O que é CBO marketing digital? Guia completo para suas campanhas!

O que é CBO marketing digital? Guia completo para gerenciar suas campanhas!
Já faturou acima de 50 mil reais no digital?

Garantir bons resultados nas campanhas Ads não é tão simples quanto parece, afinal, é necessário aplicar e seguir muitas estratégias importantes. No entanto, saber o que é CBO no marketing digital pode facilitar todo esse processo.

Não sabe o que é? Não se preocupe, pois preparamos um guia completo para explicar todas as funcionalidades dessa ferramenta e porque muitas empresas têm adotado ela em suas campanhas.

Em resumo, a CBO facilita e torna mais prático o processo de criação e gestão de campanhas de marketing, poupando tempo e recursos. Quer saber como você pode aplicar essa ferramenta no marketing digital do seu negócio? Então, continue a leitura!

Inscreva-se gratuitamente na Oficina Acelerador Digital para desenvolver o seu projeto em menos de 7 dias e lucrar muito no mercado digital!

O que é CBO no marketing digital?

A CBO, ou Campaign Budget Optimization (em português Otimização de Orçamento de Campanha), é uma funcionalidade do Facebook Ads (Meta Business Suite) que permite otimizar o orçamento de campanhas.

De forma simplificada, para você entender o que é CBO marketing digital, o anunciante consegue definir um orçamento geral para campanhas e, em seguida, o Facebook distribui esse valor entre os diferentes conjuntos de anúncios dentro da própria campanha.

Esse processo é realizado com mais eficiência e otimização, sem a necessidade de ajustes manuais que poderiam levar mais tempo para serem realizados.

Qual é a diferença entre ABO e CBO no Facebook Ads? 

Se a sua dúvida vai além de “o que é CBO marketing digital”, e você deseja saber a diferença entre ABO e CBO, saiba que a principal delas está na distribuição do orçamento de campanha.

Ou seja, enquanto a ABO (Ad Set Budget Optimization ou Otimização do Orçamento do Conjunto de Anúncios) é uma opção manual, a CBO é uma opção automatizada pelo Facebook Ads, atual Meta Business Suite. 

Na ABO, o anunciante precisa definir manualmente quanto será destinado para cada conjunto de anúncios dentro da campanha. Já na CBO, a distribuição é realizada de forma automatizada, levando em consideração o público-alvo, horários de maior engajamento, custo por conversão, entre outros fatores.

Mas, atenção: mesmo que a CBO pareça ser a opção mais adequada na maioria das situações, a ABO pode ser eficaz em cenários peculiares, já que possibilita ao anunciante maior gerenciamento de como o valor investido será utilizado.

No entanto, ter mais controle não significa que você terá melhores resultados. Portanto, é necessário avaliar bem quais são os objetivos da sua campanha para escolher a melhor opção para a sua empresa.

Quando usar a CBO?

Mesmo que você saiba o que é CBO marketing digital, é importante entender também quando você deve utilizá-la na sua empresa. Afinal, como citado anteriormente, nem sempre ela será a estratégia de marketing mais adequada para os negócios.

Assim, antes de aplicar a CBO em suas campanhas, é importante levar em consideração:

  • Orçamento da campanha: a CBO é recomendada para campanhas com orçamentos maiores, já que fica mais difícil gerenciar a distribuição individual de grandes quantidades de orçamentos manualmente.
  • Objetivo da campanha: essa ferramenta é mais eficaz em campanhas com objetivos de conversão, pois permite a distribuição do orçamento com base no desempenho dos anúncios.
  • Conjuntos de anúncios: a CBO é mais indicada para campanhas com diferentes conjuntos de anúncios, pois o Facebook distribui automaticamente o orçamento para os conjuntos que estão obtendo melhor desempenho.

Vale dizer que, ao optar pela CBO, você terá menos controle dos orçamentos, portanto, é importante que esteja disposto a abrir mão disso durante o processo.

Quais são as vantagens de utilizar a Otimização de Orçamento de Campanha? 

Agora que você já sabe se a CBO é a mais indicada para sua empresa, confira quais são as vantagens dela. 

Automatização

Com a CBO Ads, você terá a distribuição automatizada do orçamento da sua campanha entre os conjuntos de anúncios. Dessa forma, o Facebook realiza ajustes em tempo real para maximizar o desempenho da campanha.

copy com chat gpt , herocreator

Otimização

O algoritmo da CBO Ads utiliza o Aprendizado de Máquina (ou Machine Learning) para otimizar a distribuição do orçamento da campanha entre os diferentes conjuntos de anúncios, levando em consideração as métricas de desempenho.

Economia de tempo

Com a automação do processo, você economiza tempo no trabalho de desenvolvimento de marketing, sem a necessidade de ajustes manuais.

Melhores resultados

A CBO pode aumentar o retorno sobre o investimento (ROI) e reduzir o Custo por Aquisição (CPA).

Facilidade de uso

A CBO é fácil de configurar e usar, além de oferecer suporte e recursos para ajudar a entender o que é CBO marketing digital e como é o seu funcionamento.

Como saber se a CBO funciona?

Ainda tem dúvidas sobre o que é CBO no marketing digital e quando aplicá-la em suas campanhas? Com estas dicas, você poderá analisar se essa é a melhor estratégia para o seu negócio. Confira!

  1. Realize pequenos testes e validações: antes de aplicar a CBO em larga escala, é recomendável realizar pequenos testes para entender como ela funciona e como afeta o desempenho da sua campanha.
  1. Observe os públicos distintos: é importante ter cuidado ao misturar públicos de remarketing, que geralmente são menores, com públicos de novos usuários, que costumam ser maiores.
  1. Monitore os resultados: é fundamental acompanhar os resultados da campanha antes e depois da ativação da CBO e compará-los para entender se houve melhora ou piora no desempenho.
  1. Crie um teste A/B: caso queira ter mais segurança no uso da CBO, crie um teste A/B para comparar o desempenho de uma campanha com CBO e outra sem. Assim, é possível entender se essa estratégia está gerando resultados positivos ou negativos para a campanha.

O que é necessário para fazer uma campanha em CBO no Facebook?

Para utilizar a Otimização do Orçamento da Campanha no Meta Business Suite, antigo Facebook Ads, a plataforma exige que a campanha atenda a alguns requisitos de qualificação, sendo eles:

  • Utilização do mesmo tipo de orçamento para todos os conjuntos de anúncios, seja ele diário ou total;
  • Adoção da mesma estratégia de lance para todos os conjuntos de anúncios, que pode ser menor custo, menor custo com limite de lance ou limite de custo;
  • Escolha do mesmo evento de otimização da veiculação para todos os conjuntos de anúncios, caso a estratégia de lance seja a de menor custo;
  • Seleção do mesmo tipo de veiculação padrão para todos os conjuntos de anúncios.

Como fazer uma campanha em CBO no Facebook?

Antes de tudo, é importante ressaltar que a CBO pode ser ativada tanto em campanhas já existentes no Facebook quanto na criação de novas campanhas

Assim, seguir o passo a passo abaixo pode ser muito útil nas duas opções:

  1. Ative o botão de alternância da otimização do orçamento da campanha, disponível no momento da criação da campanha.
  1. Escolha se deseja que o orçamento da campanha seja um orçamento diário ou um orçamento total, de acordo com as necessidades do seu negócio.
  1. Defina um orçamento para a campanha, levando em consideração seus objetivos de marketing e as expectativas de desempenho da campanha.
  1. Escolha uma estratégia de lance para a campanha, que pode ser baseada em conversões, alcance, visualizações de vídeos, entre outras.
  1. Se optar por usar um orçamento total, você poderá programar os anúncios para serem veiculados em horários específicos. Para isso, defina uma programação específica em cada conjunto de anúncios.

Saiba que é necessário um limite mínimo de duas horas para ativar e desativar a otimização do orçamento da campanha. 

Caso precise desativar a otimização do orçamento da campanha e tenha ativado essa opção há menos de duas horas, você poderá optar por pausar a campanha e criar outra com orçamentos de conjunto de anúncios.

Como conseguir bons resultados com a CBO? 

Para melhorar a performance da CBO e o entendimento sobre o que é CBO marketing digital, algumas boas práticas são recomendadas pelo próprio Facebook. Confira quais são elas:

Evite públicos com tamanhos diferentes

A CBO pode usar o tamanho do público como critério de distribuição de verba. Assim, o público com maior tamanho sempre ganhará mais.

Faça configurações das campanhas

Ao configurar uma nova campanha, adicione os grupos de anúncios imediatamente para começar a veiculação na prática em cerca de 2 horas. Também é recomendado que a aplicação seja em massa para otimizar o tempo e obter resultados mais rápidos.

Modere os limites de gastos

Tenha cuidado ao limitar os gastos de um conjunto de anúncios, pois isso pode dificultar a otimização da verba definida.

Evite pausar grupos de anúncios

Pausar grupos de anúncios manualmente pode afetar a distribuição de verba entre os grupos ativos e aumentar o CPA dos outros grupos.

Analise a campanha como um todo

É importante considerar tanto os resultados quanto o custo médio por evento de otimização. A análise individual pode ser útil, mas pode levar a conclusões equivocadas sobre a otimização da verba.

Agora que você sabe tudo sobre o que é CBO marketing digital, não deixe de acessar o Guia Completo do Facebook Ads da HeroSpark para criar campanhas que realmente convertem! Baixe agora gratuitamente!

Banner_blog_herospark
1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *