Teleprompter para celular: o que é, como funciona + 6 apps para usar!

Teleprompter para celular: o que é, como funciona + 6 apps para usar!
Ebook grátis 77 headlines para email marketing

O teleprompter para celular é uma ferramenta incrivelmente útil, que pode ajudá-lo a poupar um tempo precioso e obter resultados mais profissionais nos seus vídeos

Afinal, essa ferramenta ajuda diversos criadores de conteúdo a gravar seus vídeos sem precisar decorar o roteiro. Para isso, ela roda o script do vídeo de uma forma específica, garantindo que não pareça que a pessoa está lendo o texto. 

Por isso, neste post, vamos explicar o que é o teleprompter para celular, como ele funciona, seus benefícios e principais aplicativos que você pode usar para melhorar seus vídeos. 

Confira!

O que é teleprompter?

O teleprompter é um monitor que exibe o texto de um roteiro para os apresentadores de um vídeo realizarem a sua leitura. 

Geralmente, ele fica acoplado ao lado da câmera de gravação, permitindo que o apresentador possa ler o conteúdo sem desviar o olhar da câmera, o que é fundamental para manter o contato com o público e se conectar com a audiência. 

Dessa forma, o apresentador não precisa mais depender unicamente da sua memória para lembrar do texto. Ele sempre pode contar com o teleprompter para conferir o script.

Ou seja, o teleprompter se torna uma ferramenta extremamente útil, que ajuda a manter a fluidez do vídeo e garantir que o conteúdo seja entregue de maneira precisa e consistente.

Vale dizer que, apesar de parecer uma ferramenta tecnológica, o teleprompter já existe há bastante tempo, sendo muito utilizado nos programas de televisão. 

No entanto, nos últimos anos, ele foi desenvolvido também para uso em celulares, onde produtores de conteúdo conseguem gravar vídeos para o YouTube e outros canais, falando o que o público precisa saber sem perder o contato visual com a câmera. 

Como funciona o teleprompter para celular?

O teleprompter para celular é muito semelhante àquele usado na televisão. A única diferença é em relação ao tamanho, uma vez que o celular tem uma tela menor que os monitores tradicionais de teleprompter.

Mas o tamanho da tela não afeta a qualidade da ferramenta, que pode ser usada com sucesso para fazer vídeos para a internet!

Assim, para usar essa ferramenta no celular, basta baixar um aplicativo desenvolvido especialmente para rolar o script automaticamente enquanto o criador de conteúdo o lê.

Além disso, pelo aplicativo é possível controlar o roteiro e a velocidade em que o script é lido e também alterar o estilo do texto, como cor, fonte, tamanho, etc.

Dessa forma, você consegue criar um conteúdo em vídeo mais profissional, sem precisar decorar um script, e mantendo um bom ritmo durante a leitura!

Quais são as vantagens de usar um teleprompter para celular?

Não precisar decorar um roteiro e ainda assim criar um conteúdo de qualidade é certamente uma das principais vantagens de se usar o teleprompter!

Principalmente porque hoje em dia é possível usar esse recurso no seu celular, sem ser necessário investir em equipamentos que encarecem a sua produção.

Mas essas não são as únicas vantagens que o teleprompter para celular tem! Com ele também é possível:

  • Melhorar a sua produtividade e economizar tempo na hora de gravar os conteúdos;
  • Manter uma boa fluidez no vídeo e fazer com que o conteúdo seja entregue de maneira precisa e consistente;
  • Facilitar a edição do vídeo, já que você erra menos ao falar o conteúdo;
  • Poder ser usado em gravações ao vivo para você não esquecer de falar nada.

Portanto, usar um teleprompter para celular oferece muitas vantagens para quem precisa de uma solução de gravação profissional. 

6 Aplicativos de teleprompter para celular

Agora que você já conhece como esse recurso funciona e as vantagens de usar o teleprompter, chegou o momento de conhecer os principais aplicativos para você usar na sua próxima gravação!

Hoje em dia, existem diversos aplicativos disponíveis para iOS, Android e Windows para usar e melhorar a qualidade dos seus vídeos.

copy com chat gpt , herocreator

A seguir, listamos algumas opções interessantes de teleprompter para celular para você conhecer e testar na sua produção! Veja só!

1. Elegant Teleprompter

O primeiro aplicativo de teleprompter para celular que queremos te indicar é o Elegant Teleprompter. A partir dele, você consegue acessar diversos recursos interessantes ainda na versão gratuita, como:

  • Definir tamanho das frases do roteiro;
  • Controlar a velocidade do rolamento do texto;
  • Estabelecer a melhor orientação do roteiro.

Além disso, ele também permite que você realize configurações mesmo se estiver longe do aparelho, facilitando na hora de fazer as gravações. 

Vale dizer também que ele permite que você grave vídeos com a câmera do celular enquanto o roteiro aparece na tela. Muito bom, não é?

No entanto, é preciso considerar que o app pode ter alguns anúncios.

2. Nano Teleprompter

Outra opção interessante de aplicativo é o Nano Teleprompter. Ele é muito parecido com o aplicativo anterior, mas ainda consegue oferecer:

  • Importação de roteiros;
  • Controles simples de gestos;
  • Textos com cores personalizadas.

Além disso, se você costuma usar o Google Drive para guardar arquivos de vídeo, vai gostar de saber que o Nano Teleprompter permite que você importe e sincronize todos os arquivos no Drive!

Portanto, vale a pena testar esse aplicativo para ver se ele contribui para a sua produção. 

3. Teleprompter BIGVU

Já o Teleprompter BIGVU é um aplicativo interessante, que permite que você adicione todo o seu roteiro e o faça rolar enquanto você se grava.

Um recurso bem interessante que este aplicativo tem é o de permitir que você grave o vídeo com a câmera do celular enquanto o teleprompter fica sobreposto. Assim, você consegue gravar e ler o texto no mesmo dispositivo!

Além disso, o Teleprompter BIGVU também permite que você faça cortes no seu vídeo e adicione uma marca d’água com o logotipo do seu negócio!

4. OnCue Prompter

O OnCue Prompter é um aplicativo de teleprompter para celular interessante para quem usa dispositivos iOS. A partir dele, você consegue alterar o estilo e tamanho da fonte do roteiro, a velocidade do texto e o espelhamento.

Além disso tudo, o OnCue Prompter ainda possui um recurso interessante chamado iCade, onde é possível comandar o rolamento do texto enquanto você grava!

5. Oratory

Se você faz vídeos mais profissionais ou tem o costume de realizar transmissões ao vivo, o Oratory pode ser uma boa opção de teleprompter para você!

A partir dele, você consegue acessar diversos recursos profissionais que permitem ativar o teleprompter em qualquer aplicativo, como o Twitch ou a câmera do seu celular. 

Além disso, assim como as outras opções, o Oratory também possui controle de velocidade e estilo de texto.

6. SpeechWay

Por fim, o SpeechWay também é um ótimo aplicativo para quem deseja rodar o teleprompter para celular de forma simples! Com ele, você não precisa fazer cadastro para usar. Basta abrir o aplicativo e rodar seu script!

Além disso, você consegue ter um bom posicionamento de texto na tela e ainda por cima pode controlar a velocidade do texto conforme ele vai subindo.

Também é possível adicionar estilo ao seu texto, como uma cor ou fonte diferenciada. Mas, para isso, é necessário utilizar a versão paga.

Por fim, aqui é importante considerar que o SpeechWay só está disponível para quem tem dispositivo Android.

Com isso, chegamos ao fim da nossa lista de aplicativos para você poder usar o teleprompter para celular. Mas você não precisa parar por aqui!

Aproveite para baixar gratuitamente o nosso Kit com Ebook + Master Class e aprenda como montar um estúdio de gravação com o seu orçamento!

Banner_blog_herospark
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *