Como aparecer no Explorar do Instagram: 7 dicas que funcionam!

Tela do Instagram na aba Explorar. Com aparecer no explorar do instagram

Você já se perguntou como aparecer no Explorar do Instagram? Esse recurso é uma verdadeira vitrine para marcas que buscam se destacar em uma das mais importantes ferramentas para o marketing digital. 

Mas para alcançar seu público-alvo e ter a oportunidade de encantar uma nova audiência que pode impulsionar grandes resultados para sua marca, é necessário conhecer as dicas capazes de posicionar seus conteúdos nas redes.

Por isso, reunimos neste artigo algumas dicas para criar conteúdos e garantir como aparecer no Explorar do Instagram. 

Não quer perder nenhuma dica? Então continue a leitura. 

O que é o Explorar do Instagram? 

A seção “Explorar” do Instagram é destinada a impulsionar a descoberta de novos conteúdos. No entanto, a escolha do que aparece para cada usuário está relacionada às curtidas dadas em outros conteúdos.

Isso significa que o padrão de consumo de conteúdos na rede social vai ajustando o algoritmo do Instagram para entregar as postagens que têm mais a ver com o que cada pessoa segue e engaja.   

Entre as categorias segmentadas dentro do Explorar do Instagram, podemos destacar:

  • IGTV;
  • Shop;
  • Humor;
  • Música, etc.

Essa vitrine de prioridades de conteúdo pode ser alterada ou refinada de acordo com as novas buscas por conteúdos e perfis seguidos.

Uma das principais vantagens de saber como aparecer no Explorar do Instagram é que esse recurso impulsiona conteúdos de maneira orgânica, ou seja, não é necessário investir em tráfego pago para aparecer na aba.

O que define o Explorar do Instagram? 

Além dos detalhes que já comentamos no tópico anterior, a definição de conteúdo disponibilizado no Explorar do Instagram pode ser melhor entendido a partir de três critérios, que são:

  • Postagens oriundas de interação prévia;
  • Conteúdos virais;
  • Postagens que seguem uma linha editorial semelhante à de outros criadores seguidos. 

Como já explicamos, aparecer nessa aba depende da calibragem dos algoritmos do Instagram de acordo com as escolhas dos usuários, ou seja, ele funciona como uma segmentação de público.

Além disso, os conteúdos salvos também influenciam o que vai aparecer na guia, refinando ainda mais o que cada pessoa vai receber como sugestão de interação.

Agora que você já conhece a importância deste recurso, veja como é possível se destacar e aparecer para o seu público-alvo com um maior alcance. Confira agora como aparecer no Explorar do Instagram.

7 Dicas de como aparecer no Explorar do Instagram

Não há dúvidas do impacto das redes sociais, especialmente do Instagram, para impulsionar o posicionamento de autoridade digital de uma marca, bem como as suas vendas.

Mas cada rede social tem suas especificidades. Por isso destacamos algumas dicas que podem lhe auxiliar a como aparecer no Explorar do Instagram. 

1. Estude o tipo de conteúdo que o seu público-alvo consome

Todo planejamento de conteúdo eficaz começa pelo estudo do público-alvo. Apenas assim é possível conhecer seus hábitos de consumo e traçar uma estratégia para criar o que seja mais atrativo para converter os usuários em leads.

Para otimizar as pesquisas e ser mais assertivo na produção dos conteúdos, é importante utilizar ferramentas como Google Analytics e ferramentas de estudo de palavras-chave. 

Dessa forma, você pode descobrir a tendência de postagens que seus clientes em potencial estão engajando.  

Imagem de oferta Mentoria Impulso Digital.

2. Use as palavras-chave a seu favor

A partir do momento em que você descobre o padrão de consumo de conteúdo do seu público, é importante otimizar suas postagens para ajudar o algoritmo a entregá-las de forma assertiva.

Uma das maneiras de fazer isso e garantir mais chances de como aparecer no Explorar do Instagram é utilizando as palavras-chave a seu favor. 

No Instagram, uma maneira de tornar as postagens mais escaneaveis é utilizando as hashtags. Dessa forma, mesmo usuários que não sigam a conta da sua empresa vão ter acesso ao conteúdo, caso ele siga a linha de interesse. 

Outra dica para a utilização desse recurso é pesquisando as hashtags mais acessadas e identificando uma trend. Assim, você pode usá-las em suas publicações. 

3. Aposte em conteúdos de vídeo 

Você já deve ter ouvido falar que o formato de conteúdo de maior sucesso atualmente no Instagram são os vídeos, especialmente os vídeos curtos que se enquadram como Reels.

Considerados dinâmicos, os vídeos possuem elevada taxa de engajamento e costumam aparecer como destaque na guia “Explorar”. Por isso são um dos melhores formatos para quem deseja aumentar o alcance do público. 

4. Utilize estratégias de copywriting 

Outra dica fundamental para quem deseja saber como aparecer no Explorar do Instagram é criar postagens bem elaboradas utilizando as técnicas de copywriting, isto é, de escrita persuasiva.

O uso de copywriting é muito eficiente, já que incorpora recursos como:

Portanto, otimizar legendas e descrições de vídeos com esses recursos aprimoram as campanhas e as tornam mais atrativas, incluindo o aumento do valor agregado. 

5. Descubra os melhores horários para publicar

Conhecer os hábitos do seu público-alvo também permite que você descubra qual o horário mais propício para lançar suas publicações e aumentar a possibilidade de como aparecer no Explorar do Instagram.

Não há uma receita de horário padrão para todas as publicações, pois tudo depende de quando sua audiência costuma acessar mais as redes. 

Sendo assim, vale a pena testar os horários e descobrir quando as postagens recebem mais interações. 

6. Impulsione com tráfego pago

A aba “Explorar” é um recurso muito interessante porque possibilita o acesso a diferentes conteúdos de maneira orgânica.

Mas se você quiser ser ainda mais específico no enquadramento do público e aumentar suas chances de como aparecer no Explorar do Instagram, vale a pena investir no Instagram Ads e impulsionar suas principais publicações. 

7. Tenha um perfil comercial

Uma dica muito importante e que provavelmente vai ser o seu primeiro passo rumo à viralização dos seus conteúdos é utilizar uma conta comercial no Instagram.

Além de facilitar a como aparecer no Explorar do Instagram, a escolha desse tipo de conta também influencia na utilização de algumas funcionalidades, como:

  • Criação de anúncios;
  • Relatórios de insights;
  • Recursos de vendas.

Por isso, se quiser ter uma oportunidade de como aparecer no Explorar do Instagram, comece criando uma conta profissional.

E para garantir mais dicas para tornar suas redes sociais parte da sua máquina de vendas, confira um material exclusivo que a HeroSpark preparou para você.

Baixe agora gratuitamente o e-book “Como criar suas Redes Sociais” e garanta todas as ferramentas que você precisa para encantar sua audiência e impulsionar suas vendas.

Banner escola de psicanálise
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.