Proposta de valor: o que é, exemplos [+ BÔNUS]

Proposta de Valor
Proposta de Valor
Já faturou acima de 50 mil reais no digital?

O empreendedorismo traz consigo uma série de tarefas que devem ser realizadas para melhorar o sucesso do negócio. A proposta de valor é um exemplo de ferramenta poderosa para ajudar a conquistar clientes e aumentar a autoridade de uma marca.

Ela tem a função de esclarecer para o cliente quais são os seus benefícios e diferenciais. Por isso, preparamos este artigo que vai te auxiliar, de forma prática, a montar a proposta de valor do seu negócio. 

A HeroSpark possui uma plataforma completa para quem precisa começar a vender na internet. Crie sua conta agora mesmo, é gratuito!

Continue a leitura e saiba como fazer. Ou, se preferir, veja este conteúdo em vídeo:

O que é proposta de valor?

A proposta de valor é a afirmação que sintetiza o diferencial competitivo da sua empresa em relação aos concorrentes. Tem o objetivo de mostrar aos potenciais clientes como as soluções que o seu negócio oferece podem ser vantajosas para eles.

Esta afirmação deve ser objetiva e conter os benefícios da solução para que o lead entenda rapidamente qual é a essência do negócio. Veja um exemplo de título da proposta:

“Ajudamos profissionais a se destacarem nas redes sociais, por meio de um marketing de conteúdo estratégico”.

As pessoas costumam falar que determinado setor está saturado, mas, na realidade, isso não existe. Uma coisa que falta para as empresas conquistarem sucesso nesses setores é a proposta de valor bem definida.

Qual é a importância da proposta de valor?

Valorização do preço

A proposta de valor bem-feita vai gerar autoridade para o seu negócio. Basta pensar no caso da Apple. É uma empresa que consegue vender os seus smartphones por um preço mais alto em um mercado no qual outras marcas com o mesmo produto não conseguem alcançar o mesmo nível nas vendas.

Isso acontece porque a Apple mostrou o seu diferencial durante todos estes anos de mercado. Com isso, é importante ressaltar que valor é diferente de preço, mas eles estão intimamente relacionados.

Aumento da motivação da equipe

Fazer parte da equipe de um infoprodutor que sabe o que está fazendo é bom, mas ter clareza dos diferenciais dele é muito mais empolgante. Certamente, ter uma proposta de valor bem definida faz com que as pessoas comprem o seu propósito com mais facilidade.

copy com chat gpt , herocreator

Dessa forma, o trabalho vai fluir melhor, com colaboradores que veem sentido naquilo que fazem e querem cumprir tudo de forma extraordinária, para obter os melhores resultados possíveis e realizar a afirmação feita aos clientes.

Como construir uma proposta de valor?

Conheça a persona

A persona é a personificação do seu cliente ideal, ou seja, é um personagem semi fictício, montado por você de acordo com as características daquelas pessoas que o seu negócio deseja atrair. Para isso, defina:

  • Idade;
  • Estado civil;
  • Hábitos na internet;
  • Hábitos de consumo;
  • Entre outros.

Um exemplo de persona é: João, nutricionista, 35 anos, casado e ainda sem filhos, está começando a movimentar as suas redes sociais profissionais, mas não sabe qual estratégia utilizar para gerar valor aos clientes. Ele está em busca de cursos na internet que o ajudem a aprender sobre este assunto.

Faça um estudo dos concorrentes

Conhecer os seus concorrentes vai permitir saber quais são os diferenciais deles, qual é a situação atual do mercado e como você pode se destacar neste cenário. Isso pode ser feito tanto olhando as redes sociais e site das outras empresas quanto utilizando a estratégia de cliente oculto, para conhecer mais a fundo.

Determine o benefício e o diferencial

Com base no estudo dos concorrentes, vai ser possível determinar os principais benefícios do seu produto ou serviço, além de identificar um diferencial que o seu negócio já tem ou vai implementar. 

Para isso, é importante conhecer bem sobre aquilo que você vende. Então, liste todos os benefícios e diferenciais, com base na sua solução, mas selecione os 2 ou 3 melhores para utilizar na próxima etapa.

Kit de marketing digital gratuito

Além de entender sobre proposta de valor, é necessário aderir a boas práticas do marketing digital para o seu negócio escalar.

Pegar meu kit grátis

Construa na prática

Com todas as informações em mãos, agora é a hora de construir a proposta de valor na prática. Você deve definir o título e o subtítulo. Caso deseje, também pode acrescentar os bullet points, mas cuidado para não ficar cansativo para o leitor. Veja:

  • Título — é a parte principal, por exemplo, “Nós fornecemos [inserir o produto/serviço], o que ajuda [inserir quem você ajuda] a alcançar [inserir o que o cliente consegue]”.
  • Subtítulo — é o seu diferencial, por exemplo, “Proporcionamos [inserir o diferencial] o que permite [inserir 1 ou 2 benefícios]”.
  • Bullet points — serve para captar a atenção do cliente, pois são frases curtas com os benefícios oferecidos.

Proposta de valor: exemplo

Construímos alguns exemplos de proposta de valor de empresas fictícias, para que você entenda como pode montar a sua.

Curso online de marketing digital para profissionais de saúde

  • Título — Nós fornecemos cursos online, o que ajuda profissionais da área da saúde a alcançar o dobro de clientes pelas redes sociais.
  • Subtítulo — Proporcionamos suporte 24h o que permite agilidade no aprendizado e no trabalho.
  • Bullet points — – Estude de qualquer lugar; – Mais do que um curso, uma escola completa.

Curso de canva

  • Título — Ajudamos pequenas empresas a criar um feed atrativo e profissional, por meio de um curso completo de design para Marketing Digital.
  • Subtítulo — Proporcionamos templates prontos para garantir a agilidade na produção.
  • Bullet points — – Com atividades práticas em todas as aulas; – Teste por 7 dias gratuitamente

[BÔNUS] Canvas da proposta de valor

O canvas da proposta de valor é uma ferramenta que auxilia no posicionamento da marca, ao considerar os pontos que já citamos anteriormente. Ele surgiu do business model canvas, que é composto por:

  • Segmento de clientes;
  • Oferta de valor;
  • Canais;
  • Relacionamento;
  • Fontes de renda;
  • Recursos-chave;
  • Atividades-chave;
  • Parcerias-chave;
  • Estrutura de custos.

Com isso, o Canvas da Proposta de Valor surgiu no intuito de mapear e testar a proposta de valor. Ele se baseia em dois blocos do business model canvas, que é “segmentos de clientes” e “proposta de valor”. Essa ferramenta divide-se em duas partes principais.

Perfil do cliente

  • Tarefas do cliente — Descreva as atividades dos clientes e como elas são solucionadas;
  • Dores do cliente — Veja quais são os problemas encontrados durante a realização das tarefas;
  • Ganhos do cliente — Liste os resultados esperados pelo cliente.

Mapa de valor

  • Produtos e serviços — Liste os produtos ou serviços que você oferece e pode auxiliar ao cliente, de acordo com o perfil construído;
  • Aliviadores da dor — Defina como a sua solução vai resolver o problema do cliente;
  • Criadores de ganhos — São os benefícios e diferenciais oferecidos.

Quer continuar aprendendo? Baixe gratuitamente nossa ferramenta de análise da concorrência.

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *