SMS marketing: o que é, por que usar e como fazer? [2023]

SMS marketing: o que é, por que usar e como fazer? [2023]
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

O SMS Marketing é uma estratégia de mobile marketing que consiste em enviar mensagens de texto curtas com informações sobre produtos, promoções e novidades. O objetivo é atingir o público de forma rápida, direta e personalizada. 

Atualmente, ele é um dos canais de comunicação mais eficazes entre as empresas e os clientes, pois é de fácil acesso e possui baixo custo. 

Além disso, é uma ótima ferramenta para melhorar as taxas de conversão, já que as mensagens são entregues diretamente aos dispositivos dos usuários.

Quer saber como aplicar o SMS Marketing em seu negócio e aumentar suas vendas? Continue a leitura e confira as melhores dicas!

Além do SMS, o e-mail também deve fazer parte da sua estratégia de marketing. Para dispará-lo, utilize a ferramenta de automação da HeroSpark. Ela é simples, intuitiva e gratuita! Cadastre-se agora mesmo!

O que é SMS Marketing?

O SMS (Short Message Service) Marketing é considerado a estratégia de comunicação com maior taxa de abertura, se comparado a outros canais. 

Isso porque, por se tratarem de mensagens curtas, mais de 95% delas são lidas pelos clientes em, no máximo, 90 segundos. 

Além de ser uma estratégia com alta efetividade, o custo-benefício dela é bastante vantajoso para as empresas, já que os gastos com envios são baixos e as taxas de conversão de vendas altas. 

Por que usar SMS Marketing no seu negócio?

Hoje em dia, mais da metade da população brasileira possui um smartphone e passa cerca de 5,4 horas conectado a ele. Isso significa que o aparelho é o principal meio de comunicação entre as empresas e seus clientes.

Assim, o SMS Marketing se torna uma estratégia altamente eficaz para:

  • Comunicar ofertas e promoções;
  • Enviar cupons promocionais;
  • Promover lançamentos;
  • Divulgar eventos;
  • Compartilhar informações;
  • Realizar pesquisas e avaliações;
  • Entre outros.

Vantagens do SMS Marketing

A principal vantagem da ferramenta é o baixo custo. Isso porque, ela não necessita de internet para leitura, ou seja, o usuário receberá sua mensagem mesmo que esteja offline. E o melhor é que ele não pagará nada por isso. 

Confira outras vantagens do SMS marketing:

  • Proximidade com os clientes: você mantém contato direto e em tempo real com seus clientes e cria uma relação de proximidade com eles.
  • Escalabilidade e automatização: você pode escolher uma plataforma especializada para disparar suas mensagens e em grandes quantidades nos dias e horários que quiser.
  • Boa experiência ao usuário: as mensagens são simples, curtas, fáceis de ler e não requerem nenhum custo ao usuário.
  • Efetividade na comunicação: devido à alta taxa de abertura, as chances do seu cliente se interessar pela mensagem são altas. Assim você pode converter a ação em vendas ou engajamento para o seu negócio.
  • Personalização de mensagens: permite o uso de variáveis no texto como nome, CPF, localidade, data de nascimento, dados de compra, status de pedido, entre outras.

Como fazer marketing por SMS? 

Aderir ao SMS Marketing pode ajudar no crescimento da sua empresa. Porém, alguns fatores devem ser considerados, afinal, o abuso no envio de mensagens pode sobrecarregar seus clientes e ter efeito contrário.

Para evitar que isso aconteça, listamos algumas dicas para que o SMS Marketing do seu negócio seja um sucesso:

1. Conheça seu público-alvo

Antes de enviar qualquer mensagem, você deve conhecer o perfil do seu público. 

Informações importantes como gostos, hábitos de consumo, disponibilidade de horários, principal forma de comunicação, entre outras, podem ajudar a criar mensagens mais relevantes e personalizadas.

2. Escolha uma boa plataforma 

Você pode automatizar a função de disparar mensagens e escolher uma das plataformas disponíveis no mercado que melhor atenda às demandas da sua empresa.

Existem pacotes para envios de SMS Marketing a partir de R$15.

3. Obtenha autorização do usuário (opt-in)

A autorização para receber as mensagens é essencial. Afinal, ninguém gosta de receber conteúdo não solicitado ou ficar sobrecarregado de mensagens. 

Assim, ao garantir a opção de escolha do seu cliente, ele sente-se valorizado e tem uma experiência positiva com a sua empresa.

4. Envie apenas em horário comercial

Os horários de disparos das mensagens devem seguir a rotina dos usuários. Portanto, tenha certeza de que eles vão recebê-las quando estiverem disponíveis para abri-las.

copy com chat gpt , herocreator

Realizar uma pesquisa via formulário para saber os melhores horários acessíveis dos seus clientes pode ser uma ótima alternativa.

5. Atente-se ao tamanho da mensagem 

O objetivo do SMS é enviar mensagens curtas, por isso, o ideal é que cada uma delas contenha no máximo 140 caracteres. Mais do que isso pode deixar o texto cansativo e o usuário perder o interesse antes mesmo de terminar a leitura.

6. Desperte a curiosidade do usuário

Você só conseguirá conversões para sua empresa se o usuário ler a mensagem até o fim. Para isso,  conquiste a atenção dele já no início no texto. 

Aposte em palavras impactantes e seja direto, sem muito rodeio quanto à proposta. Não se esqueça que a mensagem tem um limite de caracteres.

7. Observe a ortografia

Mensagens com erros gramaticais ou de difícil compreensão não passam credibilidade, por isso, mantenha sempre uma escrita correta, coerente e objetiva. 

Caso contrário, o SMS Marketing não funcionará e ainda poderá prejudicar a imagem da sua empresa.

8. Identifique sua empresa na mensagem

Ao receber uma mensagem de uma empresa conhecida e confiável, o usuário fica mais propenso a ler, clicar nos links e acreditar nela. Além disso, as chances dela ser confundida com um spam ou phishing se tornam menores.

9. Ofereça opção de cancelar as mensagens (opt-out)

É importante que o usuário tenha sua privacidade respeitada e não seja incomodado com mensagens indesejadas. 

Outro ponto relevante é que em muitas situações o opt-out é obrigatório no país. Então é melhor não arriscar. Sem contar que a opção ajuda a manter o mailing de clientes da sua empresa sempre atualizado.

10. Mantenha uma frequência de envios

É por meio das mensagens que a sua empresa se tornará visível e presente na vida do cliente. Portanto, não fique por um longo período de tempo sem enviá-las. 

9 exemplos de SMS para clientes

1. Anúncio de um evento online

Olá, [NOME]. Aprenda como [ASSUNTO DO EVENTO], com o [EXPERT]. Será dia [DATA, HORA]. Inscreva-se em [URL.ENCURTADA]

2. Venda de infoproduto

Já estão abertas as vagas para [NOME DO CURSO]. Não fique de fora dessa oportunidade irresistível. Saiba mais em [URL.ENCURTADA]

3. Boas-vindas

[NOME], obrigado por se cadastrar em nosso evento. Em breve, vc saberá tudo sobre [ASSUNTO]!

4. Promoção de Lançamento

[NOME], vc tem [X HORAS] para concluir sua compra com R$[DESCONTO] de desconto. Use o cupom [CUPOM] e aproveite essa chance única. [URL.ENCURTADA]

5. Promoção relâmpago

Na Black Friday do [NOME DO EXPERT] você consegue o curso [NOME DO CURSO] de graça. Entenda mais em [URL.ENCURTADA]

6. Conteúdo útil

[NOME], vc sabe qual a importância do [ASSUNTO]? Descubra em nosso artigo [URL.ENCURTADA]

7. Lembrete

[NOME], faltam [X HORAS] para nosso evento online [NOME DO EVENTO] começar. Esperamos ver você lá!

8. Pesquisas

[NOME], o que vc está achando do curso [NOME DO CURSO]? Responda a pesquisa e ajude-nos a melhorar [URL.ENCURTADA]

9. Quebra de objeções

A aluna [NOME DA ALUNA] conseguiu [FEITO QUE O CURSO PROMOVE]. Veja esse e outros depoimentos reais aqui [URL.ENCURTADA]

Está com dúvidas sobre o [NOME DO CURSO]? Converse com nosso suporte [URL.ENCURTADA]

Vale dizer que, assim como o SMS Marketing, o e-mail marketing é uma outra estratégia capaz de alcançar seus clientes de forma prática e rápida. Portanto, ele também deve fazer parte da rotina do seu negócio. 

Nesse sentido, cadastre-se hoje mesmo na HeroSpark para enviar e-mails ilimitados e, assim, conquistar futuros clientes e aumentar as vendas da sua empresa.

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *