejam desenvolvidas as artes, os textos ou os vídeos dos anúncios. Para isso, esses profissionais devem dominar as ferramentas mais importantes de anúncios digitais, como Facebook Ads, Instagram Ads, Google Ads, Youtube Ads e LinkedIn Ads.

Estrategista Digital 

O profissional denominado estrategista digital tem a função de identificar maneiras de alcançar metas nas mais diversas plataformas e setores de uma mesma marca. Essa profissão pode ser dividida em dois campos de expertise diferentes: o estrategista de marketing e o estrategista de marketing digital.

Ambos possuem conhecimentos de aplicações de táticas e visão macro de mercado. Porém, o primeiro possui habilidades mais voltadas aos canais tradicionais de comunicação e aplicação dessas estratégias, como mala direta, impressão e televisão, enquanto o segundo possui experiências especificamente focadas nas tecnologias digitais.

Conhecendo melhor o marketing digital e todas as subáreas nas quais ele é divido, você já pode fazer a escolha de um profissional habilitado para executar essa função no seu negócio ou até mesmo vincular sua própria profissão à de marketing digital, visando a melhoria de suas capacidades de gestão e divulgação de produtos digitais. 

Que tal incluir um profissional de marketing digital na estratégia de divulgação do seu produto digital? Com a HeroSpark, fica mais simples desenvolver ações relacionadas à divulgação do seu negócio! Além de ferramentas para hospedar e vender, também oferecemos gratuitamente ferramenta para criação de landing page a automação de e-mail marketing.

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *